terça-feira, 4 de novembro de 2008

Vani é mais importante, mas Vapuh é essencial

Vani é mais importante, mas Vapuh é essencial porque podemos ser muito bons no conhecimento da ciência espiritual, mas quando temos que realmente praticar Bhakti, devido a muitas contaminações é provável que não sejamos assim tão bons.Uma associação "virtual" com o Guru e os Sadhus ou através das instrucções dos mesmos não será suficiente.Em algum momento também é essencial Vapuh, Sadhu Sanga.É preciso aceitar um Guru que esteja presente fisicamente e depois seguir suas orientações que obviamente não são diferentes das do Jagad Guru e Siksha Guru Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada e de todo o Parampara.

No entanto existe uma linha de devotos conhecidos como "Rtviks" que consideram absurdamente que Vapuh não é essencial e que o "Guru vivo" refere-se somente a Vani.Ou seja, eles removem o elemento de fé num "Guru vivo", que é essencial para a auto purificação.Contrariamente aos "Rtviks", deveríamos considerar qualquer devoto ou devota que segue todas as Angas de Bhakti como nosso Guru, do que considerar que o processo de Bhakti não é suficientemente forte ou que Srila Prabhupada não foi suficientemente forte para criar Gurus, ou que devotos ou devotas que seguem todas as Angas de Bhakti não estão sob o controle directo de Krsna.

Como Srila Prabhupada explica:"Ver defeitos no Mestre Espiritual é ter uma visão mundana do Mestre Espiritual. O mais importante é ver como o Mestre Espiritual está a pregar."

Aula muito interessante de SS Bhakti Caitanya Swami em:

http://www.mayapur.com/main/?q=node/778

Alguns trechos:

"...Certa vez, Srila Bhaktisiddhanta estava numa viagem de pregação no Sul da Índia e foi a uma cidade onde os devotos disseram:"Aqui perto há um grande Hanuman Bhakta, ele está em completa comunhão com Hanuman e ele é muito incrível." Devido a insistência dos devotos, Srila Bhaktisiddhanta foi até lá e encontrou-se com o homem que simplesmente disse, "Hanuman, Hanuman, Hanuman ! Rama, Rama, Rama !" durante todo o tempo.Todos os devotos estavam muito impressionados.Srila Bhaktisiddhanta perguntou-lhe então, "Sua conexão com Hanuman é através de alguém, ou simplesmente entre você e ele?"E o Hanuman Bhakta respondeu: "É directa. Simplesmente eu e Hanuman."Então eles foram embora e os devotos perguntaram a Srila Bhaktisiddhanta, "O que o Senhor pensa?" e Srila Bhaktisiddhanta disse "Eu penso que ele é uma farsa..."

"...As vezes lembro-me quando Srila Prabhupada estava presente, alguém ficava um pouco frustrado e perdia a fé até mesmo em Prabhupada. E dizia, "Oh, se ao menos Srila Bhaktisiddhanta estivessse presente agora!". Enquanto outros diziam, "Oh, se ao menos o Senhor Caitanya estivesse presente agora estaria tudo bem...."

"...Frequentemente Raghunatha Dasa colocava alguma questão e dizia: "O Senhor poderia perguntar isto ao Senhor Caitanya?" e Svarupa Damodara Goswami fazia-o. A conexão era através de Svarupa Damodara.Nós poderíamos esperar que Raghunatha Dasa simplesmente perguntasse ele mesmo ao Senhor Caitanya pois estavam muito próximos um do outro, mas não fazia-o. Fazia-o através de Svarupa Damodara Goswami..."

Srila Prabhupada - Vani e Vapuh:


http://www.krishnaconsciousnessmovement.com/vani.html

"Embora, de acordo com a visão material, Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada tenha abandonado este mundo material no último dia de Dezembro de 1936, considero que Sua Divina Graça está sempre presente comigo através de Vani, suas palavras.Existem dois tipos de associação - Vani e Vapuh.Vani significa as palavras e Vapuh significa a presença física. A presença física as vezes é apreciável e as vezes não, mas Vani continua a existir eternamente. Portanto, devemos tirar proveito de Vani, e não da presença física." (CC, Antya 5 Conclusão)

SS Gaura Govinda Maharaja:

"Vocês sempre pensam que são Drasta, aquele que vê, e que o Sadhu é Drsta, aquele que é visto.Todos vocês são assim. Todos pensam que são aqueles que vêem.Mas é exatamente o contrário. Vocês devem ser vistos e eles são aqueles que vêem. Pensem sobre isto profundamente.Eu penso que vocês não compreenderam perfeitamente o que eu disse.Nós sempre pensamos que somos aqueles que vêem e eles devem ser vistos. Mas de facto não é assim. É exatamente o contrário. Eles é que vêem e nós devemos ser vistos."

Srila Prabhupada e seus discípulos tornarem-se Mestres Espirituais

"O Senhor Caitanya disse que "Cada um de vocês tornem-se Mestres Espirituais, cada um de vocês. Porque um, dois? Cada um de vocês."Oh, Mestre Espiritual é uma tarefa muito difícil". Não, Não é uma tarefa difícil. Caitanya Maha...Amara Ajnaya: Simplesmente tente seguir Minha ordem. Isto é tudo. Então torne-se Mestre Espiritual." (Columbus, 9 de Maio de 1969)

"Cada um de vocês tornem-se Gurus. Assim como eu tenho cinco mil ou dez mil discípulos, da mesma forma cada um de vocês devem ter dez mil discípulos. E assim criem ramos e sub ramos na árvore do Senhor Caitanya" (Reunião do GBC 1976)

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Em Kali Yuga a grande maioria das pessoas ficam desagradadas somente por ouvirem falar do conceito de Guru e de Mestre Espiritual. Para tais pessoas é inconcebível render-se, prostrar-se e servir um Guru vivo.Isto, para eles, é sintoma de fraqueza. Karnamrta Prabhu explica no seu texto:

"Aceitar um Guru - uma velha tradição irrelevante ou uma necessidade intemporal?"

"O conceito de Guru é muito difícil de entender
mesmo para aqueles que posuem um, o que falar do Ocidente, o local do individualismo grosseiro, aonde ter um Guru é uma idéia estranha.
Ter um professor ou mentor é aceitável, mas honrar ou dar reverências a um Guru é suspeito. Na época da Revolução Americana, os rebeldes disseram que não se prostrariam perante nenhum homem.
Na História vemos que mesmo grandes Gurus tiveram seus Gurus, e mesmo as encarnações de Deus. Eles ensinaram pelo exemplo a importância de receber boa orientação, e o poder da associação santificada.
Aceitar um Guru destina-se a ajudar-nos a desenvolvermos verdadeira humildade por auxiliarmos o Guru e aceitar o serviço a Krsna de acordo com sua (do Guru) orientação.
Enquanto as escrituras são consideradas os agentes "Passivos" da divindade, o Guru é o agente "Activo" porque nos proporciona feedback, enquanto as escrituras não."

Vosso servo
Prahladesh Dasa