Relativismo Moral
Ser um relativista moral é pensar que todas as posições éticas são relativas ( ao lugar, ao tempo, ao contexto cultural e, muito particularmente, às sensibilidades individuais) e que, em conseqüência, não existe posição ética absoluta, racionalmente fundamentada ou universal.
Absolutismo Moral
Aqui existe um padrão universal de conduta, que independe da cultura, da época ou da vontade de cada ser humano e é estabelecido nos escritos sagrados.
Fim das definições.
Sem dúvida, o progresso espiritual não é possível sem uma conduta moral apropriada.
Por isso os 4 princípios e uma série de coisas a serem evitadas como:
sexo no casamento (Heterosexual ou Homosexual) que não seja para procriar;
aborto;
divórcio;
sexo antes do casamento;
masturbação;
pornografia;
eutanásia,
suicidio;
clonagem terapêutica (células tronco);
uso de preservativos;
anticoncepcionais;
etc, etc...
No entanto, vemos o quão Krsna e Seus associados puros são misericordiosos com aqueles cuja conduta não é a mais apropriada.
Então podemos perguntar:
A Tradição Gaudiya Vaisnava apregoa um Relativismo Moral ou um Absolutismo Moral?
Apregoa um Absolutismo Moral no sentido de que existe um código Moral e de Ética Vaisnava a ser seguido.
Não que o índividuo escolhe o que é certo ou errado como no Relativismo Moral.
Mas também apregoa um Relativismo Moral no sentido de que embora a Moralidade seja extremamente importante, os devotos recebem um tratamento especial de Krsna e Seus associados, mesmo que cometam os actos mais abomináveis (do ponto de vista da Moralidade) por fraqueza de coração (Hrdaya Daurbhalyam).
E ainda, a conduta Moral desenvolve-se gradualmente na proporção da prática espiritual.
Ou seja, numa certa medida, Bhakti está acima de Dharma, no sentido de que a Moralidade não é a única regra de Krsna.
Vosso servo
Prahladesh Dasa