quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Asraya Tattva - Um Tópico Bastante Profundo

Afirmação:

"...do ponto de vista epistemológico, não se pode dizer que a difereça de posição entre dois vaishnavas, atuando como guru e discípulo, seja insuperável."

Nossa colocação:

Bem, aqui devemos considerar alguns pontos. Embora na morada transcedental de Vrndavana e por acção de Yogamaya as diferenças sejam diminuídas e o serviço seja executado de uma forma íntima com Radha Krsna e outros associado(a)s, ainda assim existe uma "hierarquia devocional".

Nós sempre iremos servir sob as ordens de nosso Guru na sua forma espiritual como Manjari, ou Sakha, ou Gopa. Além disso em Manjari Bhava, além de servirmos sob as ordens de nosso Guru com sua forma de Manjari, estaremos a servir Radha Krsna sob as ordens de Rupa Manjari que por sua vez serve Radha Krsna sob as ordens de Lalita Sakhi. Este é o nosso grupo. E assim, o Guru é sempre o Guru e o discípulo é sempre o discípulo.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakur (Vinoda Vallari Manjari) tinha esta visão do seu Guru:

nikunja-yuno rati-keli-siddhyai, ya yalibhir yuktir apeksaniya,tatrati- daksyad ati-vallabhasya,

"As Gopis fazem todos os arranjos necessários para que os passatempos conjugais íntimos de Radha Madhava ocorram na perfeição nos Vraja Nikunjas. Meu Gurudeva esta habilmente auxiliando como uma serva das amadas Gopis."

O Manual de adoração autorizado pela ISKCON, "Pancaratra Pradipa" diz que quando terminamos de adorar o Guru devemos oferecer orações ao Guru (Guru Stuti):

tvam gopika vrsaraves tanayantike ’si
sevadhikarini guro nija-pada-padme
dasyam pradaya kuru mam vraja-kanane sri-
radhanghri-sevana-rase sukhinim sukhabdhau

"Meu querido Mestre Espiritual, o senhor está sempre na presença da filha do rei Vrsabhanu, Radha a vaqueirinha. Por favor, conceda-me os seus pés de lótus, que são os proprietários do serviço devocional. Por favor, coloque-me no oceano de bem-aventurança por dar-me felicidade na doçura do serviço aos pés de lótus de Sri Radha nos bosques de Vraja Dhama." (Sri Mukta Carita, Raghumatha Dasa Gosvami)

radha-sanmukha-samsaktim sakhi-sanga-nivasinim
tam aham satatam vande guru-ruupam param sakhim

"Eu adoro meu Guru para todo o sempre, o qual na sua forma como uma exaltada Sakhi está alegremente imerso na companhia de Srimati Radhika e de outras Sakhis." (Sri Guru Rupa Sakhi Pranama - Pancaratra Pradipa)

Isto é Visrambhena Guru Seva, ou o serviço íntimo e com afeição ao Mestre Espiritual, como descrito por Srila Rupa Goswami no Bhakti Rasamrta Sinddhu.

Também devemos considerar que nos planetas Vaikhuntha, em Ayodhya, em Dvaraka e em Navadvipa o humor é de Dasya Rasa e sempre existirá uma relação amorosa muito intensa e íntima (Aisvarya Prema Bhakti), mas notadamente com um sentido de grande respeito e reverência em relação ao servo e o servido.

Em relação a afirmação de que as vezes o discípulo assume o papel de Guru do seu próprio Guru, isto é descrito no Sri Bhajanamrta.

Quando o Guru tem problemas devido a fraqueza e não devido a ofensas, o discípulo não deve abandoná-lo mas deve tentar "pregar" para o Mestre Espiritual para tentar ajudá-lo e caso não consiga então deve abandoná-lo e procurar outro Guru.

Uma vez que ele consiga "recuperar" seu Guru, a relação continuará como antes.

E assim, o Guru é sempre Guru e o discípulo é sempre discípulo.

Guru Seva ou Asraya Tattva é um tópico bastante profundo e difícil de compreender.

O Guru é um só, mas pode se manifestar de muitas formas, até mesmo como Diksha.

Um Nama Diksha Guru, um Mantra Diksha Guru, um Sannyasa Diksha Guru.

Srila Prabhupada aceitou Nama e Mantra Diksha de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura e Sannyasa Diksha de Srila Bhaktiprajnana Kesava Maharaja.

Alguém poderá ter um Diksha Guru puro e um Siksha Guru puro. Qual irá se manifestar?

As vezes temos pouco contacto físico com o Guru (Diksha ou Siksha).

As vezes abandonamos o corpo sem alcançarmos a perfeição devocional e temos que aceitar outro corpo e outro Guru avançado.

E no momento de alcançarmos a perfeição devocional qual o Guru que irá se manifestar e revelar a sua e a nossa identidade espiritual orignal?

No momento certo Krsna saberá enviar aquele que for apropriado, pois o Guru é um só.

Nossa meta é servir o Guru (o nosso Guru manifesto agora, confiando em Krsna de que este é o Guru apropriado para nós) e alcançar Suddha Nama (cantar puro do Santo Nome).

Em relação a indagação:

"De acordo com os ensinamentos de Srila Prabhupada, para o Guru poder
liberar o discípulo, tem ele que ser uma alma liberada?"

Raridade do Serviço Devocional Puro - Néctar da Devoção

"...E uma pessoa que aspira a alcançar o serviço devocional sozinha também não tem grandes esperanças, porque Krsna não concorda em conceder o serviço devocional indiscriminadamente a qualquer pessoa. Krsna pode facilmente oferecer a uma pessoa felicidade material ou liberação, mas não é com muita facilidade que Ele concorda em conceder a ocupação em serviço devocional a uma pessoa. Na realidade , só se pode conseguir o serviço devocional por intermédio da misericórdia de um devoto puro. No Caitanya Cartamrta se diz: "Pela misericórdia do mestre espiritual (que é um devoto puro) e pela misericórdia de Krsna pode-se alcançar a plataforma do serviço devocional. Não há outro caminho....

...Prahlada Maharaja também confirma no Srimad Bhagavatam que uma pessoa não pode atingir a fase do serviço devocional simplesmente por seus esforços pessoais, ou com as instrucções de autoridades superiores. É preciso que ela seja abençoada pela poeira dos pés de lótus de um devoto puro que esteja completamente livre da contaminação de desejos materiais."

O Bhagavad Gita Como Ele É 4.34

upadeksyanti te jnanam

jnaninas tattva-darsinah

"...As almas auto-realizadas te podem transmitir conhecimento porque viram a verdade."

Significado por A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada

"...A satisfação do mestre espiritual auto-realizado é o segredo do progresso na vida espiritual...

Condenam-se neste verso a obediência cega e as perguntas absurdas. Não só é necessário ouvir com rendição o mestre espiritual, mas também deve-se obter dele um entendimento claro, com submissão, serviço e indagações...."

Alguém poderá interpretar estas afirmações de Prabhupada assim:

"Mas nós já tivemos a misericórdia do devoto puro, já fomos abençoados pela poeira dos pés de lótus de um devoto puro, e este devoto puro é Srila Prabhupada. Somos todos discípulos (Sikhsa) de Srila Prabhupada.

Outros poderão interpretar que estas afirmações de Prabhupada referem-se a necessidade de receber a benção de um devoto puro, um Guru "VIVO" (Diksha ou Siksha).

As duas coisas são possíveis e importantes.

1 - Se afirmamos que somente o Siksha de Prabhupada é importante, vamos contra o desejo de Prabhupada que seus discípulos se tornassem avançados (Bhaktivedantas) e aceitassem milhares de discípulos e também limitamos o poder de Bhakti Yoga para o surgimento de novos devotos. Desta forma, não somos muito diferentes dos Rtviks, porque literal e praticamente anulamos o papel do Diksha e Siksha Guru que passam a ser irrelevantes. Isto somente demonstra a nossa incapacidade de satisfazer o desejo de Srila Prabhupada.

2 - Na outra interpretação negligenciamos a posição única de Srila Prabhupada como Siksha Guru de toda ISKCON.

Enquanto que estas afirmações podem ser interpredadas de forma diferente e subjetivamente, existem certas afirmações as quais uma dupla interpretação é mais difícil.

Por exemplo:

"Eu quero que todos os meus filhos e filhas espirituais herdem este título de Bhaktivedanta, para que o diploma transcedental da família continue através das gerações. Aqueles que tiverem este título de Bhaktivedanta, ser-lhes-á permitido iniciar discípulos. Talvez lá por 1975, todos os meus discípulos poderão iniciar e incrementar o número das próximas gerações. Este é o meu programa. (Carta a Hamsaduta, 03/01/1969)

"Não há como impedir ninguém, qualquer um pode tornar-se um mestre espiritual desde que conheça a ciência de Krsna. Esta é a única qualificação, e esta ciência na essência está contida no Bhagavad Gita. No presente momento, milhares de mestres espirituais são necessários para espalhar esta grande ciência pelo mundo todo." (Raja Vidya Cap.7)

"Espera-se que todo estudante torne-se um Acarya. Acarya significa que alguém conhece as injunções escriturais e segue-as de forma pratica na sua vida, e ensina-as aos seus discípulos...Mantenha-se rigidamente treinado e assim você será um Guru fidedigno, e você poderá aceitar discípulos neste mesmo princípio. Mas por uma questão de etiqueta é costume que durante a presença do seu mestre espiritual você traga os candidatos a discípulos para ele, e na sua ausência ou desaparecimento você poderá aceitar discípulos sem limitações. Esta é a lei da sucessão discipular. Eu quero ver meus discípulos tornarem-se mestres espirituais fidedignos e espalharem a Consciência de Krsna amplamente, isto fará de mim e de Krsna muito felizes." (Carta a Tusta Krsna, 02/12/1975)

Como dar uma outra interpretação a estas declarações de Prabhupada, além do que é óbvio, da que Prabhupada queria que seus discípulos se tornassem devotos avançados puros e aceitassem discípulos ainda que ele soubesse que eles não eram?

Portanto, o Siksha puro de Prabhupada é importante e o Siksha puro de seus seguidores também o é.

Que o Senhor Krsna nos salve das loucuras de Kali Yuga !!!

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari