sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Viveka

No processo de transmutar e sublimar o desejo sexual, e para aqueles interessados em praticar celibato como solteiros e como casados, é muito importante cultivar Viveka.
Viveka - distinção e discriminação entre o que é real e o que não é real, verdadeiro e falso, realidade e ilusão.
Deve-se cultivar Viveka ou a discriminação entre o eu real e o corpo material.
Através de Viveka deve-se constantemente apontar para a mente os defeitos da vida sexual irrestrita, nomeadamente perda de energia, apegos, descontrole, diferentes misérias, etc.
Alguns consideram Viveka como desqualificar ou depreciar a actividade sexual.
Mas Viveka é muito importante.
Viveka deve sempre ser cultivada na mente repetidamente. Deve-se sempre pensar na pureza e glória da vida espiritual e constantemente apontar para a mente os defeitos da gratificação dos sentidos.
Obviamente, não basta condenar a lúxuria para afastar a mente do impulso sexual.
Juntamente com o cantar de Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, e até a fase de Ruci, Viveka deve ser cultivada.

Por um lado ao ocuparmo-nos em cantar Hare Krsna na associação de devotos avançados experimentaremos um gosto superior e nos fixaremos em Consciência de Krsna (BG 2-59), e neste sentido, não será necessário enfatizar tanto seguir os princípios reguladores.

Por outro lado, devido que até a fase de Ruci dificelmente absorvemo-nos no cantar e facilmente deixamo-nos levar pelo prazer sensorial, Viveka deve ser diligentemente cultivada, e assim os princípios reguladores devem ser devidamente salientados.

No Bhagavad Gita, o Senhor Krsna e Srila Prabhupada explicam isto muito bem.
"A alma corporificada pode restringir-se do gozo dos sentidos, embora permaneça o gosto pelos objectos dos sentidos. Porém, interrompendo tais ocupações ao experimentar um gosto superior, ela se fixa em consciência."
(BG 2-59)

Significado por Srila Prabhupada:

"Se a pessoa não se situar transcedentalmente, não lhe será possível evitar o gozo dos sentidos. O processo de restrição do gozo dos sentidos por meio de regras e regulações é algo como restringir um doente de certos tipos de comestíveis. O paciente, porém, nem gosta destas restrições nem perde o interesse pelos alimentos. Do mesmo modo, a restrição dos sentidos por meio de algum processo espiritual como Astanga Yoga, em conexão com Yama, Nyama, Asana, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana, etc é recomendada à pessoas menos inteligentes que não tem um conhecimento brilhante. Mas quem, no curso de seu progresso na Consciência de Krsna, experimentou a beleza do Supremo Senhor Krsna, perde o gosto por coisas materais mortas. Portanto, as restrições valem para os neófitos menos inteligentes no progresso da vida espiritual, mas estas restrições só valem até o ponto de se adquirir gosto pela Consciência de Krsna. Quando se é de facto consciente de Krsna, automaticamente se perde o gosto por coisas insípidas."

Esta é a recomendação dos Acaryas e dos Sastras.

Se algum devoto(a) não se sente a vontade de explicar os princípios reguladores na sua exposição sobre a Filosofia da Consciência de Krsna devemos respeitar.
Srila Prabhupada nunca teve nenhum problema em explicá-los nas mais diferentes situações. Mas claro, era Srila Prabhupada.E quantas declarações muito, muito fortes de Srila Prabhupada nós encontramos.
Podemos dizer que Srila Prabhupada "desqualificava" e "depreciava" o sexo?
Ou será que talvez Srila Prabhupada "apreciava" e "exaltava" o sexo sagrado para a procriação?

Só para ter uma idéia. Há pouco tempo tive que coreesponder-me com alguém que violentamente atacava Srila Prabhupada depois de ler seus ensinamentos pela Internet, por considerá-lo "sexista" e outras coisas que nem vale a pena mencionar.
Bem, somente mais uma coisa.
Nunca é demais salientar.

Existem diferentes regras e regulações para os diferentes Varnas e Asramas tanto no Pravritti Marga Varnasrama como no Nvritti Marga Varnasrama.
No entanto, e de acordo com Srila Prabhupada, existem diferentes regras e regulações que devem ser seguidos por todos indistintamente, que são os 4 princípios e cantar 16 voltas de Japa.
Este é o padrão mínimo de um ser humano.
Não há como mudar isto ou adaptar isto.

Nós é que devemos adaptar-nos a isto e não o contrário.
Tentar mudar ou adaptar isto, não nos torna mais flexíveis ou menos fundamentalistas. Faz com que ponhamos em causa o próprio processo da Consciência de Krsna.
Podemos ser muito flexíveis e não fundamentalistas sem alterar o padrão de regulação.
Basta que não tentemos impor nada aos demais.
Mas a informação deve ser transmitida.

Se nós da ISKCON seguimos princípios rígidos mas não tentamos impô-los, nunca seremos vistos como inflexíveis ou fundamentalistas.
Mas se formos considerados assim, como acontece até mesmo com Srila Prabhupada,então devemos simplesmente confiar em Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.
Ananta Koti Vaisnava Vrnda Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Viveka - distinction and discrimination between what is real and what is not real, true and false, reality and illusion.

Through Viveka we must constantly point to the mind the defects of unrestricted material life.

Along with the chanting of Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare, and until the phase of Ruci, Viveka should be cultivated. 

After experimenting a superior taste, Viveka will no longer be necessary.

"Srila Jiva Goswami comments in his Durgama-saṅgamanī-ṭīkā:

"Jñāna and vairāgya are somewhat useful only in the beginning of bhakti. That means that they are suitable only at the stage of giving up attachment to other objects. When attachments have been given up and a person begins practicing bhakti, jñāna and vairāgya become insignificant. Also, after beginning bhakti, thinking of these processes will distract a person from bhakti. Thus, they are useful only in the very beginning of bhakti."

in the second chapter of the first wave of his Bhakti-rasāmṛta-sindhu (BRS), Srila Rupa Goswami has given some verses (see below with comment excerpts) that I think answer your question. As Tulasi-Priya has correctly pointed out, some types of jñāna and vairagya can be beneficial in the beginning stages of bhakti. However, Srila Jiva Goswami (see below) says that their utility ends soon and they become detrimental.

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||BRS 1.2.14||
yaḥ kenāpy atibhāgyena jāta-śraddho’sya sevane |
nātisakto na vairāgya-bhāg asyām adhikāry asau ||

Verse Translation: "The person who has developed faith in serving the Lord by impressions arising from previous association with devotees, who is not too attached to material objects, and who is not too detached, is qualified for vaidhi-bhakti."

Srila Vishwanath Chakravarti Thakur comments on this verse in his Bhakti-sāra-pradarśinī-ṭīkā:

ya iti atibhāgyena mahat-saṅgādi-jāta-saṁskāra-viśeṣeṇa, vairāgyam atra bhajana-pratikula-phalgu-vairāgyam ity arthaḥ | tena viṣaya-vāsanādau vairāgyārthaṁ yatiṣyaty eva.

"Atibhāgyena means by special impressions arising from association with great devotees. Vairāgyam means false renunciation, which is unfavorable for worship. The devotee does not indulge in that false vairāgya. However, it is understood, he will endeavor for detachment from desires for material enjoyment (since that is favorable for development of bhakti)." 

||BRS 1.2.15 (quoting SB 11.20.8)||
yadṛcchayā mat-kathādau jāta-śraddho ‘stu yaḥ pumān |
na nirviṇṇo nātisakto bhakti-yogo ‘sya siddhidaḥ ||

Verse Translation: "If somehow or other by good fortune one develops faith in hearing and chanting My glories, such a person, being neither very disgusted with nor attached to material life, should achieve perfection through the path of loving devotion to Me."

Vishwanath comments: nātisakto deha-geha-kalatrādiṣu atyāsakti-rahitaḥ | ata eva na nirviṇṇa iti teṣu nirviṇṇatve jñāne’dhikāraḥ, atyāsaktatve karmaṇy adhikāraḥ | atyāsakti-rāhitye bhaktāv adhikāra 

"Nātisaktaḥ means devoid of extreme attachment to body, house and family. Na nirviṇṇa (not detached) means if the person is completely disgusted with sense objects, he is qualified for jñāna, not bhakti. If he is too attached to sense objects, he is qualified for karma. If the person is devoid of extreme attachment, then that person is qualified for bhakti."

||BRS 1.2.248||

jñāna-vairāgyayor bhakti-praveśāyopayogitā |
īṣat prathamam eveti nāṅgatvam ucitaṁ tayoḥ

Verse Translation: "Jñāna and vairāgya are suitable for entering bhakti, being somewhat useful in the beginning of bhakti, but they are not considered aṅgas of bhakti."

Srila Jiva Goswami comments in his Durgama-saṅgamanī-ṭīkā:

tac ca tac ca prathamam evety anyāveśa-parityāga-mātrāya te upādīyete | tat-parityāgena jāte ca bhakti-praveśe tayor akiṁcitkaratvāt | tat-tad-bhāvanāyā bhakti-vicchedakatvāc ca.


"Jñāna and vairāgya are somewhat useful only in the beginning of bhakti. That means that they are suitable only at the stage of giving up attachment to other objects. When attachments have been given up and a person begins practicing bhakti, jñāna and vairāgya become insignificant. Also, after beginning bhakti, thinking of these processes will distract a person from bhakti. Thus, they are useful only in the very beginning of bhakti."