terça-feira, 25 de novembro de 2008

O Paradoxo de Aceitar Discípulos

Questionamento:

"Sabendo que Jayapataka Swami é uma alma liberada e sua relação intima com Krsna não muda independente da condição material, por que então Krsna coloca seu devoto nesta condição, onde é limitado a pregação a nós pobres almas , logico que tudo pode mudar por arranjo de Krsna , mas nos foi tirado a associação com B. Tirtha Swami e Damodara Swami. Como posso entender estes episodios de forma real e filosofica já que não tenho condições de ver na forma transcendental e nem por completo.
Não entendo o que Krsna quer mostrar para "mim"..."

Então,

"...O facto do devoto envelhecer ou adoecer na vida actual é apenas um ímpeto que o empurra para a vida eterna que lhe está garantida..."SB 2.3.17Mesmo os devotos e devotas puros executam seus passatempos por algum tempo neste mundo material e depois regressam ao Lar original.Porém, seus feitos e instrucções (Vani) ficam para sempre.Mesmo o Senhor Krsna executa o Seu passatempo de desaparecimento deste mundo material como é descrito no Srimad Bhagavatam.E Ele simplesmente o faz para que nós, almas condicionadas, possamos realizar a temporariedade deste mundo material, e possamos nos absorver mais e mais em Sankirtana.

Por favor, consultar SB 11.31.6 e 11.31.13 "O Desaparecimento do Senhor Krsna".

Ainda, temos que considerar a aceitação de discípulos e consequentemente a aceitação por parte do Mestre Espiritual das actividades pecaminosas passadas dos discípulos, ou o paradoxo de aceitar discípulos.

Sobre este ponto, um artigo muito interessante de SS Devamrta Swami:

http://www.devaswami.com/node/129

Pequenos trechos:


"...os discípulos, ainda que muitas vezes inconscientemente, arremessam pedras na forma de negligências, impersonalismo, ingratidão e ofensas..."

"...Sim, damas e cavalheiros, deixem-me lembra-los que aceitar discípulos não é uma tarefa fácil..."

"Não faça muitos discípulos." Srila Prabhupada disse. Então ele apresentou o outro lado do paradoxo da iniciação: "Mas nós fazemos isto porque estamos a pregar. Não se preocupem - mesmo a sofrer nós deveremos aceitar discípulos." (Perguntas Perfeitas, Respostas Perfeitas)


"...Mesmo a Mãe Ganges fica temerosa das reacções pecaminosas das pessoas em geral e fica ansiosa em como irá contra atacar o peso destes pecados..." (SB 9.9.5)

Vosso servo
Prahladesh Dasa