quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Múltiplos Sentidos

"A habilidade de Krsna de poder executar a função de qualquer sentido através de qualquer órgão sensorial indica que Ele é absoluto, que Seu corpo não é compartimentado como o nosso, mas absoluto, onipotente e independente. Se perdermos nossa visão, por exemplo, nós nos tornaríamos dependentes e não poderíamos ver mais.. Mas Krsna não é assim dependente, Ele não precisa de uma parte específica do corpo para executar uma ação específica - cada parte de Seu corpo é absolutamente potente e completa como Seu Eu original - purna. Outra forma de dizer o mesmo é dizer que Krsna não é diferente de Seu corpo e que as diferentes partes de Seu corpo não são diferentes de Seu Eu.

Embora absoluto e não-diferenciado, o corpo espiritual de Krsna é, ao mesmo tempo, pleno de variedade.

Ele tem variados sentidos apenas para o Seu desfrute, não por ser dependente deles para diferentes funcionalidades.

O erro que estudantes da ciência transcendental freqüentemente cometem é tentar entender o Reino Absoluto com a ajuda de sua inteligência limitada: ouvindo descrições como esta de onipotência e onipresença, eles imaginam que a Verdade Absoluta seja alguma forma homogeneizada, uma energia uniforme sem nenhuma forma ou qualidades e sem sentidos variados. Estes são os impersonalistas a quem Krsna Se refere no Bhagavad-gita como entendedores equivocados. Krsna é o Desfrutador Supremo, e, como diz o ditado: A variedade é a mãe do prazer”. As potências inconcebíveis de Seu corpo espiritual destinam-se ao Seu desfrute, e Sua morada espiritual é plena de variedade pela mesma razão.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura aponta que, embora o Senhor possa executar qualquer função com qualquer um de Seus sentidos, em Seus passatempos transcendentais como Sri Krsna, Ele geralmente vê com Seus olhos, toca com Suas mãos, ouve com Seus ouvidos e assim por diante. Ele, portanto, comporta-Se como o mais belo e charmoso vaqueirinho. (Cf. SB 10.14.2 sig.). E sempre que Ele use alguma parte de Seu corpo de forma extraordinária, isto também é com o propósito de aumentar Seu desfrute, aumentando a variedade de Suas ilimitadas maneiras de agir. Ao mesmo tempo, Ele está exibindo Sua supremacia através desses atos; ao entrar em Mathura, por exemplo, Krsna corrigiu a corcunda de Kubja com Seus dedos das mãos e dos pés, e, com os mesmos dedos das mãos, Ele decapitou o lavador!

As entidades vivas não possuem essa onipotência constitucionalmente - esta é a distinção entre o Senhor Supremo e a entidade viva diminuta; mas Krsna pode decidir investir tal capacidade em alguma entidade viva, que obteria esses poderes místicos por Sua graça."

SS Romapada Swami