quinta-feira, 2 de abril de 2009

Antes de mais, agradecemos ao Prabhu Bhakta Alemão por seu texto muito inspirador.

Não há diferença entre o Nome, Rupa ou forma, Lila ou passatempos, parafernália, Dhama ou morada etc de Krsna.

Esta é a Natureza Absoluta de Krsna.

E assim, ao cantarmos o Nome de Krsna, podemos ver a forma de Krsna pelos ouvidos, e também ao contemplarmos a bela forma de Krsna, podemos cantar Hare Krsna com os olhos.

Desta forma, seguimos cantando ininterruptamente os Santos Nomes e contemplando a bela forma da Deidade do Senhor.

De facto o Senhor Krsna tem sentidos intercambiáveis, ou seja , um sentido pode executar a função do outro.

Quando um devoto(a) alcança a perfeição de cantar Hare Krsna, ou em outras palavras quando alcança Suddha Nama (o canto puro), seus sentidos (do devoto(a)) também tornam-se intercambiáveis.

Ao alcançar o canto puro em Nama Rasa, é-lhe revelado seu Siddha Deha (forma espiritual original) pelo Mestre Espiritual, e Rasaraja Sri Krsna manifesta-se pessoalmente para seu querido devoto.

No Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur abencoa-nos com a seguinte explicação:

Em primeiro lugar Krsna manifesta Sua Saundarya (Beleza).
O Senhor revela sua beleza pessoal aos olhos do devoto. Os sentidos e a mente do devoto tornam-se como olhos.
O devoto fica assim aturdido pelo êxtase de contemplar a beleza de Sri Krsna e para revivê-lo o Senhor manifesta,
em segundo lugar Sua Saurabhya (Fragância).
Todos os sentidos e a mente do devoto querem sentir a fragância do corpo do Senhor.
Novamente o devoto fica aturdido e o Senhor para apaziguá-lo em terceiro lugar manifesta Sua Sausvarya (Doce voz) e diz:
""Oh! Meu querido devoto, Eu estou completamente sob o seu controle. Por favor, não fique perturbado. Simplesmente realize Meu ser para sua plena satisfação."
E assim, todos os sentidos do devoto actuam como ouvidos para ouvir a doce voz do Senhor."

Em quarto lugar, o Senhor manifesta Sua Saukaumarya (A delicadez de Seu corpo).
Para aqueles devotos em.
Dasya - Krsna toca com Seus pés nas suas cabeças.
Sakhya - Krsna segura na mão de Seus devotos.
Vatsalya - Krsna enxuga as lágrimas de Seus devotos.
Madhurya - Krsna abraça-os de todo coração.

Em quinto lugar, o Senhor manifesta Sua Saurasya (Seus lábios).
Isto, somente para aqueles que neste momento estiverem no humor de Madhurya.

Em sexto lugar, para reviver o devoto, o Senhor revela Sua Audarya (Generosidade) e mostra todas as Suas qualidades (beleza, fragância, voz doce e delicadeza suave).

Em sétimo lugar, o Senhor manifesta Sua Karunya (compaixão). Devido ao grande amor que sente pelo Seu devoto, este manifesta-se ele mesmo nos olhos do próprio Senhor.

E assim, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur conclui:
"Os sentidos do devoto adquirem a capacidade extraordinária, inconcebível, maravilhosa e completamente fantástica de executarem as funções de todos os outros sentidos."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari


Prabhu Bhakta Alemão escreveu:

Hoje, enquanto corria, pude sentir o cheiro maravilhoso de jasmim. E pelo cheiro pude observar onde estava o arbusto cheio de flores de jasmim. Eu não o tinha visto, mas pelo cheiro pude perceber a presença dele pelos olhos. Assim também quando cantamos o Nome de Krsna podemos ver Deus pelos ouvidos. Esta é a natureza absoluta do maha mantra. No início você não pode ver Krsna com seus olhos, mas através do canto você pode sentí-Lo perfeitamente em seu coração, que são os olhos do amor. Krsna Se manifesta no Seu Nome, no som, enquanto você canta. Tente entender isto, porque geralmente as pessoas estão preocupadas em ver Deus. Mas para que o Nome Se manifeste como Deus, Krsna, para o seu entendimento, você tem que limpar o coração, que está muito sujo. Do mesmo modo eu não iria sentir o cheiro do Jasmim, nem perceber o seu arbusto, se meu nariz estivesse entupido. O próprio Nome faz esta limpeza do coração enquanto o cantamos. A nossa mente respira a presença do Senhor, e vamos poder percebê-Lo em todos os lugares. Esta é a Consciência de Krsna. O devoto não perde Krsna de vista, de ouvido, de sabor, de tudo. E assim o devoto passa a viver em Krsna dentro do seu coração. Então, esta arte de cantar conquista a nossa vida transcendental. Mas é preciso prática diária, com intensidade, e devoção. A pessoa deve estar buscando Krsna com todo sentimento e necessidade interna. Esta é a beleza do movimento do Senhor Caitanya Krsna. Ele nos facilitou a compreensão por meio do som. Assim você pode estar correndo pela sobrevivência de sua vida, mas pode estar, ao mesmo tempo, percebendo o Senhor em tudo e em todos. Não haverá dificuldade quanto a isto, porque se você é sincero, Krsna controla o seu tempo e a sua atenção. Krsna é incrível. Ele quer o nosso coração espontâneo, e isto depende da nossa entrega real. Só falar de religião, espiritualidade, filosofia, porém com a alma distante, não resolve nada. O tempo é agora. Corra na direção de Krsna. Ame-O acima de tudo. Sirva-O com o coração.

Abraços. Haribol. Alemão