segunda-feira, 25 de maio de 2009

Namabhasa proporciona somente Liberação

www.iskcon.com

1. Namaparadha: Cantar condicionado com infracções.
(Aparadha = infracção)

Este é o nível da maioria das pessoas quando elas começam primeiramente a ocupar-se regularmente no canto. Se alguém continua neste nível, ele nunca vai entender Krsna corretamente, mesmo após milhares de anos de tal cantar. Ele permanece no mundo material.
Para atingir a próxima fase uma pessoa deve continuar humildemente a cantar o Maha Mantra Hare Krsna regularmente e com arrependimento, "Tenho cometido infracções desnecessariamente ou inconscientemente." Então, uma pessoa vai atingir a próxima fase denominada Namabhasa (canto sem ofensa).

2. Namabhasa: Canto liberado sem infracções
(Abhasa = manhã crepúsculo; "a sombra do Santo Some")

Esta etapa do cantar imediatamente liberta a pessoa das reacções de todos os pecados e dá a liberação.

Possui duas divisões: Namabhasa e Sraddha Namabhasa.

Namabhasa: Se alguém canta o Santo Nome acidentalmente, ou como uma piada, no decurso de discussões ordinárias, ou por negligência

Sraddha Namabhasa: Este é um momento em que um devoto completamente fiel canta na plataforma liberada e evita todos as infracções. Esta fase está quase na plataforma transcedental. O canto contínuo neste nível leva ao próximo.

3. Sudhanama: Cantar puro em amor à Deus
(Sudha = puro)

A etapa perfeccional: enquanto o devoto desfruta plenamente do néctar do Santo Nome (Nama), ele vê a forma de Krishna (Rupa), realiza Suas qualidades (Guna), e lembra Seus passatempos (Lila).

Fim da citação.

Uma pessoa pode se liberar mesmo depois de cantar o Nome de Krsna uma única vez, mesmo que não esteja completamente pura.
O Santo Nome de Krsna tem o poder de purificar uma pessoa completamente, mesmo que cante apenas uma vez. Uma mera sombra do Seu Nome (Namabhasa) tem o poder de dar liberação. Assim, é possível atingir liberação Vaisnava em Vaikuntha no momento da morte através de Namabhasa mesmo sem ser completamente puro.

No entanto, uma pessoa não pode entrar directamente na morada de Krsna (Vrajaloka) desta maneira. Assim, Vraja Prema Bhakti está além da liberação.

Para os Gaudiyas Vaisnavas nada menos do que Suddha Nama ou o cantar Puro dos Santos Nomes é requerido, pois somente assim podem voltar ao Lar, voltar à Goloka Vrndavana.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari