sábado, 15 de novembro de 2008

"...Kama e Prema parecem idênticos..."

No Kalyana-Kalpataru, Srila Bhaktivinoda Thakura disse:

"Minha mente querida, o que você fez? Estando num estágio muito imaturo você se enganou sem saber por perpetrar o defeito da mesquinhez em relação à sampradaya vainsnava pura. Você imaginou que as concepções puras e válidas da sampradaya são apenas hipocrisia e as abandonou. Você deixou de usar as marcas de tilaka vaisnava e as contas e tulasi no pescoço (tulasi mala) e deixou de cantar a sua japa (bhajana mala). Você pensa: 'Qual é a utilidade de se usar tilaka? Posso cantar com a mente, então porque usar a japa? A dieta não tem nada a ver com o bhajana. Então, não fique pensando que você deve parar de comer carne, peixe, ou ovos. Não pense que você deve parar de beber vinho e de usar intoxicantes como pana (pan), tabaco, machonha, cânhamo ou ópio.' Você deixou de lado a necessidade de tomar iniciação (diksa). Você passou a se condiderar uma encarnação de Deus. Você começou a propagar suas novas teorias com grande ímpeto através de diversos agentes. Você está criticando as opiniões das grandes personalidades do passado (mahajanas) e dos acaryas do caminho de bhakti, considerando- as um equívoco. Algumas pessoas maléficas usam tilaka e tulasi mala para enganar os outros. Portanto, você passou a evitar a associação de todo mundo que usa tilaka e mala, considerando- os enganadores. Mas, minha querida irmã mente, por favor, considere, o que você ganhou com isso? Você acha que todo mundo é hipócrita, enganador e charlatão. Mas você falhou em alcançar bhagavad-bhakti. Qual será o seu destino na hora da morte?

Ó mente, o que devo lhe dizer? Você profere as palavras 'prema, prema' mas que benefício isso traz? Prema é uma jóia rara e principesca. Você terá que se submeter a um sadhana rigoroso para alcançá-lo. Com a prática enganosa, você faz uma exibição de lágrimas, tremores, arrepios, e cai na hora do kirtana ou ao ouvir discussões espirituais, no entanto, seu negócio é acumular dinheiro,mulheres e prestígio. Se você não tem apego por sadhana- bhakti puro, que é essencial para a aquisição de prema, então como você poderá obter o bhagavat-prema puro? Primeiro você terá que abandonar as dez ofensas contra o santo nome e então cantar harinama continuamente. Você deve ouvir hari-katha na associação de vaisnavas puros. Então, pela misericórdia de Sri Nama Prabhu, o prema puro surgirá no seu coração automaticamente.

Ó irmã, apesar da luxúria (kama) e amor (prema) parecerem idênticos, eles não são iguais de forma alguma. Kama é como ferro enferrujado, enquanto que prema é como ouro puro. Você agarrou kama pensando que fosse ouro. Será que alguém pode obter prema através de uma maneira tão absurda?

Ó mente tola! Você ficou intoxicada imaginando inutilmente que kama é prema. A luxúria por ossos e carne está atraindo você o tempo todo. Essa luxúria faz com que você viva o tempo todo atrás dos objetos dos sentidos. Mas o amor puro é a disposição natural da jiva. Este prema é completamente palpável e é espiritual por natureza. O objeto desse prema é exclusivamente Sri Hari - não um boneco vestido e feito de carne e osso. No momento, prema está numa condição adormecida e encoberto por kama. Portanto, você deve se esforçar para eliminar essa luxúria e dar início ao despertar do amor.

Primeiramente surge a fé pura (sraddha), pela boa fortuna devido aos créditos piedosos devocionais acumulados em inúmeras vidas anteriores (sukrti). Depois, por ouvir hari-katha e por realizar harinama-kirtana na associação de devotos puros, a sraddha amadurece e se desenvolve sucessivamente até a estabilidade (nistha), gosto (ruci) e apego profundo (ashakti). De ashakit, bhava faz seu aparecimento e de bhava se manifesta prema. Essa é a ordem de desenvolvimento do despertar de prema. Prema só pode ser obtido ao ser escorado por essa evolução progressiva e nunca por qualquer meio.

Ó mente malvada! Por que você teme assumir este método gradativo? Com a mera imitação de prema você não vai conseguir nada. Com esse comportamento de imitação, você só vai conseguir a felicidade temporária do desfrute sensorial que no fim conduz a um resultado miserável. Com essa compreensão, você deve abandonar todas as ofensas e impedimentos (anarthas) e dedicar-se ao sadhana-bhakti puro. É nisso que reside a sua boa fortuna."

Jana-sanga é a associação como os jnanis que procuram o niilismo ou a liberação, a associação com os trabalhadores fruitivos que anseiam pelo fruto do seu trabalho e com osdesfrutadores hedonistas que estão apegados ao desfrute sensorial, que é apenas um prazer momentâneo e que acaba provocando sofrimento.

A palavra laulya significa literalmente cobiça ou inquietação. A inquietação se refere à tendência da mente de correr atrás de vários propósitos e com a cobiça de saborear o resultado. Às vezes, com o desejo de desfrutar dos sentidos materiais ou de obter a liberação, a mente corre em direção do sistema óctuplo de yoga, outras vezes vai atrás do processo de meditação, outras atrás de realização de sacrifícios, e às vezes atrás das práticas que levam a alcançar o Brahman impessoal. Isso é o que se denomina laulya.