terça-feira, 13 de outubro de 2009

Guru Tattva – Servos do Guru

A diferença entre um Sahajiya e um Gaudiya Vaisnava autêntico como Srila Prabhupada, é que os Sahajiyas "oferecem" o Siddha Deha de uma forma barata e prematura e os Gaudiya Vaisnavas autênticos primeiro almejam na fase de Sadhana e depois realizam o Siddha Deha numa fase avançada.

Mas em ambos os casos o Guru irá guiar o discípulo na execução do seu Bhajana.

A relação com o Mestre Espiritual é eterna.

Srila Prabhupada ficava muito satisfeito com seus discípulos e dizia que eles estavam a ajudá-lo a servir o seu Mestre Espiritual (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur).

Entre muitos exemplos na adoração à Deidade quando instalamos um Asana para a adoração, no final da instalação meditamos que nosso Guru senta no seu próprio Asana para servir Sri Sri Radha Krsna e só depois sentamos para servir as Deidades em nome de nosso Guru.

Quando adoramos o Guru com os 16 Upacaras, oferecemos para a mão do Guru folhas e Manjaris de Tulasi para que ele (o Guru) ofereça-os às Deidades..............................

A ISKCON até pode mudar a forma de como os devoto(a)s escolhem seus respectivos Gurus.

Ou seja, de que os Gurus não sejam mais escolhidos pela Instituição mas pelo próprio devoto(a), o que pessoalmente penso que está correcto.

Mas isto não muda em nada o relacionamento eterno de Guru e discípulo e nem tampouco é uma garantia de que o Guru não terá problemas na sua vida devocional.

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz:

"Nós recebemos um mestre espiritual de acordo com nossa disposição.

Diferentes pessoas tem diferentes mentalidades, e o omnisciente Senhor envia para cada pessoa um mestre espiritual apropriado.

Existem aqueles que desejam a misericórdia sem duplicidade do Senhor e que são completamente dependentes d'Ele para o seu sucesso.

Estas almas satisfazem o Senhor com sua simples sinceridade.

Para mostrar Sua misericórdia , o Senhor aparece pessoalmente perante estas almas sinceras.

Para aqueles que querem mais alguma coisa do Senhor, que não aspiram a Sua completa misericórdia, o Senhor envia através da Sua energia ilusória um mestre espiritual apropriado a sua mentalidade."

Fim da citação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura do "Amrta Vani" - Nectar of Instructions for Immortality", Touchstone Media, 2004, página 28.

Vosso servo
Prahladesh Dasa