quarta-feira, 19 de maio de 2010

Dinâmica Social

Prezado Sriman Nityananda Prabhuji, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

Sobre a tolerância o advogado americano Wendell Willke disse:

"Nenhum homem tem o direito, na America, de tratar outro homem tolerantemente, porque tolerância pressupõe superioridade."

Ou seja, falando de tolerância religiosa, se um religioso "tolera" outro, significa que julga-se superior a este. Respeita que o outro siga uma religião diferente, mas não aceita-a verdadeiramente e simplesmente "tolera". Isto é tolerância religiosa (caso contrário andavam todos aos tiros, o que acontece muitas vezes).

E não aceita-a, não por fanatismo pessoal, ou porque não compreende que Deus pode aparecer em diferentes situações e a diferentes pessoas para propagar a mesma mensagem, mas porque o dogma e a teologia da sua religião assim o determinam. Por exemplo, é um dogma canônico que somente através da Igreja Católica pode-se alcançar a salvação. E um dogma canônico não pode ser negado ou revogado nem pelo Papa ou uma decisão conciliar.

Em algum momento estes temas podem ser considerados colaterias a essência da religião, mas inevitavelmente serão levantados por pessoas sedentas e em busca da verdade.

No entanto, os Vaisnavas vão muito mais além da tolerância religiosa. Eles sabem "legitimamente" que todas as vertentes religiosas conduzem-nos a Deus, e não ficam num diálogo inter-religioso e ecumênico "de fachada".

Dinâmica Social

A sociedade é como um organismo vivo em constante mutação, e muitas vezes (quase sempre) é bastante difícil fazer uma análise da dinâmica social.

Como referem Lima et alii (1990, Introdução à Antropologia Cultural . Lisboa: Presença.), "qualquer cultura apresenta sempre estes dois aspectos essenciais: o aspecto estático, que representa a tradição, sorte de conformismo a um passado considerado modelo, e o aspecto dinâmico, que é o impulso criador de qualquer sociedade que transvasa sempre a herança recebida de antanho". Os aspectos estático e dinâmico estão ambos presentes em qualquer sociedade e constituem condições essenciais da sua própria existência. Os primeiros contribuem para a ordem e o equilíbrio sociais, os segundos impelem o progresso e a mudanças sociais."

A nossa esperança sincera é que num futuro muito próximo, eminentes sociólogos estejam a estudar detidamente o profundo impacto do Movimento de Sankirtana nas sociedades ocidentais (visto que a Sociologia lida exatamente com estes tipos de estudos comparativos macro sociológicos).

Nós somos os revolucionários do Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e o nosso objectivo é impelir o progresso espiritual e a mudança da sociedade através do cantar de Hare Krsna e dos livros de Srila Prabhupada.

A seguir um estudo sociológico interessante sobre a Laicidade do Estado e a Secularização da Sociedade feito na UFRJ:

"Para certos sociólogos, o processo de secularização é mais abrangente do que a laicização do Estado – o processo de secularização da Sociedade abrangeria o da laicização do Estado. Para outros, todavia, há uma relativa independência entre esses processos, de modo que a laicização do Estado pode ir mais longe do que a secularização da sociedade, ou o contrário. Esta página optou pela distinção entre esses dois processos.

Há países que mantêm estreita relação com uma sociedade religiosa, havendo mesmo religião de Estado, mas que a sociedade é bastante secularizada, como a Grã-Bretanha e a Dinamarca. Outros, por sua vez, têm Estado laico numa sociedade com instituições permeadas pelo sagrado, como os Estados Unidos e a Índia.

Outros, ainda, ocupam posições intermediárias e transitivas. Na Argélia e na Turquia, o Estado laico sofre fortes pressões para fundir-se com o Islamismo dominante na sociedade e assumir as prescrições corânicas para o corpo político. No Brasil e na Itália, a secularização da sociedade avança enquanto a laicidade do Estado está freada. O quadro abaixo dá uma idéia esquemática das principais posições entre a laicidade do Estado e a secularização da sociedade."



Teu servo na missão de Sri Sri Guru e Gauranga

Prahladesh Dasa

Sriman Nityananda Prabhu escreveu:

Muito obrigado Prahladesh prabhu, por dedicares o teu tempo a estes foruns que estriam incompletos sem a tua participação. Lí a primeira parte do artigo do senhor Moisés(?) e fico com a impressão que ele, ou então os religiosos que menciona, não entende que Deus pode aparecer em diferentes situações e a diferentes pessoas para propagar a mesma mensagem. Realmente Maya é muito forte e impele as pessoas a debater temas colaterais à essência da religião.

Nityananda das

Sriman Nandotsava Prabhu, muito obrigado.

Hare Krsna !!!

Todas as glórias a Srila Prabhupada.

Temos muito carinho e consideração por todas as linhas religiosas, mas existem diferenças Teológicas intransponíveis que são reconhecidas por todos os líderes.

Não me pareça que os líderes religiosos cristãos vejam com bons olhos o conceito de Karma, Metempsicose (Reencarnação), não matança de animais, relação extra conjugal com Deus (Parakiya Rasa), etc, etc, etc................

O diálogo inter-religioso só vai até um certo ponto, que é a preocupação de todos em buscar a paz e o bem-estar no mundo. Mas além disto não é possível, e é infrutífero.

Moises Espirito Santo (Professor Catedrático de Sociologia das Religiões) explica que não há "diálogo inter-religioso". O que há são "encontros inter-religiosos". Porque cada Religião, em especial as Religiões Abrahamicas (Judaísmo, Cristianismo. Islamismo), têm um plano de salvação exclusivo de cada uma. 

Por exemplo, a Igreja Católica a partir do Concílio Vaticano II iniciou o Ecumenismo ou os encontros inter-religiosos. Mas a Igreja Católica é bem clara. As outras Religiões são boas porque, através do Espírito Santo que atua nelas, faz com que seus praticantes no final aceitem o Cristo como o único Salvador. A Igreja Católica não aceita que alguém possa alcançar a Salvação ou ir para o Mundo Espiritual por seguir uma religião diferente da Católica.

Os encontros inter-religiosos são somente para tratar de temas como a paz mundial, ecologia, direitos humanos, etc. 

Mas a salvação, esta, só através de aceitar Jesus Cristo e a Igreja. Este é o exemplo da Igreja Católica. Mas todas as outras Religiões Abrahamics participam de encontros inter-religiosos com a mesma visão. Estes encontros são vistos como uma forma indirecta de "evangelização". 

Peço que pacientemente leia um artigo onde é citado Moises Espirito Santo (Professor Catedrático de Sociologia das Religiões) em:

http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=c058b3ed935f6561

Onde é explicada a impossibilidade de tal diálogo a nível Teológico.

====================

Para nós, seguidores de Srila Prabhupada, é muito seguro afirmar que não importa qual o caminho alguém escolha seguir, seja Cristão, Muçulmano, Judeu, Budista, Hinduísta, etc, todos, por seguirem bem seu caminho alcançam a Salvação.

Srila Prabhupada sempre ensinou e ensina assim. 

Mas esta posição liberal não é compartilhada pela maioria das Religiões que reinvindicam o caminho exclusivo da Salvação. 

Este foi um dos motivos que me fizeram aderir à Consciência de Krsna. Os devotos realmente respeitam as outras Religiões. Já as outras Religiões respeitam até um certo ponto, pois reinvindicam exclusividade. Ou em outras palavras: "Tua Religião é boa, mas a Salvação só alcanças através da minha Religião." 

Sim senhor. Tá bem, tá !!!

Teu servo e amigo
Prahladesh Dasa

Sriman Nandotsava Prabhu escreveu:

...Certamente que quanto á maturidade de visão de um devoto e de um cristão o devoto tem melhores condições para absorver a essência do Cristianismo do que no caso de um cristão compreender o devoto e ciência vaisnava.
No entanto não devemos ser obstáculos á legítima realização de um cristão cincero.
Estou convicto que cada um deve seguir seu processo até que todos se encontrem como devotos rendidos a Deus e aí todas as diferenças acabarem por se esfumar pela busca cincera do conhecimento e devoção por Deus(Krishna) .
Em ultima análise tudo está sobre o control de Krishna, por isso que cada um contribua com a parte que lhe toque.

Todas as glórias a Srila Prabhupada e aos devotos reunidos.

Vosso servo
Nandotsava Das