Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur dá uma excepcional descrição do canto ofensivo:
"O Santo Nome de Krsna significa o som divino. Isto pode ser comparado a uma capsula de medicina. A capsula não é a medicina. Externamente uma capsula pode parecer-se como uma outra qualquer, mas dentro de uma capsula pode haver medicamento e dentro de outra pode haver cianeto (um veneno mortífero). A capsula ela mesma não é o remédio. Não é o som do nome de Krsna que é Krsna; Krsna está dentro do som. O Santo Nome deve estar carregado com um espírito próprio; e não com algum sentimento mundano.
O som divino do Santo Nome deve ter sua origem além da área dos equívocos de Maya. O som deve ter sua origem em Goloka Vrndavana. O simples som físico não é o Santo Nome de Krsna. Repetir somente as sílabas do Santo Nome é chamado som Mayic. Isto não tem essência espiritual. A vida do Nome é ausente no cantar ofensivo.
A coisa mais importante no cantar do Santo Nome é a realização espiritual por trás do Nome - este é o verdadeiro Nome. Um gravador também pode pronunciar o Santo Nome de Krsna, assim como um papagaio. Mas o som físico não é Krsna. Por trás deve haver uma verdade espiritual, que é consciente. Você não pode capturar o Santo Nome simplesmente por vibrar as sílabas do Santo Nome com sua língua. Ravana queria capturar Sita e ele pensou que havia feito isto. Mas na verdade ele nem mesmo tocou o corpo divino de Sita. Ravana simplesmente conseguiu uma réplica mundana de Sitadevi, uma imitação como uma estátua de Sita.
No momento da morte, Gandhi cantou "Rama,Rama" Qual foi seu destino? Temos que examinar sua intenção, sua mentalidade e seu relacionamento com o Senhor Supremo. Neste momento final, estava indo dar uma palestra religiosa, mas sua mentalidade estava repleta de pensamentos para o progresso nacional. Então, so seu caso, a vibração do Nome deve ter trabalhado no plano da construcção nacional.
Você não pode vibrar o Santo Nome simplesmente por mover seus lábios e língua. O Nome puro de Krsna não manifesta-se dos lábios mas do coração. Em última análise, isto vai além do coração e alcança a terra de Krsna. Então quando Krsna desce, o Nome vem através do coração e move os lábios e a língua. Esta vibração é o Santo Nome de Krsna. Quando Krsna na forma do som desce do mundo transcedental para o coração, e do coração, controla todos os aspectos do sistema nervoso, manifesta-se a dancar nos lábios e na língua; este é Krsna Nama.
Este som não é produzido no plano material. O som espiritual desce para este plano. O som pode descer, mas nós não podemos facilmente subir até lá. O Santo Nome somente é realizado quando nos aproximamos d'Ele com uma atitude de serviço intenso. Neste momento, Krsna Ele mesmo desce por Sua graça, estando atraido pela nossa natureza de serviço puro.
Então Krsna pode influenciar estes elementos e produzir o som transcedental, e dançar no plano mundano. Isto é o Santo Nome de Krsna, Vaikuntha Nama, o Nome real de Krsna. Não podemos produzir isto com nossos lábios. O som que nós criamos com nossa produção física e mental não é Krsna. Ele é indiferente a qualquer som que possamos produzir. Porque Ele controla tudo, Ele pode aparecer em qualquer lugar, em qualquer forma, em qualquer morada em qualquer som." (Raio de Visnu)
"Eles podem cantar, mas eles devem entender que o processo de cantar será mais efectivo. Qualquer um pode cantar, mas devem saber isto, que "se canto de acordo com o processo apropriado, então isto será efectivo". Existe uma citação de Bhaktivinoda Thakura, Namaskara bahir haya nama nahi haya: "Simplesmente o alfabeto se manifesta, mas isto não é Nama." Namaskara, Hare Krsna, o alfabeto, está a sair, mas isto não é o Santo Nome." (Srila Prabhupada - 25/02/77)
É dito que Sri Nama (o Santo Nome) é mais misericordioso que Sri Nami (Krsna), pois Krsna pessoalmente não perdoa ofensas que são cometidas a Ele. No entanto, o Santo Nome tolera mais facilmete as ofensas que são cometidas contra a forma (Svarupa) de Krsna bem como contra o próprio Santo Nome e dá Krsna Prema, mas no entanto, Namaparadha e Namabhasa dão resultados diferentes de Sudha Nama.
A concepção e a consciência daquele que canta o Santo Nome irá determinar o resultado do cantar.
NAMAPARADHA
Aqueles que cantam Namaparadha, permanecem presos neste mundo material e o resultado do cantar é muito lento, como ilustra a história do sacerdote que cantava constantemente Hare Krsna mas que cometia acções pecaminosas e obteve um corpo de fantasma. Esta história é narrada por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, de como seu pai, Bhaktivinoda Thakura liberou este fantasma.
NAMABHASA
Existem três tipos de Nambhasa (1 - Namabhasa, 2 - Chaya Sraddha Namabhasa e 3 - Pratibimba Namabhasa)
1 - Namabhasa divide-se em quatro:
Sanketa Namabhasa: significa recitar o Nome do Senhor enquanto almeja alguma outra coisa ou chama por alguém.
Exemplo: Ajamila executou Namabhasa quando estava para abandonar o corpo ao chamar seu filho mais novo que tinha o nome Narayana. Neste caso ele realmente queria chamar seu filho e não o Senhor. Ainda assim por causa de Namabhasa ele tornou-se livre de todos os pecados e liberado das garras de Maya. Então ele foi para Haridwar e executou Sudha Nama Bhajana, ou o cantar puro dos Santos Nomes e eventualmente alcançou Vaikuntha, a morada do Senhor Narayana.
Parihasa Namabhasa: significa recitar o Nome do Senhor em forma de brincadeira ou a zombar.
Exemplo: No Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda Thakura cita como exemplo Jarasandha.
Stobha Namabhasa: significa recitar os Nomes do Senhor enquanto canta outras canções ou recita certas palavras que incluem indirectamente o Nome do Senhor sem o saber e também de forma a zombar.
Exemplo: No Harinama Cintamani, Srila Bhaktivinoda Thakura cita como exemplo Sisupala.
Hela Namabhasa: significa recitar o Nome do Senhor sem cuidado enquanto come, dorme, joga, etc.
Estes quatro tipos de Namabhasa ocorrem numa pessoa que desconhece que está a recitar os Nomes do Senhor. Se tal cantor não é ofensivo, pode alcançar a liberação como resultado de Namabhasa.
Mesmo que alguém cante uma única vez em Namabhasa sem compreender o significado do Santo Nome pode alcançar liberação.
2 - Chaya Sraddha Namabhasa
Aqueles que cantam Namabhasa com uma atitude favorável (Sradha Namabhasa) de serviço, compreendendo o significado do Santo Nome e não alcançam a perfeição (devido a Hrdaya Daurbalyam) recebem a oportunidade de na próxima vida continuar seu processo de cantar.
3 - Pratibimba Namabhasa
Aqueles que cantam em Pratibimba Namabhasa (impersonalistas) alcançam Sayujya Mukti (liberação no Brahman).
AINDA:
Aqueles que cantam Rama, concebendo o Senhor Ramacandra alcançam Ayodhya. Aqueles que cantam Krsna com grande respeito e veneração alcançam Vaikuntha, Dwarka, Mathura.
Aqueles que cantam Krsna num humor mais íntimo alcançam Vrndavana......
E assim diferentes resultados para diferentes concepções e consciências empregues no cantar.
Somente Sudha Nama (sem nenhum vestígio de Namaparadha e Namabhasa) permite entrar em Vaikuntha e Goloka Vrndavana. Os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu não estão interessados em liberação.
Panca Tattva Maha Mantra
Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda Sri Advaita Gadadhara Srivasadi Gaura Bhakta Vrnda
E assim para superar as ofensas ao Santo Nome é importante vibrar o Panca Tattva Maha Mantra:
"...nossas reverências a Sri Caitanya Mahaprabhu são completas quando dizemos, Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda Sri Advaita Gadadhara Srivasadi Gaura Bhakta Vrnda. Como pregadores do Movimento da Consciência de Krsna, primeiro nós oferecemos nossas reverências a Sri Caitanya Mahaprabhu por cantar este Mantra do Panca Tattva, então dizemos, Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Há dez ofensas no canto do Maha Mantra Hare Krsna, mas estas não são consideradas no canto do Mantra do Panca Tattva, Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda Sri Advaita Gadadhara Srivasadi Gaura Bhakta Vrnda . Sri Caitanya Mahaprabhu é conhecido como Maha Vadanyavatara, a encarnação mais magnânima, pois Ele não considera as ofensas das almas caídas. Assim, para obter todos os benefícios no cantar do Maha Mantra (Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare), devemos primeiro tomar o abrigo de Sri Caitanya Mahaprabhu, aprender o Panca Tattva Maha Mantra, e então cantar o Hare Krsna Maha Mantra. Isso será muito eficaz. " (Srila Prabhupada - CC Adi Lila 7.4)
Hare Krsna Maha Mantra
Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare
Vosso servo
Prahladesh Dasa