segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Guru Tattva

A Ontologia de Sri Guru

Bibliografia no final do artigo.

O Mestre Espiritual é uma pessoa ordinária?

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:

"O Mestre Espiritual não é temporário, perecível de carne e osso. Ele está eternamente presente tanto nos passatempos manifestos (Prakata Lila) como nos passatempos imanifestos (Aprakata Lila) do Senhor. Ele sempre actua como nosso guia e dá-nos inteligência apropriada.

Na visão de um discípulo auto-realizado no caminho de Raga, o Mestre Espiritual é a energia de Krsna e uma manifestação da filha de Vrsabhanu. O Mestre Espiritual, que é querido para Krsna, é parte da energia interna de Krsna; o Senhor Krsna é o Supremo energético. Krsna é o masculino ou desfrutador, e o Mestre Espiritual é o feminino ou o amado de Krsna."

Fim da citação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

Nos passatempos manifestos (Prakata Lila) pode ser que o Guru não possa estar presente fisicamente com todos seus discípulos, mas nos passatempos imanifestos (Aprakata Lila) no caminho de Raga, o Guru estará presente com todos os seus discípulos orientado-os.

Srila Prabhupada explica:

"Mas, embora Arjuna esteja com Krishna em inumeráveis universos materiais diferentes ao mesmo tempo, ainda há somente uma alma espiritual que é Arjuna. Esta alma espiritual expande-se em muitos corpos diferentes e, assim, você pode entender que há também encarnações de devotos, bem como as encarnações de Krishna.
Este é o poder da alma espiritual, que é ilimitado. Tal conceito não pode ser entendido enquanto se está ainda no estado condicionado.

Carta de Srila Prabhupada a Saradiya, 1968."

Fim da citação de Srila Prabhupada.

Guru Krsna Rupa

Aonde encontrar o mestre espiritual?

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica:
"Somente a pessoa que o Senhor Krsna enviá-nos como um mestre espiritual se manifestará perante nós como nosso Guru.
Pela misericórdia do Senhor nós obtemos o mestre espiritual, e pela misericórdia do mestre espiritual nós alcançamos Krsna.
Nós recebemos um mestre espiritual de acordo com nossa disposição.
Diferentes pessoas tem diferentes mentalidades, e o omnisciente Senhor envia para cada pessoa um mestre espiritual apropriado.
Existem aqueles que desejam a misericórdia sem duplicidade do Senhor e que são completamente dependentes d'Ele para o seu sucesso.
Estas almas satisfazem o Senhor com sua simples sinceridade.
Para mostrar Sua misericórdia , o Senhor aparece pessoalmente perante estas almas sinceras.
Para aqueles que querem mais alguma coisa do Senhor, que não aspiram a Sua completa misericórdia, o Senhor envia através da Sua energia ilusória um mestre espiritual apropriado a sua mentalidade.
Uma pessoa sincera nunca encontra dificuldade, mas rapidamente encontra o Guru fidedigno."

Fim da citação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

Se a nossa sinceridade for sem duplicidade, Sri Krsna como o Caitya Guru se manifestará como um Uttama-Uttama Guru, e nos guiará até ao estágio de Prema.
Se a nossa sinceridade for um pouco menor, Ele se manifestará como um Madhyama-Uttama Guru, e nos guiará até o estágio de Bhava.
Se a nossa sinceridade for um poco menor, Ele se manifestará como um Kanistha-Uttama Guru, e nos guiará até os estágios de Ruci e Asakti.
Se a nossa sinceridade for ainda menor, Ele se manifestará como um Madhyama Guru ou um Kanistha Guru.

A este respeito, Srila Prabhupada explica no Sri Upadesamrta, no significado do verso cinco:
"Um Vaisnava neófito (Kanistha), ou um Vaisnava situado na plataforma intermediária (Madhyama), também podem aceitar discípulos, só que tais discípulos tem que estar na mesma plataforma, devendo-se compreender que eles não podem avançar muito bem em direção ao objectico último da vida, sob a orientação insuficiente de tal mestre espiritual."

Fim da citação de Srila Prabhupada.

Portanto, é nossa sinceridade que irá ditar se teremos um Kanistha Guru, Madhyama Guru ou Uttama Guru.
Logo, não há por que se preocupar em aonde encontrar um mestre espiritual fidedigno.
Tão pronto alguém se mostre sincero, o Guru autêntico manifestar-se-á rapidamente.
Pela misericórdia do Caitya Guru e do Guru original Sri Nityananda Prabhu.

Sri Guru Asraya - Abrigo do Guru

No "Sri Krsna Bhajanamrta" de Srila Narahari Sarakara Thakura está explicado que devemos aceitar outro Mestre Espiritual caso o nosso Guru incorra em determinadas atitudes.

Desta forma poderemos seguir em frente na prática do serviço devocional.

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango
'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato
nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas tatah
premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah
pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruchi). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Fim da citação de Srila Rupa Goswami.

Um Madhyama Adhikari Guru pode nos levar somente até a fase de Nistha.

Precisamos de um Uttama Adhikari Guru para nos orientar até o último estágio de Bhakti, Krsna Prema.

Se o Guru (ou Diksa ou Siksa, ou Sannyasi, ou Vanaprastha, ou Grhastha ou Brahmacari ou um devoto ou uma devota) for um Madhyama Adhikari, ou se incorrer em determinadas atitudes incorretas devemos ser gratos por nos terem levado até um determinado estágio de Bhakti, porém não devemos rejeitá-los como evidenciado no "Sri Krsna Bhajanamrta".

Mas precisamos de um Uttama Adhikari Guru para nos orientar até o último estágio do processo de Bhakti que é Krsna Prema.

Isto é inquestionável.

É este Uttama Adhikari Guru que irá nos revelar nossa identidade espiritual original.

Isto é praticamente uma tradição no nosso Parampara que divide-se em duas linhas paralelas de Diksa Parampara e Siksa Parampara.

A lista (do livro "A Divina Sucessão") é muito grande, mas vamos começar por aqui:

Sri Baladeva Vidyabhusuna teve como Diksa Guru Sri Radha Damodara Goswami e Siksa Guru Srila Visvanatha Cakravarti Thakur.

Sri Jagannatha Das Babaji Maharaja teve como Diksa Guru Srila Madhusudana Dasa Babaji Maharaja e Siksa Guru Sri Baladeva Vidyabhusuna.

Srila Bhaktivinoda Thakur teve como Diksa Guru Sri Vipinvihari Goswami na linha de Sri Jahnava Mata e Siksa Guru Srila Jagannatha Das Babaji Maharaja.

Srila Gaurakisora Das Babaji Maharaja teve como Diksa Guru Sri Bhagavata Dasa Babaji e Siksa Guru Srila Bhaktivinoda Thakur.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur teve como Diksa Guru Srila Gaurakisora Das Babaji Maharaja e Siksa Guru seu pai Srila Bhaktivinoda Thakur.

As vezes o Diksa e Siksa são o mesmo como no caso de Srila Prabhupada.

Fim da citação de Rupa Vilasa Prabhu.

Do Gayatri Mahima Madhuri (SS Mahanidhi Swami):

"No começo o discípulo vê o Mestre Espiritual como o próprio Krsna, Saksad Hari. Ele pensa, "Meu Guru é Deus, o onisciente e onipotente salvador e libertador."

Mais tarde ele irá compreender que o Mestre Espiritual é um representante empoderado de Deus. O Guru é Saktyavesa, investido com uma potência especial ou Sakti pelo Supremo Senhor Krsna. Esta é a potência de misericórdia conhecida como Krpa Sakti Murti, ou a forma personificada da misericórdia de Krsna que aparece diante da alma condicionada.

Finalmente, um discípulo rendido e sincero compreenderá a eterna identidade do Mestre Espiritual. De acordo com seu desejo interno, o discípulo avançado encontrará o Mestre Espiritual situado num modo particular de devoção; Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya Rasa.

Ele poderá realizar o Manjari Svarupa do seu Gurudeva, e entender que ela (ele) esta actuando no campo de Lalita Sakhi servindo sobre a ordem de Sri Rupa Manjari.

Ele poderá perceber que seu Gurudeva esta habilmente executando Nikunja Seva para auxiliar Radha Madhava nos Seus encontros amorosos.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur (Vinoda Vallari Manjari) tinha esta visão do seu Guru:

nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ya yalibhir yuktir apeksaniya,tatrati- daksyad ati-vallabhasya,

"As Gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha Madhava ocorram na perfeição nos Vraja Nikunjas. Meu Gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas Gopis."

Quando questionado acerca da Rasa dos nossos Gaudiya Acaryas, Srila Prabhupada disse: "Na sua maioria, todos os Acaryas do nosso Parampara estão em Madhurya Rasa (Manjari Bhava)."

Portanto, enquanto canta o Guru Mantra, o discípulo em última análise irá meditar no Siddha Svarupa do seu Guru como uma Manjari."

Nas palavras de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:
"Nós não temos outra função a não ser servir Sri Guru."

Fim da citação de SS Mahanidhi Swami.

Ainda, e de acordo com o Pancaratra Pradipa, na adoração às Deidades deve-se fazer uma adoração preliminar (Manasa Seva) que consiste no Guru Puja:

Meditação na forma do mestre espiritual (Dhyana)

* Primeiro medite da seguinte forma no local aonde o seu Mestre Espiritual está situado:

"No Yoga Pitha em Sri Mayapur, na morada espiritual de Navadvipa, o Senhor Gaurasundara está sentado num trono de jóias.

A Sua direita está o Senhor Nityananda, e a Sua esquerda Sri Gadadhara.

A Sua frente, com as mãos postas, estão Sri Advaita e Srivasa Thakura, o qual segura um guarda-sol sobre a cabeça do Senhor Caitanya.

Numa plataforma de jóias num nível inferior ao trono do Senhor Gauranga, meu Mestre Espiritual está sentado."

* Enquanto canta o seguinte Mantra, medite na forma do seu Mestre Espiritual, e lembre-se das actividades e qualidades espirituais do seu Mestre Espiritual:

pratah sriman navadvipe dvi netram dvi bhujam gurum varabhaya pradam santam smaret tan nama purvakam

"Durante a manhã devemos lembrar-nos do Mestre Espiritual estando situado em Sri Navadvipa, tendo dois olhos e dois braços, sendo pacífico, e oferecendo bençãos e destemor enquanto seu nome é cantado."

* Então cante o Prema Dhvani para o seu Mestre Espiritual (Jaya Om Visnupada [nome do seu Mestre Espiritual] Ki Jaya).

Fim da citação do Pancaratra Pradipa.

No "Gayatri Mahima Madhuri", SS Mahanidhi Swami acrescenta:

"Também, antes de cantar o Guru Gayatri, ou a 3º linha do Gayatri, devemos meditar no Senhor Caitanya sentado num trono dourado acompanhado de Sri Nityananda Prabhu, Gadadhara Pandita e outros associados íntimos. Sentados numa plataforma num nível inferior está o nosso Parama Guru Parampara, e o nosso próprio Gurudeva. Todos os Gurus têm uma apecto dourado e estão vestidos com vestes puramente brancas. Na nossa mente devemos adorar nosso Gurudeva e o Guru Parampara com guirlandas, pasta de sândalo, flores e outras parafernálias de Puja.

Então devemos cantar o Guru Gayatri."

Fim da citação de SS Mahanidhi Swami.

Aindra Prabhu comenta:

"No Dasa Mula Tattva, Srila Bhaktivinoda Thakura explica a questão:

"Em ambas as formas de Sadhana Bhakti (Vaidhi e Raga) o Guru é necessário. Em Vaidhi Bhakti Sadhana, de acordo com o nível espiritual de sabor (Ruci) do praticante, o Guru dará as instrucções necessárias sobre a forma de como subjugar os Anarthas por seguir as injunções escriturais. Então, novamente, o Guru guiará o Raganuga Bhakti Sadhaka no caminho da Rasa, doçura espiritual, de acordo com a tendência espiritual intrínseca do discípulo.

O Guru deve analisar e definir a tendência natural inata Lobha (avidez) do discípulo por uma das quatro Rasas - Dasya, Sakhya, Vatsalya ou Madhurya. Tendo determinado a sua Lobha inata, o Guru orienta o discípulo neste sentido. Caso contrário, deixado por si mesmo, o discípulo irá tropeçar como um intruso desautorizado no caminho da Rasa e sua Lobha e Bhava nunca conseguirão fixar-se.

Não é que todos devam ser Sadhakas de Madhurya Rasa. O Guru, que é incapaz de determinar a Lobha inata do discípulo, deverá, sem duplicidade, manifestar a sua incapacidade e enviar seu discípulo para um outro Guru autêntico proficiente nesta ciência da Rasa. Para um discípulo Sadhaka, é uma catástrofe espiritual se ele não tiver o abrigo de um Guru autêntico altamente qualificado.

Se a boa fortuna visita uma entidade viva, e ela encontra um devoto puro o qual é um recipiente da misericórdia infindável de Sri Caitanya então esta alma afortunada irá certamente desenvolver atracção e avidez pelos sentimentos espirituais que adornam os eternos residentes de Vraja. Enquanto uma entidade não encontrar um devoto desta estatura permanecerá no nível de Vaidhi Bhakti, serviço devocional regulado. Mas, tão pronto como o praticante, sob orientação superior, tomar refúgio aos pés de lótus de Sri Caitanya, ele torna-se elevado no caminho de Raga Bhakti, serviço devocional espontâneo. "

Fim da citação de Srila Bhaktivinoda Thakura.

SG Aindra Prabhu continua:

"É imperativo, portanto, que a implementação progressiva de um grau avançado de iluminação devocional seja favorecida pela influência de Rasika Vaisnavas verdadeiramente elevados para impulsionar um movimento destinado a distribuir os frutos do amor à Deus (Vraja Prema). Não é que a missão de Sankirtana de Srila Prabhupada oponha-se as perspectivas de prosseguir no caminho de Raga, nem é legítimo que uma liderança institucional monopolize prerrogativas de elites com poder corporativo-religioso e Gurus eclesiasticamente "carimbados" como tais. Nós não podemos "carimbar" Paramahamsas.

Na verdade, como apenas os Maha Bhagavatas tem realmente a aptidão para outorgar Suddha Nama, sem o qual um discípulo candidato dificilmente faria um progresso tangível nesta era de Kali, é também o Paramahamsa Maha Bhagavata ele mesmo que se mantém como o representante abrangente e compreensivo do que o nosso Srila Prabhupada e o Acarya Parampara tem para nos oferecer. Devemos sempre lembrar - Não é que a autoridade constitui a verdade. A verdade constitui a autoridade. Isso é Guru Parampara."

Fim da citação de SG Aindra Prabhu.

Deveríamos considerar que qualquer devoto ou devota que segue todas as Angas de Bhakti possa ser Guru, do que considerar que o processo de Bhakti não é suficientemente forte ou que Srila Prabhupada não foi suficientemente forte para criar Gurus, ou que devotos ou devotas que seguem todas as Angas de Bhakti não estão sob o controle directo de Krsna.

SS Gaura Govinda Maharaja comenta:

"Vocês sempre pensam que são Drasta, aquele que vê, e que o Sadhu é Drsta, aquele que é visto.Todos vocês são assim. Todos pensam que são aqueles que vêem.Mas é exatamente o contrário. Vocês devem ser vistos e eles são aqueles que vêem. Pensem sobre isto profundamente.Eu penso que vocês não compreenderam perfeitamente o que eu disse.Nós sempre pensamos que somos aqueles que vêem e eles devem ser vistos. Mas de facto não é assim. É exatamente o contrário. Eles é que vêem e nós devemos ser vistos."

Fim da citação de SS Gaura Govinda Maharaja.

Se cantarmos puramente o Santo Nome (Suddha Nama), Srila Rupa Goswami na sua forma original como Rupa Manjari virá até nós e nos levará para Goloka Vrndavana.

Não há dúvida quanto a isto.

Guru Tattva não é uma coisa temporária barata.

O Guru original Sri Krsna não irá nos desamparar.

É simplesmente uma questão de fé. Se tivermos fé (a que move montanhas), Krsna irá manifestar-Se como o Guru nesta mesma medida.
Eles muitas vezes aparecem nos seus Samadhis.
Srila Rupa Goswami costumava aparecer para Srila Prabhupada no Templo de Radha Damodara. Existem muitos destes casos.

Srila Vyasadeva manifestou-Se para Madhvacarya.

Duvidar disto é duvidar de todo o processo da Consciência de Krsna e do seu poder extraordinário.

Na ISKCON existem devotos com muita fé. Vejam o exemplo de SS Yadunandana Maharaja. O seu primeiro Mestre Espiritual caíu. Ele aceitou outro Mestre Espiritual que também teve problemas com o sexo oposto. E no entanto ele foi recentemente iniciado como Swami.

Gaura Premanande Hari Haribol !!!

Abaixo apresento a bibliografia de todas as citações, e o que não foram citações são minhas colocações.

"O Upadesamrta", O Néctar da Instrucção", BBT, 1975, A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

"Amrta Vani - Nectar of Instructions for Immortality", Touchstone Media, 2004, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

"Gayatri Mahima Madhuri", ISKCON Vrndavana, 1998, Mahanidhi Swami.

"Divina Sucessão", BBT, 2003, Rupa Vilasa Dasa.

"Pancaratra Pradipa - Ilumination of Pancaratra", ISKCON GBC Press, 1994.

Site do Kirtana 24 Horas de Aindra Prabhu:
http://www.24hourkirtan.com/

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari