http://www.sivaramaswami.com/2009/06/01/sakhyam%e2%80%99s-razor-a-reply-to-dhanurdhara-swami/
Por Vrindaranya Prabhvi
..."A linha de Srila Prabhupada compartilha um sentimento de Madhurya Rasa: Embora a linhagem de Srila Prabhupada seja primariamente Madhurya Rasa, nem a linhagem que Srila Prabhupada lista no Bhagavad Gita Como Ele É nem a sucessão discipular listada por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura no seu Sri Guru Parampara é exclusivamente em Madhurya.
No Caitanya Caritamrta, Krsnadasa diz que Mahaprabhu veio para dar as quatro Rasas de Vraja. E assim a Gaudiya Sampradaya é uma Vraja Bhava Sampradaya, com Madhurya e Sakhya mais proeminentes. Como mencionado em "Oh! Meu Amigo", na nossa linha existem exemplos de Gurus em Sakhya Rasa que têem discipulos em Madhurya Rasa, bem como o inverso. Neste sentido também é significativo que Bhaktivinoda Thakura claramente opina que é possível para um discípulo numa linhagem primariamente em Madhurya Rasa estar em Sakhya Rasa, como evidenciado no Jaiva Dharma....
...Prabhupada recebeu o Gopi Bhava Sannyasa Mantra: Este Sannyasa Mantra é muitas vezes concebido em duas formas diferentes, um utilizando a palavra Gopi e a outra utilizando a palavra Gopijana. Ou seja tomar o refúgio no Bhava das Gopis ou Gopijana. A palavra Gopijana geralmente refere-se as Gopis, mas também pode referir-se aos vaqueirinhos e mulheres que são todos pessoas das Gopis (Jana).
Reconhecidamente, existem objecções sobre esta forma de interpretar, mas alguns renunciam o entendimento mais comum deste Mantra. Além disso, o Bhava dos Priya Narma Sakhas foi referido por Sri Rupa Goswami como Sakhi Bhava. No Ujjvala Nilamani (2.13), o termo Priya Narma Sakha é usado para descrever Subala, Arjuna e outros amigos de Krsna. Sri Jiva comenta no que Rupa Goswami explicou como o Bhava de Gopi ou Sakhi na forma de amor fraternal:
"Cheios de afeição por Krsna e Suas Gopis, eles desejam uni-los, e em tais circunstâncias sua natureza masculina é subjugada". Então embora o Mantra fale sobre tomar refúgio em Gopi Bhava, os Priya Narma Sakhas também fazem isto no contexto do seu Sakhya Bhava...
Vosso servo
Prahladesh Dasa