"Isto é a vida espiritual - chegar muitas vezes a um ponto aonde de novo devemos nos render e de novo abandonar o gozo dos sentidos.
Assim como a impureza se acumula nos dentes - uma vêz por ano você vai ao dentista para retirá-la.
Assim, enquanto praticamos serviço devocional, os desejos materiais virão, e teremos de limpar nossa casa periodicamente. Não é que você diz: "Eu me rendi a Krsna em 1972."
Isto é bom.
Mas você se rendeu em 1973?
Você se rendeu em 1974?
Você se rendeu em 1987?
É um processo de rendição. É assim que Srila Prabhupada fala dele, um processo de rendição." (SS Hrdayananda Das Goswami - Zurique, 20/07/87)
Fim da citação.
1991? 1998? 2005? 2009?
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Questão levantada por Advaita Gosai Prabhu:
"Deixe-me fazer uma pequena observação nesta sua declaração:não é que esteja de todo errada,mas por exemplo, quando o Senhor Caitanya liberou os irmãos Jagai e Madai,Ele nunca mais cobrou d,Eles que se rendessem no ano seguinte ou no outro;simplesmente esqueceu o assunto,uma vêz que Eles se renderam sinceramente."
Muito obrigado Advaita Gosai Prabhu,
Na minha limitada capacidade de entendimento parece-me o seguinte:
Depois que Jagai e Madhai foram liberados o Senhor Caitanya fez sim uma cobrança.
De que eles não cometessem mais actividades pecaminosas.
Quando um devoto(a) rende-se num determinado momento, certamente o faz com sinceridade.
No entanto, por diversos factores poderá num outro momento, ficar novamente sob a influência da energia material.
E então será necessária uma nova rendição.
É o que podemos chamar de prática devocional "inconstante".
A partir do momento que aceitamos iniciação espiritual e rendemo-nos sinceramente ao Guru e posteriormente cometemos actividades pecaminosas outra vez, será necessário uma nova rendição.
Este ponto parece-me bastante simples.
O Senhor Caitanya espera que não cometamos mais actividades pecaminosas, mas também na sua infinita misericórdia estará sempre pronto a aceitar nossa nova rendição.
Claro que também no caso daqueles que aceitam a ordem renunciada, o Senhor Caitanya, mesmo sendo a encarnação mais misericordiosa da Suprema Personalidade de Deus, não aceitou a nova rendição de Chota Haridas.
Por favor, consultar o Sri Caitanya Caritamrta - Antya 2.
Karma
"...se o discípulo abandona o serviço do Guru, o Karma que tinha sido suspenso pelo discípulo ocupar-se em Sadhana Bhakti irá novamente actuar em tal discípulo inconstante.Isto irá certamente causar transtorno à mente e ao coração do Guru. E desta forma o Bhajana do Guru será perturbado. Não devemos perturbar o Guru desta forma."
Teu servo
Prahladesh Dasa