sexta-feira, 19 de março de 2010

Pequenos fragmentos

Srimad-Bhagavatam 11.5.13

“Os ensinamentos de Narada a Vasudeva”

Segundo os preceitos védicos, quando se oferece vinho em cerimônias sacrificatórias, ele depois deve ser consumido através do olfato, e não através do ato de beber. De forma semelhante, permite-se o oferecimento sacrificatório de animais, mas não há prescrição de matança de animais em grande escala. Também se permite a vida sexual religiosa, porém, apenas no casamento e com o propósito de gerar filhos, e não para a exploração sensual do corpo. Infelizmente, contudo, os materialistas menos inteligentes não conseguem entender que seus deveres na vida devem ser executados puramente na plataforma espiritual.

Tradução e significados elaborados por Discípulos de

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Fundador-Acarya da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna

Significado: Madhvacarya fez a seguinte declaração a respeito do sacrifício de animais:

yajñesv alabhanam proktam

devatoddesatah pasoh

himsa nama tad-anyatra

tasmat tam nacared budhah

yato yajñe mrta urdhvam

yanti deve ca paitrke

ato labhad alabhanam

svargasya na tu maranam

De acordo com esta afirmação, os Vedas às vezes prescrevem o sacrifício de animais em cerimônia ritualística para a satisfação do Senhor Supremo ou de algum semideus específico. Se, contudo, alguém por capricho chacina animais sem seguir à risca as prescrições Védicas, tal matança é de fato violência e nenhuma pessoa inteligente deve aceitar isso. Caso o sacrifício de animal seja executado com perfeição, o animal sacrificado imediatamente vai para os planetas celestiais dos semideuses e antepassados. Portanto, semelhante sacrifício não visa a matar animais, mas a demonstrar a Potência dos mantras védicos, mediante cujo poder a criatura sacrificada é promovida de imediato para uma situação superior. Caitanya Mahaprabhu, todavia, proibiu tal sacrifício de animais nesta era, porque não há brahmanas qualificados para cantar os mantras e as ditas arenas de sacrifício tornam-se um mero açougue. Outrora, quando certas pessoas inescrupulosas tentaram estabelecer que a matança de animais e o consumo de carne eram aceitáveis, deturpando assim o significado dos sacrifícios védicos, o próprio Senhor Buddha apareceu e rejeitou essa proposição medonha. Isto é descrito por Jayadeva Gosvami:

nindasi yajña-vidher ahaha sruti-jatam

sadaya-hrdaya darsita-pasu-ghatam

kesava dhrta-buddha-sarira

jaya jagad-isa hare

Infelizmente, as almas condicionadas são afetadas por quatro imperfeições, uma das quais é a propensão a enganar, e assim elas têm a tendência a explorar as concessões que o Senhor misericordiosamente lhes concede em escrituras religiosas para a sua gradual purificação. Em vez seguirem os preceitos védicos para lograrem a satisfação dos sentidos e a elevação gradual, as almas condicionadas rejeitam o verdadeiro propósitos dessas cerimônias aparentemente materialistas e apenas se degradam mais e mais na ignorância do conceito de vida corpórea. Dessa maneira, elas caem de vez do sistema varnasrama e, nascendo em violentas sociedades não védicas, tolamente supõem que os pequenos fragmentos de princípios religiosos universais predominantes ali constituem a religião exclusiva da alma. Como resultado, elas caem no fanatismo, abraçando pontos de vistas meramente sectários e dogmáticos acerca de religião. Semelhante desafortunados perderam por completo o contato com a sua própria função eterna na vida e consideram ser as coisas muito diferentes do que elas são na realidade.