segunda-feira, 25 de maio de 2009

O Maha Mantra e as Sampradayas

Sankara Sampradaya

Os impersonalistas seguidores de Sankaracarya também cantam o Maha Mantra.

Só que para eles o Maha Mantra é simplesmente um instrumento ou uma ferramenta usada para adorar e depois é rejeitada.

Ramanuja e Madhva Sampradayas

Aqui o Maha Mantra é recitado para obter a liberação e o serviço espontâneo em Asvarya Dasya Rasa no caminho de Viddhi Marga Bhajana Kirtana.
Hare é considerado Hari, Rama é considerado 

Ramacandra e Krsna é considerado um Avatar de Narayana.

E assim eles alcançam Vaikuntha Viddhi Prema Bhakti.

Nimbarka Sampradaya

Diferindo dos demais e sem nenhuma evidência dos Sastras cantam o que chamam de Yugala Mantra:

Radhe Krsna Radhe Krsna 
Krsna Krsna Radhe Radhe
Radhe Syama Radhe Syama 
Syama Syama Radhe Radhe

Vallabha Sampradaya

Também sem nenhuma evidência dos Sastras negligenciam o Maha Mantra e cantam o que chamam de Astaksara Mantra:
Sri Krsna Saranam Mama

Gaudiya Sampradaya

O Maha Mantra:

HARE KRSNA HARE KRSNA 
KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA 
RAMA RAMA HARE HARE

é o próprio Krsna.

Hare é Mahabhava Sri Radha, Krsna é Rasaraja Sri 

Krsna e Rama é Krsna que dá prazer à Radha.

krsna nama cintamani anadi cinmaya

yei krsna,sei nama - eka tattva haya

"O Nome do Senhor Krsna é como uma eterna e transcendental pedra de toque. Krsna e seu Nome são idênticos; Eles são únicos e a mesma verdade absoluta."

De um modo geral os Gaudiyas seguidores do Senhor Caitanya cantam o Maha Mantra e alcançam o serviço espontâneo em Sakhya, Vatsalya e Madhurya Rasa no caminho de Raga Marga Bhajana Kirtana.

Ou seja, quando Lobha (avidez) desperta, Krsna deixa de ser o Senhor Supremo e passa a ser o amiguinho, o querido filho e o amado.

Maha Mantra Hare Krsna Ki Jaya !!!

Ainda, alguns academicos consideram que no Kali Santarana Upanisad o Maha Mantra é escrito de forma invertida começando com Hare Rama, e que esta escritura só foi introduzida muito tempo depois do desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Tais acadêmicos não têm nenhuma evidência a não ser a sua própria opinião a qual geralmente não é aceita nos meios eruditos da India.
O Kali Santarana Upanisad é um dos 108 Upanisads listados no Muktika Upanisad, e portanto anterior ao Senhor Caitanya.

Em relação a inversão do Maha Mantra, alguns consideram que devido a que o Maha Mantra Hare Krsna é um Mantra Védico que vem dos Upanisads e que só poderia ser vibrado por Brahmanas, o Senhor Caitanya inverteu-O para que todos pudessem cantá-Lo.

E assim, e de acordo com nossa Sampradaya, o mais importante é o significado profundo do som transcedental do Maha Mantra do que meramente um arranjo de Suas sílabas, ou em outras palavras Rama para os Gaudiyas Vaisnavas é Krsna que dá prazer à Radha.

Suvasa Prabhu escreveu:

"KRSNA é realmente muito "astuto". Na forma de Narasimha, Ele eliminou Hiranyakasipu e manteve as bençãos dadas por Brahma. E na forma de Caitanya Mahaprabhu, Ele não quebrou nenhuma convenção e ainda alterou o Maha Mantra sem alterá-lo na verdade, porque quando cantamos o MAHA MANTRA seguidamente, Ele vai se emaranhando e ficamos sem saber onde começa e onde termina. Sendo assim, Krsna mantém às escrituras inabaláveis e nos dá a misericórdia de podermos usufruir do MAHAMANTRA HARE KRSNA."
Fim da citação.

"So either you chant Hare Rama or you chant Hare Krsna, it is the same. There is no difference. Sometimes they first of all place "Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare." And sometimes they place "Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna..." There is no difference. Sometimes they say, "No, it should be Hare Rama first." Sometimes they..., "No, Hare Krsna." But that is not very important, childish. Any, either you say Hare Rama or Hare Krsna, the same. So this is to be done." (Srila Prabhupada - Srimad-Bhagavatam 3.25.44 Bombay, December 12, 1974)

Comunidade no Orkut:
"Eu canto Hare Krsna !"
http://www.orkut.com/Main#Community.aspx?cmm=18450584

Também:
Ungidos com Serviço Devocional
Jaiva Dharma e o Santo Nome
em:
www.bhaktirasayana.blogspot.com

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari