terça-feira, 16 de junho de 2009

Quem Necessita Executar Hari Nama Sankirtana?

Por Aindra Prabhu

"Em Kali Yuga nenhuma outra actividade devocional supera a actividade corrente prescrita do Yuga Dharma, Hari Nama Sankirtana. Na verdade, no que diz respeito ao progresso apropriado do Movimento da Consciência de Krsna, todos os outros Dharmas e todas as Angas adjuntas de Bhakti devem subordinar-se ao serviço do Yuga Dharma para serem consideradas favoráveis. 

Todas as acções relacionadas com o Movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya podem ser aceitas como Sankirtana ou facetas diferentes do princípio de Sankirtana na medida em que podem factualmente inspirar, promover e facilitar ou pelo menos positivamente complementar directamente a execução do Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana.
Por favor, Kali Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana é o Yuga Dharma para toda esta Yuga.

Kali Yuga dura um total de 432.000 anos, dos quais apenas uns meros 5.000 anos se passaram. O entendimento deve ser de que o processo de Nama Sankirtana é aplicável a todas as almas que apareçam na Terra, em particular na forma humana de vida, durante todo este tempo de 432.000 anos. Os ciclos funcionais de Yugas deste nosso planeta não são aplicáveis em outros sistemas planetários superiores ou inferiores. 

Sendo assim, espera-se que nós que aparecemos nesta Terra no presente momento, tiremos pleno partido desta oportunidade dourada de Nama Sankirtana para voltarmos facilmente ao Lar, voltar ao Supremo. Não que um pouco depois de 500 anos após o Senhor e Seus associados descenderem para inaugurar o sistema de sacrifício para toda esta era, que algum outro processo deva ter prioridade ou precedência.

Se não temos total confiança no canto congregacional do Santo Nome, se temos muito pouco sabor e atracção por cantar e dançar, e assim, um relativo desinteresse ou desviamo-nos para outros compromissos, deixando-nos pouco ou nenhum tempo para levar a sério a religião da era, se não reconhecemos a beleza e o valor de Hari Nama Sankirtana, e se não temos a intenção de ajudar a impulsionar o Dharma mais sublime enfaticamente prescrito pelo Senhor Caitanya, então devemos simplesmente compreender que fomos amaldiçoados por Yamaraja, que não percebemos o objectivo do Movimento para a Consciência de Krsna, e que nós não compreendemos realmente o aspecto da misericórdia mais elevada da Audarya Lila em curso do Senhor de pregar o Movimento de Sankirtana por todo o mundo.

O aspecto mais elevado de misericórdia da Audarya Lila em curso do Senhor é elevar as almas condicionadas caídas para a perfeição mais elevada de desfrutar do serviço amoroso eterno espontâneo à Radha e Krsna em Madhurya na plataforma de Vraja Prema. Não há dúvida sobre isso. Golokera Prema Dhana, Hari Nama Sankirtana.

Qualquer Goloka Rasa pode ser desperta pelo desempenho de Vipralambha Rasa Maya Hare Krsna Maha Mantra Sankirtana.

Sendo assim, como Rasaraja Mahabhava, Sri Caitanya Mahaprabhu apareceu neste mundo principalmente para distribuir sem obstáculos o doce néctar supremo de Radha Dasya, e não deveria surpreender ninguém que o Sankirtana fundamental e incomparável do Maha Mantra - Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna , Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare - apareceu principalmente para estimular e nutrir distintamente a Unnatojjvala Vraja Rasa.

Na mam duskrtino mudhah prapadyante. . . Mas quem são os Mudhas? O termo Mudha não retrata exclusivamente os outros. Por muito que nós, como bestas de carga, continuemos equivocadamente a suportar uma grande sobrecarga e grande quantidade de egoísmo corpóreo, apegos materiais acessórios, e conceitos errados acerca do processo recomendado, pelo qual as conclusões filosóficas últimas dos ensinamentos da Gaudiya Sampradaya possam ser implementadas e realizadas na prática, isto é o quanto podemos considerar-nos a nós próprios Mudhas.

naham prakasah sarvasya
yoga-maya-samavrtah
mudho 'yam nabhijanati
loko mam ajam avyayam

"Eu nunca Me manifesto aos tolos e ininteligentes. Para eles, Eu estou coberto por minha potência interna (Yoga Maya), e portanto eles não sabem que Eu sou não nascido e infalível."

(BG 7-25)

Kaviraja Gosvami declarou no seu Caitanya Caritamrita (Adi 17-22), Kali Kale Nama Rupe Krsna Avatara: Nesta era de Kali, Krsna descende da Sua morada eterna, sob a forma do Maha Mantra Hare Krsna. Paritranaya Sadhunam - é o Sri Hari Nama Prabhu, que descende para liberar os Sadhus e aumentar a sua fé no processo de Sankirtana Yajna enquanto oferece um profundo gosto pela sua execução, assim, atenuando a sua (dos Sadhus) agonia da separação.
Vinasaya ca duskrtam - é Sri Hari Nama quem aniquila o Anartha demoníaco de uma mentalidade congestionada que gera uma infeliz relutância, indiferença e desinteresse sobre o desempenho do Sankirtana. 

Em Kali-Yuga, não ocupar a própria energia na realização do Yuga Dharma Nama Sankirtana pode ser considerada a principal forma de irreligião. Sempre e onde quer que exista um declínio em seu desempenho - yada yada hi dharmasya glanir bhavati - e um aumento predominante da negligência disso - abhyutthanam adharmasya - então, Tada, nesse momento - dharma-samsthapanartaya - é apenas o Sri Hari Nama , aparecendo através dos lábios do devoto puro do Senhor, que poderá reestabelecer com veemência o dever ocupacional eterno das Jivas, Nama Sankirtana.

Assim também, é Sri Hari Nama, que descende para graciosamente conferir amor puro a Si mesmo através da cultura do Nama Sankirtana Yajna. Mesmo assim, o Krsna Nama reserva-Se o direito de expor-Se ou esconder-Se em resposta a qualidade individual de cada pessoa. Lamentavelmente, neófitos desorientados possuíndo tendências persistentes de Mudha não reconhecem a verdadeira natureza do Santo Nome, que, apesar de ser não nascido, inconcebivelmente toma nascimento de Sua mãe, que assume a forma da língua de um devoto puro.

O começo, meio, e o culminar de Saranagati (entrega ao abrigo do Senhor) como uma expressão concreta do nível de Sraddha de uma pessoa é actualizada nesta Era através da entrega ao serviço do Santo Nome. E a principal metodologia para essa entrega é a propagação do actual Yuga Dharma, o canto congregacional do Santo Nome. 

Esta verdade foi profusamente demonstrada por Sri Gauranga nos Seus passatempos terrenos manifestos.

Apenas os devotos Prema Ruruksu, que são consideravelmente avançados no caminho da pura devoção, podem realmente entender o poder do Santo Nome e a necessidade de tomar pleno abrigo no processo de Nama Sankirtana.

bhaktya tv ananyaya sakya
aham evam-vidho 'rjuna
jnatum drastum ca tattvena
pravestum ca parantapa

"Meu querido Arjuna, só pelo serviço devocional indiviso é possível [como Nama Rupa Avatara] compreender-Me como sou, tal qual Me apresento [a dançar] diante de ti [na sua (do devoto) língua], e assim poder Me ver directamente. Só desse modo podes ingressar nos mistérios da compreensão acerca de Mim." (BG 11-54)

atah sri-krsna-namadi
na bhaved grahyam indriyaih
sevonmukhe hi jihvadau
svayam eva sphuraty adah

"Ninguém pode compreender a natureza transcendental do nome, forma, qualidade e passatempos de Sri Krsna com os sentidos materiais contaminados. Os nomes transcendentais, formas, qualidades e passatempos do Senhor somente revelam-se quando alguém se torna espiritualmente saturado por serviço transcendental ao Senhor"
(Bhakti Rasamrta Sindhu 1.2.234)

Aqui, novamente, em Kali-Yuga, "serviço transcendental ao Senhor " está conectado principalmente com o canto congregacional do Santo Nome.

Infelizmente, aqueles com mentalidade de asnos (Bhara Vahi), Kanistha Bhaktas externamente absortos em escassos padrões espirituais, embora socialmente estabelecidos através de uma afiliação Gaudiya religiosa institucional, têm muito pouca ou nenhuma percepção verdadeira da eternidade, infalibilidade e onipotência dos próprios Nomes de Krsna, Suas formas, qualidades e passatempos.

Devido às reações residuais pecaminosas, insuficiente acumulo de actividades piedosas nesta e em vidas anteriores, e uma tendência para cometer Nama Aparadha, são incapazes de adorar o Santíssimo Nome com a determinação necessária para ganhar experiência muito tangível da eficácia do Nama Sankirtana. 

Nessa sentido, sua fé e uma concomitante renúncia à repressão directa do Yuga Dharma, largamente carecem de firmeza. Em termos de discernimento espiritual, não sabem claramente o que é que deve e o que é que não deve ser feito. Sua busca de Consciência de Krsna carece de priorização apropriada.

Eles desrespeitam as injunções escriturais e seguem-nas somente da boca para fora. Deste modo, não se submetem ao processo prescrito recomendado nas escrituras para esta Era e, portanto, dão pouca importância para a prática do canto e dança congregacional.

Assim, o seu nível de falta de fé em matéria do canto congregacional do Santo Nome relega a sua maneira de pensar para o domínio do Mudhaismo variado. O Srimad Bhagavad-Gita salienta que quatro tipos de devotos neófitos fiéis começam o processo de rendição devocional com a esperança de ganhar o favor do Senhor - os aflitos (artah), que são, em certa medida Mukti Kamis, na esperança de obter a paz de espírito por cantarem a sombra do Nama; os curiosos (jijnasuh), que estão curiosos sobre os efeitos de cantar o Santo Nome; os que procuram riquezas(Artha-arthi), que são, em certa medida Bhukti Kami, esperando satisfazer desejos de ganho material por executar Sankirtana, e os sábios (jnani), que realmente sabem as coisas como elas são e lealmente desempenham Sankirtana do Santo Nome com uma aspiração ao progresso devocional puro.

Todas essas pessoas são consideradas mais ou menos piedosas (sukrtinah), elegíveis para a elevação à plataforma de Madhyama Adhikara através da associação com devotos puros. Por outro lado, há aqueles de nós que, embora posem como devotos, incessantemente declinam em reconhecer a necessidade de aderir de forma intencional ao processo de Nama Sankirtana. 

Sob o pretexto de diversos outros compromissos devocionais e "responsabilidades" institucionais, trivialmente declaram-se isentos da necessidade de executar seriamente o Yuga Dharma.
Devido a uma debilidade miserável sob a influência da energia ilusória do Senhor, dificilmente conseguem ver a ligação entre o desempenho do Sankirtana e a satisfação de todas as exigências materiais e espirituais. 

Na medida em que deixamos de apreciar e fervorosamente efetivamos a propagação do Nama Sankirtana, resíduos de tendencias demoníacas persistirão em nossos corações. 

Correspondentemente, os termos duskrtinah, mudhah, naradhamah, e mayayapahrta-jnanah encontradas no Gita indicam também as nossas próprias carências devocionais individuais e colectivas.

Então, quem são os Mudhas? Somos o Mudhas! Por quê? Porque mesmo sabendo a verdade de propagar o Yuga Dharma como o único método viável através do qual o objectivo da vida pode ser alcançado de forma prática e este objectivo está mesmo a nossa frente, continuamos a ignorar o óbvio e apegamo-nos a tantas estratégias supérfluas. 

Sobre o fundamento de várias ocupações conscientes de Krsna, arriscamo-nos a abandonar o corpo como perdedores, sem nunca ter verdadeiramente entendido adequadamente ou apropriadamente aplicado a ciência da auto-realização.

Yo va etad aksaram gargy aviditvasmal lokat praiti sa krpanah. "Ele é um homem avarento que não resolve os problemas da vida como um ser humano e que, portanto, sai deste mundo como os gatos e cães, sem compreender a ciência da auto-realização." (Brhad-aranyaka Upanisad 3.8.10) 

Esta forma humana de vida muito breve é um trunfo muito valioso para dissipar as atribulações da existência condicionada, que gira em torno da busca de felicidade última. Portanto, quem não utiliza apropriadamente esta oportunidade valiosa para a realização de Vraja Prema através do processo de Nama Sankirtana é um miserável.

Todas as outras práticas espirituais podem ser consideradas legítimas, na medida em que realçam o desempenho de Hari Nama Sankirtana. A medida que dispendemos nosso tempo executando actividades que não são o Hari Nama Sankirtana ou que apoiam, inspiram, ou facilitam o desempenho directo de Hari Nama Sankirtana, está mesma medida deve ser considerada um desperdício devocional da nossa forma de vida humana.
O Movimento da Consciência Krishna não é o Movimento de Arcana do Senhor Caitanya. 

Não é o Movimento da distribuição de Prasada da "religião da cozinha" do Senhor Caitanya.

Também não é o Movimento do Senhor Caitanya dos encontros administrativos, nem é o Movimento Varnasrama do Senhor Caitanya, nem é o Movimento de protecção às vacas. Não é o Movimento das fraudes monetárias do Senhor Caitanya, nem os viciados em computadores do Senhor Caitanya, desenvolvimento social, serviço comunitário, serviço internacional de arranjar casamentos; protecção às crianças; ou comer, dormir, entreter bebezinhos, ou o Movimento de troca de favores ou de calúnias em relação aos outros.

Por favor, gostaríamos de deixar muito claro que o Movimento da Consciência de Krsna do Senhor Caitanya é o Movimento de Sankirtana.

Um Movimento que em primeiro lugar não inspira, promove e facilita seus membros numa concertada absorção no Kali Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana, dificilmente pode ser considerado um Movimento de Sankirtana. Além disso, um Movimento de Sankirtana que negligencia deliberadamente encorajar a execução de Raga Bhajana para a realização de Vraja Prema, não é o Movimento de Sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Nesta Kali Yuga, não há a questão de agradar o Senhor Krsna sem agradar o Senhor Caitanya. Os seres humanos com uma boa substância cerebral (su-medhasah) reconhecem inteligentemente que o Senhor Caitanya fica imensamente satisfeito com o desempenho de Lobha Maya Sneha Samyukta Nama Sankirtana (completa ocupação no canto congregacional com profundo afecto). 

Não há um Dharma universalmente viável nesta era a não ser o canto congregacional do Santo Nome.
Nesta era de Kali o sucesso de qualquer outro ramo de serviço devocional - não excluindo a execução de Bhagavata Sravana Kirtana, do qual a distribuição transcendental de livros (brhat-kirtana) é uma extensão - largamente depende de uma absorção isócrona (frequência constante) directa na prática do Nama Sankirtana. 

Isto é visto, com referência ao Acarya Vani, que os devotos rendidos e muito elevados preferem exclusivamente e sem nenhuma dúvida abraçar o cantar congregacional do Santo Nome em vez de recorrer a outros processos devocionais para a evolução de Prema.

Nos Bhakti Sastras a eficácia do Nama Sankirtana está bem estabelecida sobre todos as outras Angas de Bhakti. De facto, Nama Sankirtana permanece sozinho como a maior das práticas devocionais (Maha Sadhana) e, portanto, reina supremo como o único meio infalível de alcançar o amor por Deus (Vraja Prema). 

Não é que outras formas de serviço devocional são tão boas como o Nama Sankirtana, e que de uma forma ou outra o Nama Sankirtana não seja suficientemente bom (financeiramente viável ou o que seja), obrigando-nos realmente a não destacar o seu desempenho de forma alguma. Se queremos propor que Nama Sankirtana não é bom o suficiente para merecer a nossa preocupação, então qualquer outro envolvimento alegadamente "tão bom como o" Nama Sankirtana também deveria ser igualmente ignorado.

Além disso, a proposição de que qualquer outra actividade devocional é de alguma forma melhor do que a execução do Yuga Dharma deveria ser considerada uma loucura vergonhosa. Qualquer outra Anga de Sadhana Bhakti merece ser louvada como Sadhana apenas se, de alguma forma, facilita a absorção em Nama Sankirtana Rasa. 

Ainda, qualquer Sadhana que fracasse em promover e que diminua o progressivo apego ao processo de Nama Sankirtana é simplesmente um Anartha, um obstáculo no caminho da perfeição final - ainda que em sentido lato, seja computado como alguma espécie de Sankirtana.

Não é simplesmente porque aderimos ao Movimento de Hari Nama Sankirtana do Senhor Caitanya, que não precisamos preocupar-nos em sair em Hari Nama Sankirtana. Como é que podemos esperar obter Ruci para algo que praticamente não fazemos?

Suddha Nama Kirtana Ruci não é algo tão barato que pelo simples facto de oficialmente e institucionalmente através de um regimentado gesto simbólico ou de um serviço estropiado da boca para fora possamos esperar obter isto. 

Temos de ir mais fundo, muito além da obrigação, além dos protocolos cerimoniosos dos "programas de Templo" estipulados.

Quando Mãe Yasoda estava tentando amarrar Bala Krishna ao pilão de moer, ficou mistificada ao descobrir que sempre estava dois dedos mais curta de obter o sucesso. Um dedo representa o esforço perseverante extra do devoto, o outro é a dispensação divina de Krsna, Sua misericórdia especial. 

Juntamente com quaisquer outros serviços que possamos estar a fazer em qualquer nível, todos nós, independentemente do escalão organizacional, fariamos bem em assiduamente encontrar ou fazer o tempo para tanto privada e publicamente ocuparmo-nos mais em Hari Nama Sankirtana e ver os resultados a longo prazo tanto internamente (pessoal / institucional) e externamente (fora da comunidade / Para Upakara).

Se as nossas autoridades proíbem, desencorajam, desvalorizam, ou de qualquer forma prejudicam nosso foco sobre o desempenho do Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana, então eles não são nossas autoridades. Se os nossos Gurus instruem-nos para não concentrarmos as nossas energias e recursos no desempenho do Yuga Dharma Hari Nama Sankirtana, então, com todo respeito, eles não são nossos Gurus."

Fim da citação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari