sexta-feira, 13 de março de 2009

As Ações Virtuosas - por Srila Bhaktivinoda Thakura

Chandan Goswami do Templo de Sri Sri Radha Ramana em Vrndavana:

"De repente, começou uma forte tempestade. Assim, tenho o meu primeiro tema para escrever. Nos últimos 20 a 25 dias, o tempo em Braja tem estado realmente engraçado e perigoso. A temperatura está cruzando 44 graus Celsius. E pesadas tempestades diárias. Dois dias atrás, a velocidade do vento era 250 km / hr. Uma semana e meia atrás tínhamos a mesma velocidade. Mais de 80 Brajabasis foram mortos.


Desde então as notícias estão mostrando Astrólogos dizendo, é um efeito de Kali Yuga. Estes tipos de tempestades ocorreram antes do Mahabharata.

Além disso, eles dizem, é uma indicação da III Guerra Mundial. Muitos documentários têm demonstrado 21 de dezembro de 2012 como o último dia do nosso mundo. Nos últimos 400 anos nunca erraram uma previsão.

Eu não sei, o que vai acontecer, mas isto mostra que tenho muito pouco tempo para cantar o Santo Nome do Senhor.

Na manhã seguinte, eu li sobre os mortos Brajavasis durante a tempestade, fui visitar duas famílias pobres que perderam seus familiares na tempestade. Eu queria ser uma parte nos seus momentos tristes. Eu estava tentando ser favorável. Mas alguns motoristas Rickshaw não deixaram auxiliar como eu era o Goswami e Guru. Diziam que não era este o meu trabalho.

Eles apenas queriam a minha bênção. Foi a minha primeira vez, que o título de Goswami e Guru não me deixou fazer algo. Fiquei frustrado como não era permitido ajudar. Achei que era muito respeito por mim, que estava fazendo-me impotente. Só fui autorizado a ver seu rosto triste. Eu podia ver, os pobres tem uma boa dedicação ao trabalho nestes momentos tristes, eles são boas pessoas, com coração e realmente solidários.

Neste momento frustrante, eu encontrei como ajudar, pois estavam recolhendo fundos para cremação. Senti meus olhos brilharem. Fiquei feliz, eu tinha encontrado o caminho para ajudar.


Eu falei para o pobre homem que estava recolhendo fundos, dei todos e cada centavo da minha carteira para as duas famílias, uma vez que não foram capazes de comprar madeiras para cremação. Então eu chamei alguns devotos para ajudá-los.

Pode ser que Deus não quizesse que eu ajudasse fisicamente, mas estou feliz de alguma maneira. Pela primeira vez, percebi realmente a importância do dinheiro.

Hoje em dia, nós ainda não são capazes de fazer cremação sem dinheiro? Oh Deus! Como vão sobreviver pobres como estes? É a punição daqueles que não têm dinheiro? Como os devotos podem ir a Golok Dham sem cremação? Se é o início de Kaliyuga, então o que aconteceria depois? Estou triste depois de ver Seus devotos nestas condições. Por favor me dê bênçãos; Quero ajudar as pessoas na cremação. Talvez por este Seva um dia eu alcance o Senhor."

Paresha Prabhu escreveu:

Gostaria de partilhar com vocês um trecho do Sri Caitanya Shikshamrita de Srila Thakur Bhaktivinoda que fala sobre as ações virtuosas (punya) e seus méritos.

"Há dez tipos de atos de mérito virtuoso (Punya): 1) beneficência (fazer o bem a outros), 2) servir aos superiores, 3) munificência (caridade), 4) hospitalidade, 5) conduta santificada, 6) celebrações festivas, 7) penitências, 8) proteção aos animais, 9) incremento da população universal e 10) probidade.

Tipos de beneficência: 1) alívio ao sofrimento dos outros e 2) melhoria da condição de outros. Deve-se praticar o bem a todos na medida do possível e sem distinções entre conhecidos e estranhos.

Todos os pesares que nos afligem, também acontecem aos outros. Quando alguma doença me incomoda, quero que outros me ajudem e me livrem do problema. Da mesma forma, devemos nos preocupar profundamente com o alívio dos sofrimentos de outros, como se fossemos nós mesmos. Interesses pessoais podem obstruir isso, mesmo assim, devemos nos esforçar para remover o sofrimento de outros, e pôr nossos interesses pessoais de lado.

Temos que nos esforçar para aliviar todos os pesares dos outros, sejam eles físicos, mentais, sociais ou espirituais. Os problemas físicos são doenças, fome etc.; os mentais são ansiedade, inveja, privação, medo etc.; os sociais são impossibilidade de manter a família, incapacidade de prover a educação dos filhos ou casá-los adequadamente, carência de dinheiro ou de pessoal para cremação dos mortos etc.; e os espirituais são dúvidas, ateísmo, desejos pecaminosos etc..

Também devemos nos esforçar para melhorar a condição de vida de outros, do mesmo modo que é nosso dever aliviar seu sofrimento. Devemos tentar melhorar as condições físicas, mentais, sociais e espirituais dos outros, ao máximo, através de dinheiro, ajuda física, bons conselhos, e também devemos ajudar nossos parentes."

Vosso servo
Prahladesh Dasa