Prezado Sriman Nityananda Prabhuji, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Sobre a tolerância o advogado americano Wendell Willke disse:
"Nenhum homem tem o direito, na America, de tratar outro homem tolerantemente, porque tolerância pressupõe superioridade."
Ou seja, falando de tolerância religiosa, se um religioso "tolera" outro, significa que julga-se superior a este. Respeita que o outro siga uma religião diferente, mas não aceita-a verdadeiramente e simplesmente "tolera". Isto é tolerância religiosa (caso contrário andavam todos aos tiros, o que acontece muitas vezes).
E não aceita-a, não por fanatismo pessoal, ou porque não compreende que Deus pode aparecer em diferentes situações e a diferentes pessoas para propagar a mesma mensagem, mas porque o dogma e a teologia da sua religião assim o determinam. Por exemplo, é um dogma canônico que somente através da Igreja Católica pode-se alcançar a salvação. E um dogma canônico não pode ser negado ou revogado nem pelo Papa ou uma decisão conciliar.
Em algum momento estes temas podem ser considerados colaterias a essência da religião, mas inevitavelmente serão levantados por pessoas sedentas e em busca da verdade.
No entanto, os Vaisnavas vão muito mais além da tolerância religiosa. Eles sabem "legitimamente" que todas as vertentes religiosas conduzem-nos a Deus, e não ficam num diálogo inter-religioso e ecumênico "de fachada".
Dinâmica Social
A sociedade é como um organismo vivo em constante mutação, e muitas vezes (quase sempre) é bastante difícil fazer uma análise da dinâmica social.
Como referem Lima et alii (1990, Introdução à Antropologia Cultural . Lisboa: Presença.), "qualquer cultura apresenta sempre estes dois aspectos essenciais: o aspecto estático, que representa a tradição, sorte de conformismo a um passado considerado modelo, e o aspecto dinâmico, que é o impulso criador de qualquer sociedade que transvasa sempre a herança recebida de antanho". Os aspectos estático e dinâmico estão ambos presentes em qualquer sociedade e constituem condições essenciais da sua própria existência. Os primeiros contribuem para a ordem e o equilíbrio sociais, os segundos impelem o progresso e a mudanças sociais."
A nossa esperança sincera é que num futuro muito próximo, eminentes sociólogos estejam a estudar detidamente o profundo impacto do Movimento de Sankirtana nas sociedades ocidentais (visto que a Sociologia lida exatamente com estes tipos de estudos comparativos macro sociológicos).
Nós somos os revolucionários do Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e o nosso objectivo é impelir o progresso espiritual e a mudança da sociedade através do cantar de Hare Krsna e dos livros de Srila Prabhupada.
A seguir um estudo sociológico interessante sobre a Laicidade do Estado e a Secularização da Sociedade feito na UFRJ:
"Para certos sociólogos, o processo de secularização é mais abrangente do que a laicização do Estado – o processo de secularização da Sociedade abrangeria o da laicização do Estado. Para outros, todavia, há uma relativa independência entre esses processos, de modo que a laicização do Estado pode ir mais longe do que a secularização da sociedade, ou o contrário. Esta página optou pela distinção entre esses dois processos.
Há países que mantêm estreita relação com uma sociedade religiosa, havendo mesmo religião de Estado, mas que a sociedade é bastante secularizada, como a Grã-Bretanha e a Dinamarca. Outros, por sua vez, têm Estado laico numa sociedade com instituições permeadas pelo sagrado, como os Estados Unidos e a Índia.
Outros, ainda, ocupam posições intermediárias e transitivas. Na Argélia e na Turquia, o Estado laico sofre fortes pressões para fundir-se com o Islamismo dominante na sociedade e assumir as prescrições corânicas para o corpo político. No Brasil e na Itália, a secularização da sociedade avança enquanto a laicidade do Estado está freada. O quadro abaixo dá uma idéia esquemática das principais posições entre a laicidade do Estado e a secularização da sociedade."
Teu servo na missão de Sri Sri Guru e Gauranga
Prahladesh Dasa
Sriman Nityananda Prabhu escreveu:
Muito obrigado Prahladesh prabhu, por dedicares o teu tempo a estes foruns que estriam incompletos sem a tua participação. Lí a primeira parte do artigo do senhor Moisés(?) e fico com a impressão que ele, ou então os religiosos que menciona, não entende que Deus pode aparecer em diferentes situações e a diferentes pessoas para propagar a mesma mensagem. Realmente Maya é muito forte e impele as pessoas a debater temas colaterais à essência da religião.
Nityananda das
Sriman Nandotsava Prabhu, muito obrigado.
Hare Krsna !!!
Todas as glórias a Srila Prabhupada.
Temos muito carinho e consideração por todas as linhas religiosas, mas existem diferenças Teológicas intransponíveis que são reconhecidas por todos os líderes.
Não me pareça que os líderes religiosos cristãos vejam com bons olhos o conceito de Karma, Metempsicose (Reencarnação), não matança de animais, relação extra conjugal com Deus (Parakiya Rasa), etc, etc, etc................
O diálogo inter-religioso só vai até um certo ponto, que é a preocupação de todos em buscar a paz e o bem-estar no mundo. Mas além disto não é possível, e é infrutífero.
Peço que pacientemente leia um artigo de Moises Espirito Santo (Professor Catedrático de
Sociologia das Religiões) em:
Documentos/Dialogointereligioso.pdf
Onde é explicada a impossibilidade de tal diálogo a nível Teológico.
Teu servo e amigo
Prahladesh Dasa
Sriman Nandotsava Prabhu escreveu:
...Certamente que quanto á maturidade de visão de um devoto e de um cristão o devoto tem melhores condições para absorver a essência do Cristianismo do que no caso de um cristão compreender o devoto e ciência vaisnava.
No entanto não devemos ser obstáculos á legítima realização de um cristão cincero.
Estou convicto que cada um deve seguir seu processo até que todos se encontrem como devotos rendidos a Deus e aí todas as diferenças acabarem por se esfumar pela busca cincera do conhecimento e devoção por Deus(Krishna) .
Em ultima análise tudo está sobre o control de Krishna, por isso que cada um contribua com a parte que lhe toque.
Todas as glórias a Srila Prabhupada e aos devotos reunidos.
Vosso servo
Nandotsava Das
Nandotsava Das