quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dia 1 de Novembro – Desaparecimento de Srila Prabhupada

Mensagem de Lilananda Prabhu
escrita em 2006

Queridos devotos e devotas:

Por favor aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias a Srila Prabhupada.

O desaparecimento de Srila Prabhupada foi um dia marcante para todos os seus seguidores em 1977.

Naquela época eu morava em Nova Ayodhya, uma fazenda que tínhamos em Petrópolis, no Rio. Naqueles dias não havia fax, ou e-mail, e na nossa humilde fazenda, não tínhamos eletricidade ou telefone. Assim sendo, as notícias sobre a saúde de Srila Prabhupada chegavam aos nossos ouvidos com bastante atraso. Quando alguém trazia notícias de Srila Prabhupada, a meia dúzia de devotos e devotas ali vivendo, rodeavam tal pessoa como se fossem abelhas em volta de um pote de mel.

Meu serviço para a comunidade era ir ao Rio fazer sankirtan duas ou três vezes por semana. Todos sabíamos que Srila Prabhupada não estava bem de saúde, porém, de modo geral pensávamos que era um passatempo e que ele iria melhorar e continuar viajando pelo mundo e pregando, e possivelmente viria ao Brasil. Eu não lembro de nenhum devoto que acreditava que Srila Prabhupada de repente iria deixar o corpo. Talvez estivessemos negando a realidade, quem sabe por apego ao nosso mestre eterno, mas de uma forma ou de outra, não acreditávamos que Srila Prabhupada não estaria conosco no dia de amanhã.

Num destes dias de sankirtan, quando entrei num ônibus perto da Rodoviária Central do Rio, vi a foto de Srila Prabhupada na capa de um jornal que um senhor estava lendo. Ainda me lembro exatamente daquela foto.

Naquele momento não foi possível ler a notícia, mas assim que desci do ônibus encontrei o mesmo jornal jogado no calçada bem na minha frente. O jornal dizia algo assim: "Mestre dos Hare Krishnas morreu ontem na Índia". Eu fiquei completamente chocado e sem saber o que fazer. Voltei imediatamente para Nova Ayodhya para das às notícias aos outros devotos.

Ninguém sabia o que fazer e nos sentíamos como se um guarda sol que nos tinha protegido dos raios intensos de maya de repente foi tirado da nossa cabeça e agora estávamos ali, sem saber o que fazer. Todos tínhamos ouvido que a associação com as instruções do mestre espiritual é mais importante do que sua associação física. Porém, esta realização na consciência era muita mais difícil do que escrita no papel. Lembro-me dos devotos falando o seguinte verso numa tentativa de consolar uns aos outros. Fazíamos kirtans, contávamos os poucos passatempos que sabíamos sobre Srila Prabhupada, especulávamos sobre o futuro da ISKCON, e chorávamos e chorávamos.

"Engana-se quem afirma que um Vaishnava morre, Quando ele está ainda vivendo no som!
O Vaishnava morre para viver, e vivendo dedica-se a espalhar os santos nomes por toda a parte.”
Escrito por Srila Bhaktivinoda Thakur
Tradução: Cortesia de Mataji Gitamrta Devi Dasi

Aquela personalidade mais magnânima que nos tirou das garras de maya, que plantou no nosso coração a semente de bhakti, que nos ensinou sobre o verdadeiro objetivo da vida e o significado real da palavra amor, de repente partiu. Assim como ele apareceu na nossa vida tão subitamente, da mesma partiu, seguindo sua própria vontade, que nunca foi diferente da vontade de Krishna e de seu mestre espiritual. Porém, ele é um mestre tão misericordioso que nos deixou uma grande herança:

1 - livros
2 - templos
3 - Deidades e o sistema de adoração
4 - suas aulas
5 - suas conversas com devotos e pessoas em geral
6 - comunidades e protecao às vacas
7 - escolas
8 - restaurantes
10 - suas instruções para vários devotos e devotas
11 - seu testamento
12 - suas cartas

E além de tudo, a lembrança de sua determinação e devoção incansáveis no serviço a seu mestre espiritual e seu exemplo perfeito como o Fundador Acarya da ISKCON.

Seu servo e amigo,

Lilananda dasa

Fim da citação.

Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada Ki Jaya !!!
ISKCON Samstapaka Acarya Srila Abhay Caranaravinda Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada Tirobhava Mahotsava Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa