terça-feira, 16 de junho de 2009

Viveka e os Princípios Reguladores

Viveka - distinção e discriminação entre o que é real e o que não é real, verdadeiro e falso, realidade e ilusão.

Deve-se cultivar Viveka ou a discriminação entre o eu real e o corpo material.
Através de Viveka deve-se constantemente apontar para a mente os defeitos da vida material e do gozo dos sentidos.

Alguns consideram Viveka como desqualificar ou depreciar a existência.

Mas Viveka é muito importante.

Viveka deve sempre ser cultivada na mente repetidamente. Deve-se sempre pensar na pureza e glória da vida espiritual e constantemente apontar para a mente os defeitos da gratificação dos sentidos.

Obviamente, não basta condenar a lúxuria para afastar a mente da gratificação dos sentidos.

Juntamente com o cantar de Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, e até a fase de Ruci, Viveka deve ser cultivada.

Por um lado ao ocuparmo-nos em cantar Hare Krsna na associação de devotos avançados experimentaremos um gosto superior e nos fixaremos em Consciência de Krsna (BG 2-59), e neste sentido, não será necessário enfatizar tanto seguir os princípios reguladores.

Por outro lado, devido que até a fase de Ruci dificilmente absorvemo-nos no cantar e facilmente deixamo-nos levar pelo prazer sensorial, Viveka deve ser diligentemente cultivada, e assim os princípios reguladores devem ser devidamente salientados.

No Bhagavad Gita, o Senhor Krsna e Srila Prabhupada explicam isto muito bem.

"A alma corporificada pode restringir-se do gozo dos sentidos, embora permaneça o gosto pelos objectos dos sentidos. Porém, interrompendo tais ocupações ao experimentar um gosto superior, ela se fixa em consciência."
(BG 2-59)

Significado por Srila Prabhupada:

"Se a pessoa não se situar transcedentalmente, não lhe será possível evitar o gozo dos sentidos. O processo de restrição do gozo dos sentidos por meio de regras e reugulações é algo como restringir um doente de certos tipos de comestíveis. O paciente, porém, nem gosta destas restrições nem perde o interesse pelos alimentos. Do mesmo modo, a restrição dos sentidos por meio de algum processo espiritual como Astanga Yoga, em conexão com Yama, Nyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana, etc é recomendada à pessoas menos inteligentes que não tem um conhecimento brilhante. Mas quem, no curso de seu progresso na Consciência de Krsna, experimentou a beleza do Supremo Senhor Krsna, perde o gosto por coisas materais mortas. Portanto, as restrições valem para os neófitos menos inteligentes no progresso da vida espiritual, mas estas restrições só valem até o ponto de se adquirir gosto pela Consciência de Krsna. Quando se é de facto consciente de Krsna, automaticamente se perde o gosto por coisas insípidas."

Esta é a recomendação dos Acaryas e dos Sastras.

Se algum devoto(a) não se sente a vontade de explicar os princípios reguladores na sua exposição sobre a Filosofia da Consciência de Krsna devemos respeitar.

Srila Prabhupada nunca teve nenhum problema em explicá-los nas mais diferentes situações. Mas claro, era Srila Prabhupada.