quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Posição Oficial

Parece que o primeiro passo seria definir a posição Oficial da Instituição ISKCON em relação a diferentes questões.

E então uma assessoria de Imprensa, quando solicitado, apresentaria para a Mídia esta mesma posição Oficial.

Por exemplo, qual a posição oficial da ISKCON sobre a clonagem terapêutica (células tronco)?
Qual a posição oficial da ISKCON sobre o uso de anticoncepcionais e preservativos?
Qual a posição oficial da ISKCON sobre o casamento Gay?
Qual a posição oficial da ISKCON sobre a Eutanásia? etc, etc...

Ainda que esta posição oficial não fosse consensual seria importante defini-la, pois é assim que funcionam estes sectores de comunicação.

Exemplificando, ainda que não haja consenso, existe uma posição oficial do GBC sobre as devotas serem Diksha Gurus.

Resolução do GBC 425 - 2005

425. Diksa Guru Feminino

[Declaração]

"O GBC aceita a conclusão filosofica básica apresentada no artigo do SAC (Sastric Advisory Council - Conselho Consultivo Sastrico) sobre Diksa Guru feminino, ou seja, que uma devota qualificada e experiente possa aceitar a posição de mestre espiritual iniciador. A implementação disto dependerá de uma consideração posterior do GBC."

O Gaudiya Vaisnavismo possui o padrão moral e ético mais elevado que possa existir.
Além disto, como é anseio de muitos devotos, deseja-se constituir um código de ética baseado nos ensinamentos dos Vedas.
Mas isto é simplesmente como uma ferramenta de consulta.
Não é isto que fará com que tenhamos um melhor comportamento ético, mas sim a prática do processo da Consciência de Krsna com ênfase no cantar do Maha Mantra Hare Krsna.
Isto é um ponto pacífico.

Ainda assim, seria muito importante definir questões éticas e morais da actualidade do ponto de vista Vaisnava.
É uma tarefa dificil e delicada?
Sim, mas não podemos fugir disto.

Definir todas estas questões éticas e morais faria parte do "absolutismo moral", porém depois deveria haver um equilibrio entre justiça e misericórdia que faria parte do "relativismo moral".
Mas estas questões devem ser bem definidas.

Por exemplo, entre tantas outras questões de ordem ética e moral, um casal de devoto(a)s homosexuais que são casados por lei há muitos anos e seguem todos os princípios, e desejam viver numa comunidade Hare Krsna.
Qual a nossa posição?
Nós consideramos o homosexualismo uma aberração e uma doença que pode ser tratada ou uma condição inata do indivíduo?




Na introdução do livro "As 26 Qualidades do Devoto", SS Satsvarupa Das Goswami diz:

"...Simplesmente através da execução do serviço devocional puro o devoto desenvolve todas as boas qualidades...

...Então qual é o motivo do Senhor Caitanya descrever as vinte e seis qualidades do devoto?...

...mostrar a riqueza do caráter Vaisnava. É uma glorificação ao Vaisnava...

...é que podemos ver se estamos ou não desenvolvendo estas qualidades...

..."No Gita, Srila Prabhupada escreve:"No que diz respeito ao avanço da ciência espiritual, a pessoa deve testar-se para ver o quanto está progredindo. Ela pode julgar através deste ítens"

Fim da citação.

Podemos ver que Dharma e Bhakti são interdependentes. SS Bhakti Vikas Swami explica que, notadamente, Acaryas como Srila Gaura Kisora Das Babaji Maharaja, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur e Srila Prabhupada deram muita ênfase ao Dharma ou ao aspecto das regras e regulações, caso contrário e segundo eles as pessoas não despertariam para a realidade espiritual.

O cantar do Maha Mantra Hare Krsna (Bhakti) deve ser acompanhado da observãncia dos princípios e de se evitar as ofensas (Dharma).Caso contrário porque o Namacarya Thakura Haridas teria explicado detalhadamente sobre as ofensas ao cantar?

Em relação a Poliandria, Srila Prabhupada explica no SB 4.30.16 (por favor, consultar o significado), que tal prática não é possível nos dias actuais, e também em relação a Poligamia o mesmo. No entanto, em muitas passagens dos seus livros Srila Prabhupada elogia a Poligamia como sendo favorável ao padrão Védico pois sempre existem mais mulheres do que homens.Ou seja, no futuro quando a cultura Védica for novamente reestabelecida, estes sistemas poderão ser novamente reintroduzidos.

No presente momento, a Constituição de Leis da ISKCON 9.3.2 diz:"Nenhum tipo de Poligamia é permitida na ISKCON."

Então tais sistemas não são amorais, mas simplesmente não aplicam-se presentemente.

Em relação ao homosexualismo.

Srila Prabhupada aconselhava seus discípulos (devotos) Gays a casarem-se com devotas.
E discípulas (devotas) Gays a casarem-se com devotos.

Aqui o homosexualismo seria encarado como uma opção pessoal que poderia ser alterada.

No entanto, Srila Prabhupada também autorizou que um discípulo transexual mudasse de sexo. Srila Prabhupada escreveu uma carta à Bhaktin Jennifer Woodward (anteriormente Bhakta Wayne), pedindo permissão para dar o passo final da mudança de sexo através de uma operação e Srila Prabhupada não pareceu se importar muito desde que ela se mantivesse fixa neste gênero. Depois de um ano foi iniciada como Gopinatha Dasi.

Honolulu10 Junho, 197575-06-10Jennifer Wayne Woodward3081 16th St. #201San Francisco, CA. 94103

Minha querida Jennifer,

Por favor aceite meus respeitos. Recebi sua carta datada de 6 de Junho de 1975 e analisei seu conteúdo. Primairamente, decida se você é um homem ou mulher, então seja um ou o outro. Então você poderá entrar no templo quamdo você quiser. mas as vezes mulher e as vezes homem, isto não é apropriado. Irá perturbar os outros. De qualquer das formas, continue a cantar Hare Krsna o máximo que puder.

Espero que esta o encontre em boa saúde

Seu eterno bem querente

A. C. Bhaktivedanta Swami

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Haverá alguém mais estrito e ao mesmo tempo mais misericordioso e com sensibilidade do que A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada?

Aqui o homosexualismo seria encarado como uma condição inata do individuo.

Se não existir a sensibilidade de diferenciar uma situação da outra de acordo com Guna e Karma, muitos danos podem acontecer na vida de alguém.

E na verdade, os próprios casais de devoto(a)s Gays não pedem para casar-se com cerimonia de fogo ou morarem no Templo ou alterar o mais alto padrão de moralidade, mas somente compreensão e auxilio no avanço da Consciência de Krsna.

Em relação a ter "um instrumento maior para filtrar e validar soluções", que serviria como um "código universal" para todas as Assessorias de Imprensa, concordo plenamente.

Todos os códigos de ética e moralidade são constantemente adaptados e revistos de acordo com tempo, lugar e circunstância.

Isto não quer dizer que estes instrumentos não sejam importantes e necessários.

Como bem disse Gopala Prabhu, estes documentos "não podem trazer respostas operacionais prontas", mas "podem apenas trazer diretrizes para facilitar e embasar a tomada de decisão".

Sriman Krsna Dharma Prabhu acrescenta:

"...um dos mais famosos e compreensivos textos de moralidade é o Manu Samhita. Frequentemente ouço os devotos citarem-no, e de facto no Bhagavad Gita, Srila Prabhupada diz que os líderes executivos da sociedade devem ser familiarizados com este livro. Mas como aplicá-lo hoje em dia? Muito deste texto parece ter aplicação somente numa época passada e numa cultura completamente diferente da actual. Partes dele delineiam punições que simplesmente não seriam aceitáveis hoje em dia...."


"...Claramente não há uma solução fácil e rápida para o problema de encontrar um código de ética baseado nos Vedas, o qual possa ser usado.
Talvez, assim como Srila Prabhupada adaptou mesmo as práticas Vaisnavas para seus seguidores na sociedade actual, alguém ou algum grupo de pessoas deverá adaptar o sistema de moralidade Védica de livros como o Manu Samhita (Varnasrama) e outros textos padrão..."

"...Podemos começar por procurar no "Canon" da ISKCON e ver o que o fundador Srila Prabhupada diz a respeito. pela minha própria pesquisa vejo que frequentemente cita a aplicação do Varnashrama Dharma. Também, como a citação dada acima do Bhagavad Gita, ele espera que haja um guia moral dado aos líderes da sociedade, baseado nos textos Védicos. E pela nossa própria experiência, vemos que esta necessidade já existe. Uma necessidade, ao meu ver, que será sentida mais e mais a medida que a ISKCON cresce..."

Fim da citação.

Se é nosso anseio estabelecer o A Daiva Varnashrama Dharma na sociedade como desejado por Srila Prabhupada, então tal codificação será indispensável.

Do Livro se SS Satsvarupa Das Goswami, "ISKCON in the 70s
"Se nós ganharmos poder político, deveremos seguir o Manu Samhita?
"Prabhupada disse: "Primeiro ganhe o poder, depois, sim, Manu Samhita."

"Na verdade os Brahmanas qualificados destinam-se a dar orientações aos reis para administrarem apropriadamente em termos das escrituras como o Manu Samhita e Dharma Sastras de Parasara." SB 1.9.27

Manu Samhita em:

http://shyamasundaradasa.com/jyotish/resources/downloads.html

Porque coloquei o Manu Samhita como exemplo?

Porque o Manu Samhita e todos os Dharma Sastras não oferecem quase nada de noções conceituais ou motivacionais, mas antes , são detalhadamente operacionais.

Desculpem estar em inglês, mas se puderem consultá-lo e tenho certeza que já o fizeram, podemos constatar este facto.

Detalhes do que comer, onde viver, o que vestir, etc, etc.......

Obviamente que adaptados àquela época.

O mesmo deveria ser feito actualmente de acordo com Desa, Kala, Patra.
Já que o estabelecimento do A Daiva Varnashrama é nossa meta !!!


Uma determinada posição oficial de uma Instituição não impede que um determinado indivíduo da mesma defina para si próprio o que fazer ou não fazer.

Sempre teremos liberdade para concordar e seguir tal posição ou não.

Por exemplo, a posição oficial da ISKCON pode ser que as devotas devam ficar ao lado dos devotos durante o Kirtana.Mas num determinado Templo elas poderão ser remetidas para o fundo da sala !?!?

Também, uma determinada posição oficial de uma Instituição, especificamente sobre questões morais, não tem que ser necessariamente contra ou a favor, mas sim, esclarecer todas as possibilidades possíveis.
E este esclarecimento é importante.

Vrsabha Prabhu (heterosexual) fez um estudo sociológico sério sobre a Homosexualidade na ISKCON.Seu estudo concluiu que devoto(a)s homosexuais não sâo bem vindos em muitos centros da ISKCON. "O facto de que 29% dos entrevistados tenha considerado e tentado cometer suicídio (por ser um devoto homosexual na ISKCON) é um indicador alarmante que algo está seriamente errado com a vida social em alguns ramos da ISKCON......posso dizer que se a liderança da ISKCON não fizer um esforço prático para remover o preconceito que envolve a homosexualidade, então isto continuará a ser parte da nossa sociedade..."

Fim da citação.

O estudo conclui que o casamento Gay esta fora de questão, mas que deve-se reconhecer a monogamia, e que deve haver uma posição muito clara e definida sobre esta questão.

Um exemplo de posição oficial e clara não seria muito difícil.

Então vejamos: "O texto que segue é uma sugestão de propostas que seria uma solução satisfatória para todos os devotos:

1 - O casamento homosexual na ISKCON definitivamente não é uma solução aceitável. Ainda assim, os devotos heterosexuais deveriam respeitar as necessidades emocionais dos devotos homosexuais e reconhecer seus casamentos se isto fosse possível pela lei secular do país que vivessem.

2 - Se isto não fosse possível, então pelo menos um tipo de reconhecimento formal deveria ser atribuido (sem precisar envolver uma cerimônia religiosa). Neste caso, os casais deveriam viver nas suas próprias casas. Poderiam regularmente visitar o Templo e executar serviço devocional e ter a oportunidade de fazer avanço espiritual por associar-se com os devotos de Krsna.

3 - Desta forma, os casais homosexuais teriam seus desejos satisfeitos e ao mesmo tempo a ISKCON não teria que incorporar algumas idéias na sua cultura e filosofia tradicional Vaisnava. Também, aqueles devotos homosexuais que preferissem manter-se solteiros, deveriam receber todo o apoio para viver no Ashrama , se pudessem manter suas emoções sob controle, e apropriadamente seguir a vida de celibato.

4 - No entanto, para praticamente aplicar estas soluções viáveis, os devotos heterosexuais deveriam ter um entendimento adequado da homosexualidade e não viver com preconceitos baseados na ignorância (de que todas as formas de homosexualidade são por opção e a única solução é o casamento com o sexo oposto. Em alguns casos esta até poderá ser a opção.).Sua aceitação dos devotos homosexuais deveria estar baseado na filosofia Vaisnava , que diz que o amor à Deus e o serviço devocional não estão limitados ou dependem da orientação sexual de alguém, mas antes da sinceridade e desejo de transcender os desejos materiais, incluindo todas as designações corpóreas.

5 - É fortemente recomendado que as autoridades dos Templos organizem conselhos de devotos homosexuais (se houverem na sua comunidade). Este conselho seria dirigido por um devoto(a) homosexual mais velho e com bom padrão espiritual provado ao longo dos anos. Os aconselhamentos (mentor espiritual) poderiam ser feitos pessoalmente ou por e-mail. Este esforço poderia salvar muitos devotos homosexuais da alienação, deixar o movimento ou mesmo cometer suicidio.

6 - A ISKCON como Instituição espiritual preserva a autenticidade da cultura e filosofia tradicional Vaisnava e ao mesmo tempo aplica sua doutrina de forma muito prática como foi visionado por Sua Divina Graça A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada."

Vrsabha Prabhu é discípulo de SS Smita Krsna Swami.

Parece-me que o debate acerca do "Teologia Moral Vaisnava e Homosexualismo" é somente sobre o tema no seio da ISKCON e não sobre a vida íntima dos demais !!!

As escrituras védicas debatem sobre conceitos.
Debatem sobre factos.
Debatem sobre pessoas a nível operacional.

Um exemplo deste último:
"Um homem duas vezes nascido que ocupa-se em sexo com outro homem, ou com uma mulher num carro de bois, ou dentro da água, ou durante o dia, deve banhar-se vestido com suas roupas."
(Manusmriti 11.175)

No entanto, o Vaisnava Dharma é muito liberal, apesar de incentivar o Naimittika Dharma ou conduta correcta tem um lado muito compassivo de incluir todas as entidades vivas como servas de Krsna, apesar de qual seja a sua situação externa.

No Jaiva Dharma, p. 54, Srila Bhaktivinoda Thakura diz:
"Um Vaisnava nunca adere cegamente as regras e proibições dos Sastras (escrituras) . Ele aceita as instrucções dos Sastras graciosamente, somente quando são favoráveis a sua prática de Hari Bhajana. Quando são desfavoráveis imediatamente rejeita-as."

Através do desfrute sexual irrestrito não é possível reviver a nossa relação original com Krsna (Adi Rasa), desde que o sexo material é a actividade pervertida desta relação pura original.

Portanto, e em Consciência de Krsna, os casais heterosexuais tem como meta, simplesmente praticarem sexo para procriar e mais nada, e os casais homosexuais tem como meta não ter sexo nenhum.

Anteriormente religiosos afirmavam que não só as mulheres não tinham alma como também os negros.

Ou seja, o que diz o Sastra e o Guru é a Verdade Absoluta, mas eles podem ser citados de uma forma completamente inadequada e incompleta.

E este é um exemplo bem marcante a este respeito.

O histórico de misoginia é bem conhecido.

Ou seja, o uso dos Sastras para explorar, bater e diminuir as Vaisnavis, quando de acordo com Guru e Sastra elas devam em todas as etapas da vida serem protegidas como crianças.

Hare Krsna !!!

A Homosexualidade como um sintoma de Kali Yuga é um mito.
Os textos Védicos não mencionam a Homosexualidade como um sintoma de Kali Yuga.
O Rg Veda, Manu Samhita, Caraka Samhita, Sushruta Samhita, etc já mencionavam sobre isto.
Kliba, Shandha, Napumsa são termos encontrados no Srimad Bhagavatam.

"Um menino é produzido por uma grande quantidade de sêmen masculino, uma menina pela prevalência feminina; se os dois são iguais, um Shandha (neutro) ou um menino e menina gêmeos são produzidos; se ambos são fracos e insuficientes em quantidade, não ocorre a concepção." (Manu Smrti 3.49)

De facto, aproximadamente 10% de qualquer população humana será homosexual.

Vosso servo
Prahladesh Dasa