O capítulo 49 do "Néctar da Devoção" explica sobre a mistura de Rasas. Além da Rasa regular, muitas vezes encontra-se alguma outra Rasa. Esta mistura as vezes é compatível e as vezes é incompatível.
Quando alcança a perfeição, um devoto(a) sempre se situa numa única Rasa.
Mas uma mesma Jiva poderá participar em Lilas diferentes:
A seguir a explicação de Bhaktivinoda Thakur no Jaiva Dharma:
"Gauranga Lila e Govinda Lila devem ser adoradas simultaneamente,porque ao alcançar a perfeição,os sadhakas Gaudiya Vaisnavas obtém dois corpos espirituais.
Geralmente, ao alcançar a perfeição espiritual,uma entidade viva tem somente um svarupa(corpo transcedental).Porém, em muitos casos,o destino último dos seguidores de Srila Rupa Goswami é obter duas forma espirituais:
1) Uma forma majestosamente bela de Kaisori (Uma jovem) Manjari-gopi, para servir Radha-Govinda na associação de outra sakhis e manjaris de Vraja. (em Madhurya Rasa)
2) Uma forma masculina maravilhosamente dourada de Kaisora (Um jovem) para servir o Senhor Gaurasundara e Seus associados em Navadvipa-Dhama. (em Dasya Rasa)
O mais afortunado devoto participará simultaneamente nestas Lilas para eternamente servir o Senhor."
No Sri Caitanya Candrodaya, Srila Kavi Karnapura explica como Sri Caitanya abençoou Sri Advaita Acarya:
"Oh! Acarya, estou sempre absorto nos Meus passatempos, residindo em Vrndavana, e darei a vocês todos os corpos (espirituais) adequados para juntarem-se a Mim nos passatempos de Vrndavana."
Sri Advaita Acarya respondeu:
"Pelo Seu desejo nós poderemos alcançar o que quer que o Senhor deseje, numa outra morada ou outro corpo. Iremos sempre lembrar nossa origem nos Seus passatempos maravilhosos."
Portanto, se o Senhor desejar, ou pela misericórdia dos Seus associados eternos, é possível obter simultaneamente outro Svarupa para servir os passatempos do Senhor.
Srila Kavi Karnapura explica:
"Ninguém em Gaura Lila está preso pelo seu Svarupa.
Dhananjaya Pandita, é o vaqueirinho Vasudhama de acordo com o Gaura Ganoddesa Dipika. No entanto pela graça de Mahaprabhu ele também está situado em Manjari Bhava.
Srivasa Thakura é comumente conhecido como Narada Muni, mas também possui um Manjari Svarupa.
Vrakesvara está identificado como Aniruddha no Catur Vyuha no Gaura Ganoddesa Dipika, mas também é conhecido como Tungavidya Sakhi.
Quem pode perceber a multidimensão destas personalidades divinas?"
Este é o poder da alma espiritual, que é ilimitado. Tal conceito não pode ser entendido enquanto se está ainda no estado condicionado.
Carta de Srila Prabhupada a Saradiya, 1968."
Madhurya Rasa inclui todas as outras Rasas num grau de muita intimidade, objectivando Madhurya.
Por favor, consultar o CC Madhya 19, 219-221, 222-224, 226-228, 232-234.
Vosso servo
Prahladesh Dasa