segunda-feira, 13 de abril de 2009

Bicameralismo

Artigo muito interessante intitulado "Futuro da ISKCON - Poderia um GBC Bicameralista ser útil?"

Deva Gaura Hari Prabhu questiona se um sistema Bicameralista para o GBC não seria mais apropriado do que o sistema Unicameralista actual.

Artigo em:

http://news.iskcon.com/node/1631

Alguns trechos:

"O Bicameralismo também tem sido utilizado para fundir juntos um sistema democrático e aristocrático. O exemplo mais conhecido é o sistema britânico, onde historicamente a Câmara dos Lordes é composta por posições hereditárias que representam os nobres, enquanto assentos na Câmara dos Comuns são posições eleitas, representando as pessoas comuns.

No documento legal "Direction of Management" emitido por Srila Prabhupada em 28 de maio de 1970, que instituiu o GBC, o documento listava 34 centros da ISKCON. Nesta altura, Srila Prabhupada nomeou 12 membros do GBC para administrar a sociedade, uma proporção de aproximadamente 3 centros para cada secretário do GBC.
Enquanto você não precisa esperar que essa proporção para o GBC continue indefinidamente, é interessante comparar esta situação com a de hoje.
Hoje a ISKCON é composta de 300 templos, 40 comunidades rurais, e 80 restaurantes em 71 países, mais de 400 centros em todo o mundo, com cerca de 40 GBCs responsáveis por toda a organização.
Se a mesma proporção de GBCs para os centros fosse mantida como em 1970, o número actual de secretários de GBC seria de cerca de 130. Embora este facto por si só não é um argumento forte para expandir enormemente o número de secretários do GBC, dá peso a um GBC Bicameralista com muito mais secretários para representar os devotos. Esse sistema permitirá que os membros mais novos possam contribuir e participar da organização da ISKCON do futuro, ao mesmo tempo que facilita uma melhor representação dos devotos no GBC durante os processos decisórios. Uma proposta seria a de ter um Senado do GBC composto de cerca de 40 devotos Seniors experientes, com uma Assembleia do GBC de cerca de 80 devotos que têm demonstrado sua experiência na gestão da sociedade."

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari