quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

As Insígnias de Sannyasa

Srimad Bhagavatam 7.13.9

"Para os Paramahamsas, ou Sannyasis da ordem Vaisnava, pregar é o primeiro dever. Para pregar, estes Sannyasis podem aceitar os símbolos de Sannyasa, tais como a Danda e o Kamandalu, ou às vezes podem dispensá-los. De um modo geral, os Sannyasis Vaisnavas, sendo Paramahamsas, são automaticamente chamados de Babajis, e não carregam um Kamandalu ou uma Danda. Tal Sannyasi tem liberdade de aceitar ou rejeitar as insígnias de Sannyasa. Seu único pensamento é: "Onde existe a oportunidade de espalhar a Consciência de Krsna?" Às vezes, o movimento da Consciência de Krsna envia os seus representantes Sannyasis a países estrangeiros onde a Danda e o Kamandalu não são muito apreciados. Enviamos, então, nossos pregadores vestidos em roupas comuns para que apresentem nossos livros e filosofia.
Nossa única preocupação é atrair as pessoas para a Consciência de Krsna. Podemos conseguir isto vestidos de Sannyasis ou usando as vestes de um cavalheiro comum. Nosso único propósito é infundir em todos o interesse pela Consciência de Krsna."

Sri Caitanya Caritamrta, Madhya Lila 14.5

"Às vezes os membros da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna - especialmente nos países ocidentais - encontram dificuldades para aproximarem-se das pessoas e distribuir livros, pois as pessoas não estão habituadas a ver as tradicionais vestes açafroadas dos devotos.
Por isso, os devotos indagaram se podiam usar roupa européia e americana perante o público em geral.
Pelas instrucções dadas ao Rei Prataparuda por Sarvabhauma Bhattacarya, podemos compreender que podemos mudar nossa roupa de maneira que facilite o nosso serviço. Ao mudarem suas roupas para encontrarem-se com o público ou para apresentarem nossos livros, nossos membros não estão rompendo os princípios devocionais. O verdadeiro princípio é divulgar o Movimento da Consciência de Krsna, e, caso seja necessário que, para este propósito, se usem roupas ocidentais costumeiras, não se deverá fazer nenhuma objeção."

Vosso servo
Prahladesh Dasa