quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Sri Narahari Sarakara Thakura e Guru Tattva

Queridos Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

ISKCON Portugal Ki Jaya !!!

Existe um livro muito importante escrito por Sri Narahari Sarakara Thakura que lida com o tópico de Guru Tattva e deve ser atentamente estudado por todos nós. Talvez seja o único livro que trata do assunto quando o Guru tem uma queda.

Foi traduzido por SS Bhanu Swami e editado por SS Sri Subhag Swami.

Quem é Sri Narahari Sarakara Thakura?

Sri Narahari Sarakara Thakura é o famoso devoto que oferece o serviço pessoal de abanar com uma Camara o Senhor  Caitanya. Ele é o quadragésimo ramo na árvore do Senhor Caitanya.

Srila Prabhupada diz:

"No Caitanya Mangala é dito que Sri Gadadhara Dasa e Narahari Sarakara eram muito queridos de Sri Caitanya Mahaprabhu." CC Adi Lila Cap 10

As escrituras salientam que devemos respeitar da mesma forma tanto o Diksa como o Siksa Guru.

SS Tridandi Swami Srila Param Gati Maharaja é meu Siksa Guru.

Agora e baseado neste livro gostaria de colocar alguns pontos que considero importantes.

Quando um discípulo, pela queda do seu Guru,  pode ser considerado um "bobinho" e quando não pode.

Primeira Situação

1 - Apesar da queda do Guru, o discípulo continua a reverenciá-lo e não pode ser considerado um "bobinho"

Verso 59

"Se o Mestre Espiritual comete um acto errado e quebra os princípios relativos Vaisnavas, neste caso o discípulo em um lugar solitário, deverá confrontar o Guru para sua retificação usando a lógica e conclusões apropriadas de Sadhu, Sastra e Guru, mas não deve-se abandonar tal Guru."

Verso 60

"Não se deve ficar hesitante ou temeroso de confrontar e desafiar o Mestre espiritual desta forma.

Porque esta prescrito que um discípulo deve apropriadamente disciplinar mesmo o Mestre espiritual que:

- está confundido sobre o que deve ser feito e o que não deve ser feito;

- que é inexperiente ou ignorante;

- que desviou-se do caminho de Krsna;

- ou está confundido pelo falso prestígio."

Verso 61

"Esta afirmação das escrituras reveladas é aplicada sempre e em todas as circunstâncias."

Verso 62

"O comportamento natural de um Vaisnava é tomar completo refúgio no Senhor Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, aceitando-O como seu abrigo principal. A vida e alma dos devotos Vaisnavas do Senhor é cantar as glórias do Senhor Sri Krsna, descrevendo e expandindo a fama do Senhor Sri Krsna, e discutindo o néctar dos Seus passatempos transcedentais."

Verso 63

"O curso natural da acção deve continuar como antes, e devemos continuar com o nosso serviço devocional prescrito. Devemos tomar a guia e instrucção dos Vaisnavas, desde que todos os Vaisnavas são considerados Guru ou "Mestre Espiritual", ou ainda podemos usar nossa inteligência, considerando as instrucções relevantes de Sadhu, Sastra e Guru. De qualquer das formas devemos continuar nosso serviço devocional."

Além destes versos, Sri Narahari Sarakara Thakura também adverte-nos que nesta primeira situação mesmo que devotos que são irmãos mais novos ou mais velhos do Mestre Espiritual critiquem-no devemos ficar do lado do nosso Guru.

Verso 53

"Assim como, na vida diária, os irmãos (mais velhos ou mais novos) do pai criticam-no, mesmo assim tomamos o refúgio do pai, da mesma forma, devemos permanecer sob o abrigo do nosso Mestre espiritual, mesmo que ele seja criticado pelos seus irmãos espirituais mais velhos ou mais novos que ele. Assim como nós dependemos do nosso pai para viver, temos que depender da força do Mestre Espiritual para avançarmos no serviço devocional."

Segunda Situação

2 - Com a queda do Guru, o discípulo continua a reverenciá-lo e pode ser considerado um "bobinho".

Verso 64

"No entanto, se o Mestre Espiritual:

- actua invejosamente para o "isvarebrantah", ou o que está conectado com o Supremo;

- está confundido em relação à Suprema Personalidade de Deus;

- é avesso a expandir a fama do senhor Krsna;

- pessoalmente refuta aceitar ouvir ou cantar as glórias dos passatempos do Senhor Sri Krsna;

- tornou-se completamente confuso, ao ouvir elogios de pessoas ignorantes e dia após dia está mais e mais contaminado materialmente e mais caído.

então devemos renunciar este Mestre Espiritual."

Verso 65

"Nestas circunstâncias não devemos ter a seguinte dúvida "Como eu posso abandonar meu Mestre Espiritual?". Com um forte desejo de alcançar serviço devocional espontâneo e alcançar os pés de lótus do Senhor Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, um devoto aceita o abrigo do Mestre Espiritual, e se este Mestre Espiritual assume qualidades "asúricas" ou uma mentalidade demoníaca, é dever do discípulo rejeitar tal Guru "asura" demônio e no seu lugar aceitar um Mestre Espiritual consciente de Krsna e então adorá-lo."

Verso 66

"Por tomar refúgio na força do serviço devocional do Mestre Espiritual consciente de Krsna todos os efeitos maléficos ou contaminações demoníacas do Mestre Espiritual anterior serão destruídas e eliminadas. Estas actividades são recomendadas por todas as autoridades Vaisnavas como a conclusão autorizada do Sastras."

Verso 67

"Durante os passatempos do Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu ocorreram muitos exemplos práticos do que foi citado acima.

Isto conclui esta deliberação e conclusões de Sadhu, Sastra e Guru sobre o assunto do Mestre espiritual e assuntos relacionados."

Se nesta segunda situação o discípulo insiste em continuar a reverenciar o Mestre Espiritual, então poderíamos dizer que ele é "bobinho". E nós já vimos isto acontecer muitas vezes. Mestres Espirituais que assumiram uma posição notadamente desviada filosoficamente e "assurica" e levaram muitos discípulos com eles.

Mas o caso de SS Srila Param Gati Maharaja enquandra-se na primeira situação, e assim todos os seus discípulos (Siksa e Diksa) e admiradores devemos continuar a reverenciá-lo, pois ele corajosamente está tentanto retificar seus erros.

SS Srila Param Gati Maharaja Ki Jaya !!!

E de acordo com as Leis da ISKCON como isto funciona?

Censura

Se um líder da ISKCON actua inapropriadamente como por exemplo ter uma conduta sexual inapropriada, um Conselho Divisional, ou um Comite Judicial ou o próprio corpo do GBC emite uma censura. Um membro que for censurado três vezes deverá passar por um período de provação.

Se num período de três anos nenhuma censura for emitida contra um membro, todas as outras censuras são prescritas.

Provação

Quando um membro for censurado três vezes deverá passar por um período de provação.

O período de provação é geralmente de um ano acompanhado de um programa de retificação até que o problema seja solucionado.

Suspensão

Se depois de pelo menos um ano do programa de retificação o problema não for superado, 2/3 de um Conselho Divisional terão que votar a suspensão de tal líder.

Em caso de emergências a suspensão poderá ser imediata através de um Comite Executivo. O período de suspensão não deve exceder um ano e também deve ser acompanhado de um programa de retificação para que o líder reassuma suas funções em bom padrão.

Remoção

Em circunstâncias normais, um líder da ISKCON será removido somente após ter sido suspenso e ter sido incapaz de retificar a situação.

E que isto tudo seja feito com muito amor.

Esperando ser útil

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari