No Capítulo 22 do Madhya Lila, o Senhor Caitanya pessoalmente instrui Srila Sanatana Goswami sobre o processo do Serviço Devocional.
O Senhor Caitanya explica Vaidhi e Raganuga.
Vaidhi Bhakti
"CC Madhya 22,109: "Aqueles que não tiverem atingido a plataforma de ligação espontânea em serviço devocional prestam serviço devocional sob a orientação de um mestre espiritual fidedigno de acordo com os princípios regulativos mencionados nas escrituras reveladas. De acordo com as escrituras reveladas, este tipo de serviço devocional é chamado vaidhi bhakti."
Significado por Srila Prabhupada
No início, temos de ouvir de um mestre espiritual fidedigno. Isto é favorável para avançar em serviço devocional. De acordo com este processo, a pessoa escuta, canta, lembra e se envolve em adoração à Deidade, agindo sob as instruções do mestre espiritual. Estas são as principais actividades essenciais do serviço devocional ...
... Serviço espontâneo não é artificial. Uma pessoa simplesmente tem que chegar a essa plataforma por prestar serviço devocional de acordo com os princípios regulativos. Assim, uma pessoa tem de ouvir, cantar e seguir os outros principios reguladores de lavar o templo, banhar-se, levantar-se cedo de manhã, ir ao Mangala-arati e assim por diante. Se não se chega à plataforma do serviço espontâneo no início, a pessoa deve adotar serviço regulado de acordo com as instruções do mestre espiritual. Este serviço regulado é chamado de vaidhi bhakti.
Raganuga Bhakti
CC Madhya 22,148: "Meu caro Sanatana, Eu descrevi em detalhes o serviço devocional de acordo com os princípios regulativos. Agora ouça de Mim sobre o serviço devocional espontâneo e suas características.
CC Madhya 22,149: "Os habitantes de Vrndavana estão ligados a Krsna espontaneamente em serviço devocional. Nada se compara a esse serviço devocional espontâneo, que é chamado ragatmika bhakti. Quando um devoto segue os passos dos devotos de Vrndavana, o seu serviço devocional é chamado raganuga bhakti.
CC Madhya 22,150: "Quando uma pessoa se apega à Suprema Personalidade de Deus, a sua inclinação natural para o amor é completamente absorvida nos pensamentos do Senhor. Isso é chamado de apego transcendental e serviço devocional de acordo com este apego é chamado ragatmika, ou serviço devocional espontaneo.
CC Madhya 22,151: "A principal característica do amor espontâneo é profundo apego pela Suprema Personalidade de Deus. Absorção no pensamento d'Ele é uma característica marginal.
CC Madhya 22,152: "Assim serviço devocional, que consiste de Raga [profundo apego] é chamado ragatmika, serviço amoroso espontâneo. Se um devoto almeja essa posição, ele é considerado muito afortunado
CC Madhya 22,153: "Se uma pessoa segue os passos dos habitantes de Vrndavana por causa desta avidez transcedental ela não se importa com as injunções ou raciocínios do sastra. Esse é o caminho do amor espontâneo.
CC Madhya 22,154: "Serviço devocional no amor espontâneo é vividamente expresso e manifesto pelos habitantes de Vrndavana. Serviço devocional que está de acordo com o serviço devocional deles é chamado raganuga bhakti, ou serviço devocional que segue o caminho do serviço amoroso espontâneo.
CC Madhya 22,155: "Quando um devoto avançado e realizado ouve sobre os assuntos dos devotos de Vrndavana - nas doçuras da santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya - ele torna-se inclinado a um desses caminhos, e sua inteligência torna-se atraída . Na verdade, ele começa a almejar esse tipo particular de devoção. Quando tal avidez é despertada, a inteligência não depende mais das instruções do sastra [escritura reveladas] nem na lógica e argumentação.
CC Madhya 22,156-157: "Existem dois processos pelos quais pode-se executar raganuga bhakti - interno e externo. Quando auto-realizado, o devoto avançado externamente permanece como um neófito e executa todas as injunções sastricas, especialmente aquelas relativas a ouvir e cantar . Mas, dentro de sua mente, em sua original, purificada, auto-realizada posição, ele serve Krsna em Vrndavana de uma maneira particular. Ele serve Krishna vinte e quatro horas por dia, durante todo o dia e noite.
CC Madhya 22,158: "O devoto avançado, que está inclinado ao serviço amoroso espontâneo deve seguir as actividades de uma associação particular com Krsna em Vrndavana. Ele deve executar serviço externamente como um devoto regulado, bem como internamente a partir de sua posição auto-realizada. Assim ele deve executar serviço devocional tanto externamente como internamente.
CC Madhya 22,159: "Na verdade, os habitantes de Vrndavana são muito queridos para Krishna. Se alguém quiser participar no serviço de amor espontâneo, ele deve seguir os habitantes de Vrndavana e constantemente ocupar-se em serviço devocional na sua mente.
CC Madhya 22,160: "O devoto deve sempre pensar em Krishna dentro de si mesmo e deve escolher um devoto muito querido, que é um servo de Krsna em Vrndavana. Deve-se envolver constantemente em tópicos sobre esse servo e sua relação amorosa com Krsna, e deve-se viver em Vrndavana. Se alguém é incapaz de fisicamente ir a Vrndavana, ele deve mentalmente viver lá.
CC Madhya 22,161: "Krishna tem muitos tipos de devotos - alguns são servos, alguns são amigos, alguns são pais, e alguns são amantes conjugais. Devotos que estão situados em uma destas atitudes de amor espontâneo de acordo com sua escolha, são considerados como estando no caminho do serviço amoroso espontâneo.
CC Madhya 22,162: "Minha querida mãe, Devahuti! Oh emblema da paz! Minha arma, o disco de tempo, nunca vence aqueles para quem Eu sou muito querido - para quem Eu sou a Superalma, filho, amigo, mestre espiritual, bem-querente, Deidade adorável e meta desejada. Desde que estes devotos são sempre apegados a Mim, eles nunca são derrotados pelos agentes do tempo.
CC Madhya 22,163: "Deixe-me oferecer minhas respeitosas reverências repetidas vezes para aqueles que sempre ansiosamente meditam na Suprema Personalidade de Deus como um marido, filho, amigo, irmão, pai ou amigo íntimo.
CC Madhya 22,164: "Se alguém se engaja em serviço amoroso espontâneo ao Senhor, seu afecto para os pés de lótus de Krsna aumenta gradualmente.
CC Madhya 22,165: "Na semente da afeição, existe apego que recebe dois nomes, rati e bhava. A Suprema Personalidade de Deus está sob o controle desse apego.
Significado por Srila Prabhupada
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura comenta sobre este verso. Externamente, o devoto executa todos os itens do serviço devocional em nove maneiras diferentes, começando com sravana e kirtana, e dentro de sua mente, ele sempre pensa na sua relação eterna com Krsna e segue os passos dos devotos de Vrndavana. Se uma pessoa dessa forma engaja-se no serviço de Radha e Krsna, ela pode transcender os princípios regulativos demonstrados nos sastras e, através de seu mestre espiritual, ocupar-se totalmente na prestação de amor espontâneo por Krsna. Desta maneira, ela alcança a afeição aos pés de lótus de Krsna. Krsna fica sob o controle de tais sentimentos espontâneos e, finalmente, pode-se alcançar a associação com o Senhor."
Analisemos agora o Sadhana interno e externo dos Bhajananandis e Gosthyanandis.
O Sadhana Raganuga externo dos Bhajananandis (Viviktanandis) consiste em cantar diariamente 192 voltas de Japa e o Sadhana Raganuga interno consiste em receber o Ekadas Bhava (seu nome eterno, forma, vestimenta, idade, serviço, grupo, etc) e meditar nesta forma. Embora seja um método autorizado no Gaudiya Vaisnavismo, não é recomendado para os dias actuais.
O Sadhana Raganuga externo dos Gosthyanandis (ISKCON), consiste em cantar diariamente 16 voltas de Japa (até 64 voltas), servir o Guru e Sadhus, adorar as Deidades, recitar o Bhagavatam, e compassivamente propagar com muita intensidade o cantar do Maha Mantra Hare Krsna através de Harinama Sankirtana (cantar nas ruas e distribuir massivamente a literatura transcedental de Srila Prabhupada) e o Sadhana Raganuga interno consiste em absorver-se nos passatempos de Krsna como descritos no Srimad Bhagavatam cultivando uma intensa avidez (Lobha) por entrar nos passatempos do Senhor sem no entanto receber antecipadamente Ekadas Bhava (uma forma espiritual para meditar).
Quando o discípulo estiver pronto o Mestre Espiritual aparece e revela a sua (do Guru) forma espiritual bem como a do discípulo.
Nos últimos dias dos passatempos de Srila Prabhupada neste planeta, SS Bhakti Caru Swami questionou-o acerca de como seus discípulos iriam realizar o relacionamento deles com Krsna na ausência física de Srila Prabhupada. Srila Prabhupada respondeu que quando os seus discípulos estivessem preparados ele revelaria tudo a partir da plataforma transcedental.
Tanto os Bhajananandis (Viviktanandis) como os Gosthyanandis (ISKCON) têem um Sadhana Raganuga interno e externo. E ambos são muito reservados em revelar seu Sadhana interno.
Os Prakrta Sahajiyas podem aparecer tanto entre os Bhajananandis como entre os Gosthyanandis.
Os Prakrta Sahajyas exteriorizam algo que deve ser interno.
Também sobrevalorizam Madhurya Rasa considerando as outras Rasas inferiores.
Quando aparecem entre os Bhajananandis, costumam vestir-se como Gopis entre outras características de diversas Apasampradayas.
Quando aparecem entre os Gosthyanadis costumam falar abertamente sobre os passatempos íntimos de Radha Krsna e das Gopis para os iniciantes.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari