quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Senhor Brahma - Tukarama

Primeira consideração

O Senhor Brahma não está mais num processo de aperfeiçoamento mas já alcançou a devoção pura.

Embora o Senhor Brahma estivesse a meditar enquanto cantava o Gopala Mantra , Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura conclui que a devoção de Brahma não era Bhakti pura. Como isto é possível? A devoção de Brahma era Gauna Bhakti, um serviço devocional pratico indirecto que nutria o aparecimento da devoção pura ao Senhor. No inicio a devoção de Brahma estava misturada com o seu desejo de criar o mundo material e por isto não era considerada devoção pura. Mas posteriormente ele alcançou a fase muito exaltada de devoção pura chamada Svarasiki.

1 - No começo da sua meditação o Senhor Brahma teve que lidar com seu interesse prévio de criar, e portanto Sarasvati deu a ele o Gopala Mantra o qual, de acordo com o Brahma Samhita, ele de forma regulada cantou "distante de Mayadevi".  O Senhor Brahma avançou espiritualmente por cantar o Gopala Mantra porque estava a seguir Sadhana Bhakti com o desejo de criar para satisfazer a ordem do Senhor Krsna.

2 - Como um Madhyama Bhakta o Senhor Brahma alcançou a plataforma de Nistha. O cantar constante de Brahma deu-lhe uma vaga idéia da sua forma espiritual como uma serva Gopi, mas o detalhes não foram revelados. Os Acaryas dizem que os detalhes de nossa forma espiritual ocorrem na junção de Asakti e Bhava.

No significado do Brahma Samhita v.28, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura diz,"Iluminado por meditar no Kama Gayatri, o Senhor Brahma submergiu no oceano da verdade. Ainda que Brahma não recebesse neste momento todos os detalhes da sua relação eterna com Krsna, por cantar o Kama Gayatri ele pode entender sua Svarupa Siddhi, sua forma espiritual como Gopi."

3 - Posteriormente numa fase perfeccional de serviço devocional o Senhor Brahma alcançou a fase de Svarasiki, ou seja, quando Raga manifestou-se no coração de Brahma, todos os passatempos de Krsna começaram a fluir no seu coração sem interrupções.

No SB 6.1.1, Srila Prabhupada afirma:

"Por causa da sua posição exaltada, aqueles que estão em Brahmaloka no momento da dissolução voltam directamente ao Lar, de volta ao Supremo, juntamente com o Senhor Brahma."

Segunda consideração

Sempre que um Mahajana como o Senhor Brahma ou Siva com Mohini Murti "caem", isto simplesmente faz parte de uma Lila do Senhor. A "queda" destas grandes personalidades é temporária e imediatamente retificada. No caso de Siva, Narada Muni queria ver o poder de Maya e Krsna satisfez seu desejo.

A "queda" destas grandes personalidades não pode ser comparada com a queda de outras entidades vivas que assumem-se como Acaryas.

Prabhupada: O que quer que seja, ele é acharya. Então você… Então Krishna também é apaixonado. Krishna também é apaixonado. Krishna dançou com tantas gopis; por isso Ele é apaixonado. Eles... Essas coisas devem ser vistas dessa maneira, que “Tal pessoa exaltada, ele algumas vezes se torna apaixonado, assim, o quanto nós devemos ser cuidadosos.” Esta é a instrução. ENTÃO NÓS, COISAS PEQUENINAS, quão nós devemos ser cuidadosos. Não que “Acharya se tornou apaixonado, por isso eu me tornarei apaixonado. Eu sou um estrito seguidor do acharya.” ESSES PATIFES DIZEM.

Quando Prabhupada diz "O que quer que seja, ele é acharya." refere-se ao Senhor Brahma, uma grade personalidade e devoto puro do Senhor, e não a qualquer um, como a explicação de Srila Prabhupada deixa bem claro.

Terceira consideração

Não é que não possamos aceitar um Guru que seja Kanistha ou Madhyama Adhikaris, mas a única citação que vemos, pelo menos de Srila Prabhupada em relação a isto é no Sri Upadesamrta - Verso 5.

"Um Vaisnava neófito, ou um Vaisnava situado na plataforma intermediária, também pode aceitar discípulos, só que tais discípulos tem que estar na mesma plataforma, devendo-se compreender que eles não podem avançar muito bem em direção ao objectivo último da vida, sob a orientação insuficiente de tal mestre espiritual."

Fora esta declaração não conheço nenhuma outra que Srila Prabhupada afirme isto.

Ou seja, podemos ser acompanhados por diferentes Gurus (Diksa e Siksas) que não sejam completamente realizados, mas num determinado momento quando o discípulo estiver preparado será necessária a guia de um devoto puro completamente realizado.

Quarta consideração

Sobre o Santo Tukarama

Srila Prabhupada afirma:

"É dito que Sri Caitanya Mahaprabhu iniciou Tukarama quando Ele visitou Pandarapura, e Tukarama tornou-se Seu discípulo." (CC Madhya 9-282 - O Senhor Sri Caitanya Viaja aos Locais de Peregrinação)

E mesmo que alguns afirmem que Tukarama tenha sido iniciado por um sonho, isto somente é possível para grandes almas como Tukarama e Madhvacarya. Para a maioria das pessoas é necessário receber Diksa de um Mestre Espiritual realizado "VIVO" presente fisicamente.

Vosso servo

Prahladesh Dasa