quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Pradhana - O Destino dos Budistas

" O destino dos Sunyavadis (Budistas) é pradhana, a matéria primordial, que têm uma natureza vazia (sunya). Quando Mahavisnu expira, pradhana manifesta-se e transforma-se
gradualmente em prakriti, matéria, ou ponto de partida para a construção do mundo material. Quando Mahavisnu inspira, todas as manifestações geradas são novamente absorvidas pelo Seu corpo, juntamente com todas as Jivas, ou almas individuais. "

Pradhana - " No estágio não manifesto da natureza material, chamado pradhana, não existe expressão de palavras, não existe mente e não existe manifestação dos elementos subtis, nem existem os modos da natureza material, nomeadamente a bondade, a paixão e a ignorância. Não existe ar vital, nem inteligência, não existem sentidos, nem semideuses. Não existe arranjo de sistemas planetários, nem estão presentes os diferentes estados da consciência - sono, estado desperto e sono profundo. Não existe éter, água, terra, ar, fogo ou sol. Esta situação assemelha-se àquela de sono completo, ou vazio. Na verdade, é algo impossível de descrever. As autoridades no conhecimento espiritual explicam que, uma vez que pradhana é a substância original, ela é a base da criação material."
Este verso pode ser encontrado no Srimad Bhagavatam 12.4.20-21


Tradução por Vraja Gopi Mataji

http://www.veda.harekrsna.cz/planetarium/index.htm
http://www.veda.harekrsna.cz/encyclopedia/mayavada.htm

Vosso servo
Prahladesh Dasa