domingo, 30 de novembro de 2008

O Argumento Axiológico

O Argumento Axiológico ou Argumento Moral da existência de Deus.

Axiologia é o ramo da Filosofia que estuda os valores filosóficos, principalmente os valores morais.

SS Hrdayananda Das Goswami explica:

"...Sempre que uma sentença é feita com as palavras "deve" ou "tem que", isto refere-se a uma sentença moral. Isto foi demonstrado por David Hume. Se nós podemos objectivamente usar palavras como "deve" e "tem que" é porque há uma dimensão metafísica no Universo. De outra forma, simplesmente daremos nossa própria opinião, mesmo com uma sentença como "não devemos matar pessoas inocentes". Sem fazer uma afirmação moral podemos simplesmente descrever uma situação (ex: um crime). Se alguma coisa é certa ou errada fora da nossa opinião é porque existe uma lei espiritual no Universo, uma realidade metafisica. Certo e errado não são factos físicos.

De outra forma, porque suster uma opinião se isto não corresponde a um facto físico, se nós não consideramo-os objectivamente verdadeiros? Isto seria insincero. Se alguma coisa é simplesmente minha opinião, porque alguém deveria parar isto? Nós não acreditamos que num país aonde todos fazem algo mau, tal acto continua a ser mau mesmo que sejamos os únicos a pensar isto? Então se existem leis objectivas metafísicas chegamos ao ponto de Deus. Quem é a autoridade para estes factos metafísicos do Universo?

...Justiça e Moralidade e mesmo a Beleza são princípos metafísicos. Na ciência ocidental existe somente uma noção quantitativa acerca da objectividade e não qualitativa. Aceitar Deus leva-nos a uma objectividade qualitativa e válida. Existe uma conexão lógica entre a validade da metafisica e a validade de Deus, mesmo um Deus pessoal.

A cultura Védica proclama que existe uma realidade objectiva, quantitativamente e qualitativamente.

Para um agnóstico (do Sânscrito Ajnani, alguém que não sabe), é logicamente impossível dizer "isto é simplesmente sua opinião" para um teista que acredita em Deus, porque ele necessita de saber a resposta verdadeira de forma a dizer que algo é errado. Um agnóstico perde todo o direito de dizer algo se Deus está certo ou errado. Eles somente podem dizer algo da sua propria crença agnóstica.

Conclusão:

Certo ou errado são termos metafísicos objectivos.
As pessoas acreditam que algo está certo ou errado.
Isto significa que elas aceitam a validade da metafísica.
Portanto, em última análise isto significa que elas aceitam um Deus Pessoal...."
(
www.acharyadeva.com)

Fim da citação.

Vosso servo
Prahladesh Dasa