Sankara Sampradaya
Os impersonalistas seguidores de Sankaracarya também cantam o Maha Mantra.
Só que para eles o Maha Mantra é simplesmente um instrumento ou uma ferramenta usada para adorar e depois é rejeitada.
Ramanuja e Madhva Sampradayas
Aqui o Maha Mantra é recitado para obter a liberação e o serviço em Asvarya Dasya Rasa no caminho de Viddhi Marga Bhajana Kirtana.
Hare é considerado Hari, Rama é considerado Ramacandra e Krsna é considerado um Avatar de Narayana.
Hare é considerado Hari, Rama é considerado Ramacandra e Krsna é considerado um Avatar de Narayana.
E assim eles alcançam Vaikuntha Viddhi Prema Bhakti.
Nimbarka Sampradaya
Diferindo dos demais cantam o que chamam de Yugala Mantra:
Radhe Krsna Radhe Krsna
Krsna Krsna Radhe Radhe
Radhe Syama Radhe Syama
Syama Syama Radhe Radhe
Vallabha Sampradaya
Também de forma distinta cantam o que chamam de Astaksara Mantra:
Sri Krsna Saranam Mama
Gaudiya Sampradaya
O Maha Mantra:
HARE KRSNA HARE KRSNA
KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA
RAMA RAMA HARE HARE
é o próprio Krsna.
Hare é Mahabhava Sri Radha, Krsna é Rasaraja Sri Krsna e Rama é Krsna que dá prazer à Radha.
krsna nama cintamani anadi cinmaya
yei krsna, sei nama - eka tattva haya
"O Nome do Senhor Krsna é como uma eterna e transcendental pedra de toque. Krsna e Seu Nome são idênticos; Eles são únicos e a mesma verdade absoluta."
Os Gaudiyas seguidores do Senhor Caitanya cantam o Maha Mantra no caminho de Raga Marga Bhajana Kirtana no humor do Casal Divino em Vraja.
Maha Mantra Hare Krsna Ki Jaya !!!
Ainda, alguns acadêmicos consideram que na Kali Santarana Upanisad o Maha Mantra é escrito de forma invertida começando com Hare Rama, e que esta escritura só foi introduzida muito tempo depois do desaparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Tais acadêmicos não têm nenhuma evidência a não ser a sua própria opinião a qual geralmente não é aceita nos meios eruditos da India.
A Kali Santarana Upanisad é uma das 108 Upanisads listadas na Muktika Upanisad, e portanto anterior ao Senhor Caitanya.
Em relação a inversão do Maha Mantra, alguns consideram que devido a que o Maha Mantra Hare Krsna é um Mantra Védico que vem das Upanisads e que só poderia ser vibrado por Brahmanas, o Senhor Caitanya inverteu-O para que todos pudessem cantá-Lo.
E assim, e de acordo com nossa Sampradaya, o mais importante é o significado profundo do som transcedental do Maha Mantra do que meramente um arranjo de Suas sílabas, ou em outras palavras, Rama para os Gaudiyas Vaisnavas é Krsna que dá prazer à Radha.
Suvasa Prabhu escreveu:
"KRSNA é realmente muito "astuto". Na forma de Narasimha, Ele eliminou Hiranyakasipu e manteve as bençãos dadas por Brahma. E na forma de Caitanya Mahaprabhu, Ele não quebrou nenhuma convenção e ainda alterou o Maha Mantra sem alterá-lo na verdade, porque quando cantamos o MAHA MANTRA seguidamente, Ele vai se emaranhando e ficamos sem saber onde começa e onde termina. Sendo assim, Krsna mantém às escrituras inabaláveis e dá-nos a misericórdia de podermos usufruir do MAHA MANTRA HARE KRSNA."
Fim da citação.
"Então ou você canta Hare Rama ou canta Hare Krsna, é o mesmo. Não há diferença. Às vezes eles primeiro colocam "Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare". E às vezes eles colocam "Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna ...". Não há diferença. Às vezes eles dizem: "Não, deveria ser Hare Rama primeiro." Às vezes eles ... "Não, Hare Krsna." Mas isto não é muito importante, Qualquer um, ou você diz Hare Rama ou Hare Krsna, o mesmo. Então, isto deve ser feito". (Srila Prabhupada - Srimad-Bhagavatam 3.25.44 Bombaim, 12 de dezembro de 1974)