terça-feira, 13 de abril de 2010

O Thakur e a Alegoria

Do livro "Cosmografia e Astronomia Védica" de Richard L. Thompson (Sriman Sadaputa Prabhu)

"Pergunta: Foi afirmado por alguns que a descrição do universo do Quinto Canto é alegórica e que os comentadores do Bhagavatam corroboram isso. Por exemplo, Bhaktivinoda Thakura disse que as descrições do inferno são alegóricas. Por que você não aceita o Quinto Canto como uma alegoria e deixa por isso mesmo?

Resposta: As coisas seriam realmente mais fáceis se nós pudessemos simplesmente aceitar a descrição do Quinto Canto do universo como uma alegoria. Mas, em boa consciência, não podemos fazê-lo. Vamos considerar cuidadosamente as razões para isso.
Primeiro de tudo, consideremos as declarações de Bhaktivinoda Thakura sobre as descrições do inferno no Bhagavatam.

No "O Bhagavata" ele escreve: "Em alguns dos capítulos, encontramo-nos com descrições desses infernos e céus, e relatos de contos curiosos, mas somos alertados em determinado lugar do livro a não os aceitarmos como factos reais, senão como invenções para subjugar mediante o temor aqueles que são perversos e para melhorar aqueles que são simples e ignorantes. O Bhagavata certamente nos relata um estado de recompensa e punição no futuro de acordo com os feitos em nossa situação presente. Todas as invenções poéticas, fora este facto espiritual, foram descritas como declarações retiradas de outras obras..."

De acordo com esta passagem, não só os infernos, mas também os planetas celestiais materiais são considerados invenções poéticas. Mas se os planetas celestiais são invenções, o que se pode dizer sobre os seus habitantes, como Indra? Se Indra também é imaginário, então como devemos entender a história de levantar a colina de Govardhana? Isto também deveria ser considerado imaginário, e assim somos levados a uma interpretação alegórica dos passatempos de Krisna.

No "O Bhagavata", Bhaktivinoda Thakura esta na realidade a introduzir o Bhagavatam desta forma. Gostaríamos de sugerir que ele está a fazer isto de acordo com o tempo e as circunstâncias. Ele descreve seus leitores com as seguintes palavras: "Quando estávamos na faculdade, a leitura das obras filosóficas do Ocidente, ... nós tivemos um ódio real para com o Bhagavata. Essa grande obra parecia ser um repositório de idéias perversas e estúpidas mal adaptadas ao século XIX, e odiavamos ouvir argumentos em seu favor. " A fim de contornar os preconceitos fortes de leitores treinados pelos britânicos no pensamento ocidental, Bhaktivinoda Thakura está apresentando o Bhagavatam como alegórico, mas gostaríamos de sugerir que esta não é a sua conclusão final.

Srila Prabhupada explicou que a literatura védica deve ser entendida em termos de Mukhya Vritti ou significado directo, ao invés de Gauna Vritti, ou significado indirecto. Ele também disse: "As vezes, porém, por uma questão de necessidade, a literatura védica é descrita em termos de Laksana Vritti ou Gauna Vritti, mas não se deve aceitar tais explicações como verdades permanentes" (CC Adi 7.110). Bhaktivinoda Thakura estava revivendo o Vaisnavismo num momento em que ele tinha desaparecido quase por completo por causa de desvios internos e propaganda do Ocidente, e ele pode ter concluído que uma apresentação alegórica era necessária nessas circunstâncias.

Ao estabelecer as bases do Vaisnavismo no Ocidente, Srila Prabhupada enfatizou a importância da interpretação directa do Sastra. Ele escreve: "Considerando a situação diferente de planetas diferentes e também o tempo e as circunstâncias, não há nada de maravilhoso nas histórias dos Puranas, nem são imaginários .... Não devemos, portanto, rejeitar as estórias e as histórias dos Puranas como imaginárias. Grandes Rsis como Vyasa não tinham nenhum interesse em colocar algumas histórias imaginárias em suas literaturas" (SB 1.3.41).

Mas poderia a descrição do universo do Quinto Canto ser uma alegoria, como a história do rei Puranjana? Srila Prabhupada faz muitas afirmações indicando que não é assim. Por exemplo, ele diz que "podemos entender que o céu e os seus vários planetas foram estudados muito, muito tempo antes do Srimad Bhagavatam ser compilado .... A localização dos vários sistemas planetários não era desconhecido para os sábios, que floresceram na idade Védica"(SB 5.16.1). Ele também diz: "As medidas dadas aqui, como 10.000 Yojanas ou 100.000 Yojanas, devem ser consideradas correctas, porque foram dadas por Sukadeva Goswami" (SB 5.16.10).

Neste livro temos, portanto, procurado mostrar que o Quinto Canto está a dar uma imagem razoável do Universo de acordo com (1) a filosofia Védica transcendental, (2) a tradição da astronomia matemática Védica, e (3) os nossos dados imperfeitos dos sentidos."

Fim da citação.

A Partícula de Deus

"O Desafio de Srila Prabhupada permanece intacto"

Cientistas, principalmente 2 mil físicos de partículas, de 35 países e financiados pelos governos destes países construíram um acelerador de partículas orçado em 4.000.000.000 € (4 biliões de euros), mas que provavelmente este orçamento terá sido largamente excedido, o LHC (Large Hadron Collider - Gigantesco Colisor de Hadrões (particulas subatômicas compostas)).

Ele foi acionado com sucesso a poucos dias atrás.

Situado a 100 metros de profundidade, é um anel com 27 Km de extensão na fronteira entre Suiça e França, e levou 20 anos a construir.

Canhões criam feixes de partículas que são aceleradas por eletroimãs enormes a quase a velocidade da luz em direcções opostas e depois colidem entre si.

Com isso, esperam encontrar ou vizualizar o "Boson de Higgins", (o nome Boson é em homenagem ao físico indiano Satyendra Nath Bose), o qual chamam a "Partícula de Deus", uma partícula subatômica que originaria a massa da matéria.

É o processo inverso da bomba nuclear ou atômica, que a partir da massa cria energia material subtil através de fusão ou fissão nuclear, enquanto através do acelerador de partícular (LHC) a partir da energia material subtil cria massa. Ora, isto tudo sempre foi possível para os Yogis místicos.

Também deve ser salientado que estas partículas não surgem do "nada" e que não existe uma "inteligência" a manipula-las.

E assim o desafio de Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada continua intacto.

Os cientistas simplesmente manipulam a matéria (ainda que mais subtil) inanimada e não conseguem criar nada com consciência, vida e alma. Não conseguem criar nem um simples insecto ou uma flor. A Vida vem e emerge da Vida.

O "Instituto Bhaktivedanta" salienta que a ciência deve humildemente admitir a impossibilidade de estudar a consciência através de métodos empíricos.

http://www.bvinst.edu/

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2009/03/ciencia-material-e-ciencia-espiritual.html

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2008/05/brahma-50-anos.html

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2008/05/criao-e-aniquilao-do-universo.html

A teoria de Lamarck, a teoria de Darwin, e outras, propuseram a transformação dos seres vivos ao longo do tempo.

Mas o evolucionismo e o Darwinismo não explicam de forma satisfatória a complexidade dos seres vivos. A biologia molecular e a biologia celular revelam mecanismos cuja origem os Darwinistas nem se atrevem a tentar explicar. E assim a biologia teórica não consegue definir e nem explicar a "vida", como admitem os próprios estudiosos.

No entanto, os Sastras explicam que na Aniquilação Total - Prakrtika, quando a vida de Brahma termina, todo o ovo universal é destruído. Neste momento, inversamente de como ocorre na criação (forma subtil para uma mais grosseira) os elementos passam de uma forma grosseira para uma mais subtil.

A terra dissolve-se na água, a água dissolve-se no fogo, o fogo dissolve-se no ar, o ar dissolve-se no éter.

O falso ego em ignorância dimensiona o som do éter.

O falso ego em paixão dimensiona os sentidos.

O falso ego em bondade dimensiona os Semideuses.

O Mahat Tattva dimensiona o falso ego e assim tudo fica dissolvido.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari