quinta-feira, 16 de abril de 2009

Panjika - Calendário, almanaque astrológico.

Apesar de algumas diferenças em calcular e estabelecer Panjikas, todos os Gaudiya Vaisnavas, Srila Prabhupada e o próprio Senhor Caitanya enfatizam a observância estrita do Ekadasi Vrata.

Muitas citações de Srila Prabhupada em:

http://www.salagram.net/ekadasi-SPsays.html

SB 9.4.29 "Observar Ekadasi Vrata e Dvadasi Vrata significa satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. Aqueles interessados em avançar na Consciência de Krsna devem observar Ekadasi Vrata regularmente."

Na Bengala existem duas escolas que elaboram Panjikas.
Driksiddhanta e Odriksiddhanta, e as vezes as datas diferem entre ambas devido a que seguem diferentes calendários dos movimentos do Sol e da Lua nos quais os Tithis baseiam-se.

Também nas Asta Maths da Madhva Sampradaya em Udupi não existe unanimidade na celebração do Ekadasi.

Na ISKCON, alguns devotos quizeram recentemente adoptar o Yoga Pitha Gaudiya Panjika que é calculado para Mayapur, e argumentavam que este Panjika deveria servir de referência para todo o resto do mundo visto que Mayapur é a capital espiritual do planeta.

Baseavam-se na seguinte resolução do GBC.

A Resolução 53 do GBC de 20 de Fevereiro de 1988 confirma esta prática como autorizada:

53. O GBC aceita o calendário Yoga Pitha Gaudiya Panjika como autorizado para a ISKCON como instruído por Srila Prabhupada. É também a instrucção de Srila Prabhupada que o Panjika seguido em qualquer zona do mundo, deva seguir a data do calendário observado em Mayapur.
Devido a que era extremamente difícil calcular (seriam precisos meses para calcular somente um ano localmente), Srila Prabhupada recomendou que fosse seguido o Mayapur Panjika.

No entanto quando são 4:30 AM em Mayapur são 6 PM em Boston. E assim, o Ekadasi pode sobrepor-se ao Dasami, e não ser considerado um Ekadasi puro.

E assim, com programas de computador, o cálculo de Panjikas tornou-se extremamente facilitado (em poucos segundos), e posteriormente em 1990 o GBC determinou:

1990-42. Que o relatório do Comite para a pesquisa do calendário é aceito com gratidão. Os Templos da ISKCON por todo o mundo devem seguir o calendário oficial calculado de acordo com as conclusões deste relatório, que são:

a) Os cálculos devem ser feitos com base na hora local e nascer do sol.

b) Que o método computadorizado (computorizado em Portugal) é aceito.

c) Que o tamanho do Muhurta deve ser calculado como a 15ª parte do dia e 15ª parte da noite.

d) Que o nascer do Sol deva ser definido como a hora da visibilidade calculada da parte superior do Sol no horizonte, e que o pôr do Sol na hora calculada do desaparecimento da parte superior do Sol no horizonte.

e) Que os cálculos devam ser baseados na posição dos corpos celestes como determinado pela ciência astronômica moderna.

Em poucos minutos pode-se fazer o download do GCal versão 4.0 em:

http://www.krishnadays.com/eng/
E mesmo que existam diferenças de cálculo Shyamasundara Prabhu (ACBSP - Jyotish Sastri (astrólogo Védico)) comenta:

"Mesmo com os melhores cálculos, os devotos as vezes falham em observar ou perdem um Ekadasi por engano, para o que sempre existe a reparação ou expiação apropriada."

Toda a explicação "Por favor, não sigam o calendário de Mayapur fora da Bengala" em:

http://www.indiadivine.org/audarya/iskcon-internal/425228-please-dont-follow-mayapure-calendar-outside-bengal.html

Sri Caitanya Mahaprabhu adverte ao instruir Sanatana Goswami sobre o assunto:

"Deves recomendar a abstenção de seguir o Ekadasi misto (viddha), e a efetiva execução da observação de jejum no Ekadasi puro (suddha). Deves também descrever o erro de não se observar isso. Deve-se ter muito cuidado quanto a esses itens. Quem não é cauteloso acaba negligenciando a execução do serviço devocional. Tudo o que disseres sobre comportamento Vaishnava, sobre o estabelecimento de templos Vaishnavas e Deidades e o que quer que digas deve ser apoiado pela evidência dos Puranas”.
Sri Caitanya Caritamrta, Madhya lila volume 3, Capítulo 24, versos 341, 342, e 343.
E Mais...
No Garuda Purana (1.125.6), o senhor Brahma declara para Narada Muni:
-Ó brahmana, esse jejum deve ser observado quando há um Ekadasi completo (suddha), uma mistura de Ekadasi e Dvadasi (Maha Dvadasi) ou uma mistura dos três (Ekadasi, Dvadasi e Trayodasi), mas nunca num dia que ocorrer a mistura do Dasami e Ekadasi (viddha).

Fim das citações.

Este é um assunto ao que parece bem complicado e difícil de entender, a menos que a pessoa esteja muito bem familiarizada com os cálculos astronômicos, influências dos titthis lunares e instruções dos sastras.

Certo guru brasileiro e da Iskcon, ao visitar Vrindavana, notou que os devotos da Iskcon estavam fazendo jejum de Ekadasi em um dia e os Brijabasis, residentes de Vrindavana, estavam fazendo em outro dia, isto gerou nele certa perda de fé nos calendário feitos pelos devotos da Iskcon.

Imaginem vocês na terra sagrada de Vrindavana, comendo grãos em pleno Ekadasi. É muita ofensa para uma pessoa que optou por seguir regra e regulações baseadas numa cultura voltada para o resgate do amor a Deus.

Porém, a Iskcon pertence à Brahma Madhva Gaudya Sampradaya, portanto se aceita conhecimento vindo primeiramente do Senhor Brahma, como esta exposto no primeiro verso do Srimad Bhagavatam:
"...Tene brahma hrda ya adi-kavaye muhyanti yat surayah..."
Na tradução: " ...Foi Ele apenas que primeiramente transmitiu o conhecimento védico ao coração de Brahmaji..."

Então, Srila Prabhupada sempre nos instruiu que o conhecimento para nós da Brahma Madhva Sampradaya, passa primeiro pelo coração de Senhor Brahma, vindo direto da Suprema Personalidade de Deus, Krishna.

É certo que nem todos Brijabasis aceitam conhecimento vindo por este canal: Existem outras Sampradayas que não recebem conhecimento pela fonte do Senhor Brahma.

Assim fica fácil entender por que certos devotos de outras sampradayas, em Vrindava principalmente, não tenham acesso a esta instrução do Senhor Brahma a Narada Muni, e façam jejum no Ekadasi misto (viddha).

Outro problema é que poucos entendem a influencia do titthi lunar ou o confundem como igual ao dia solar. É dai que surgem as dúvidas e confusões ao tentar se estabelecer o dia exato do Ekadasi puro, misto ou Dvadasi puro ou misto.

Conforme a instrução do Senhor Brahma, reforçada por Sri Caitanya Mahaprabhu ao instruir Sanatana Goswami, nunca se deve fazer jejum de Ekadasi no dia que ocorrer o Ekadasi viddha (mistura de Ekadasi e Dasami), porém esta regra não se aplica quando há uma mistura de Ekadasi e Dvadasi ou uma mistura de Ekadasi, Dvadasi e Trayodasi.

Ao longo desses 25 anos que tento aprender alguma coisa sobre este assunto, tenho me confrontado com devotos da própria ISKCON que me apresentam versões de calendários, feitas por diferentes seguimentos tais como: Ananda Marga, Sri Sampradya, Rudra Sampradaya, e etc. 

Que analisados minuciosamente, apresentam justamente esta grande falha em não se seguir à instrução do Senhor Brahma a Narada Muni e reforçada por Sri Caitanya Mahaprabhu no Caitanya Caritamrita.

Seu servo
Paramahamsa Dasa.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari