sábado, 15 de novembro de 2008

Astrologia Védica

Nos Vedas, astrologia constitui um vedanga, e é chamado de Jyotisha shastra, indicando o controle (isha) dos raios vibracionais dos planetas (jyoti) sobre nossas vidas. O Senhor Sri Krishna explica no Bhagavad-Gita que nada no universo pode estar livre da influencia dos três modos da natureza material. Certos planetas, portanto, são considerados como sattva (bondade), outros como rajas (paixão) e ainda outros como tamas (ignorância).

Dependendo de nossas atividades e desejos de vidas passadas (karma), os controladores do universo, semideuses, (Daiva) que são os assistentes do Senhor Supremo e estão observando (netrena) nossos atos, nos fazem obter um corpo particular num local particular e num momento particular para que continuemos com nosso desenvolvimento no caminho da jornada de nossa alma. Por isso é dito no Srimad Bhagavatam que nossa seguinte condição de vida, na no próximo nascimento, depende de karmanam daiva netrena, a observação dos Devas, administradores do Universo.

No momento e local particulares em que nascemos, uma configuração planetária está formada no zodíaco. Ela mostrará nossas inclinações durante o resto de nossa vida. A própria palavra "inclinações" indica que não somos necessariamente "forçados", mas que teremos sempre uma tendência a reagir de determinada forma enquanto estivermos nesse corpo em particular. Srila Hridayananda Maharaja dá o exemplo da pessoa que empreende uma viagem aérea. Uma vez que ela entrou no avião e este decolou, não pode mudar de rumo ou destino, mesmo que tenha decidido durante o vôo pelas influencias de diferentes fatores e associações. Ela tem que esperar a que o avião pouse em terra firme para efetivar o desejo que cultivou durante a sua viagem de ir para um outro local ou destino.

Similarmente, durante a vida desenvolvemos um determinado tipo de consciência, e esta se manifesta na forma de pensar, desejar e sentir. Enquanto experimentamos esses estados de consciência, preparando-nos assim para o nosso próximo nascimento em um corpo, local e horário específico fornecido pelos semideuses que estão observando esse desenvolvimento pessoal, temos atitudes particulares e formas de reagir a diferentes estímulos em diferentes áreas de experiência, como o lar, os amigos, o dinheiro, a profissão, etc.. Isso é o que o mapa astrológico revela, tanto nossas atitudes e reações como as experiências em diversas esferas da vida.

E um ponto de consenso entre astrólogos tanto védicos como ocidentais, que as nossas atitudes ou reações psicológicas são delineadas mais claramente pelo conhecimento da astrologia ocidental, enquanto que as experiências karmáticas nas diferentes esferas da vida (família, dinheiro, filhos, profissão, etc..) podem ser previstas com mais eficiência pelo conhecimento da astrologia védica.Pode surgir aqui a dúvida sobre a diferença entre as duas astrologias desde o ponto de vista astronômico. Falemos algo nesta lição sobre os pontos em comum assim como as diferenças entre estas 2 ciências.

Como Srila Prabhupada explica no Srimad Bhagavatam, Segundo Canto (no Catuh Sloki) existem 4 elementos que permeiam tudo o que existe dentro do universo e ao mesmo tempo permanecem fora dos corpos criados. Estes elementos são: Terra, Água, Fogo e Ar. Eles formam todos os corpos de todos os seres, e ao mesmo tempo permanecem no Éter do universo. Desde o começo do pensamento filosófico se tentou compreender a influencia destes elementos e seu rol na criação do Cosmos. Inclusive, os primeiros filósofos ocidentais receberam o nome de "filósofos dos elementos".

Esta compreensão é necessária porque a influencia destes elementos é seriamente estudada por todos os astrólogos. O corpo é chamado de microcosmos e o universo de macrocosmos, e isto é devido a relação que existe entre os componentes de ambos, ou seja, entre os elementos, e devido às leis de atração dos elementos no corpo com o elemento correspondente no cosmos.
Agora, como se estuda esta relação entre o macro e o micro cosmos? Para isso temos que nos referir ao Zodíaco. Este é comparado a um círculo, uma faixa circular dentro da qual transitam os planetas de nosso sistema solar. Esta faixa ou círculo de 360 graus é dividida em 12 seções, cada uma de 30 graus.

Estas correspondem aos 12 signos, que são constelações fixas de estrelas no Cosmos.que formam formas conhecidas como Áries (o carneiro), Touro (o touro), Gêmeos (os 2 gêmeos) e assim por diante. Desde o princípio da observação realizada pelos astrólogos, tanto ocidentais quanto védicos, chegou-se ao consenso que 3 destes signos representam e transmitem as qualidades do elemento Fogo, 3 transmitem as qualidades do elemento Terra, 3 do elemento Ar e 3 do elemento Água. Assim, os 12 signos que formam o zodíaco e rodeiam todas as existências de nosso sistema solar, mantêm uma relação com as variedades de corpos e formas dentro deste que estão constituídas pelos mesmos elementos. E o momento do nascimento revela quais elementos são mais predominantes ou influentes nessa pessoa em particular, considerando diferentes planetas pessoais e seus posicionamentos no zodíaco.

Desta maneira, os planetas transmitem as qualidades dos elementos para seus receptores, os corpos materiais.

Texto do astrólogo Gunesvara Prabhu