quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Inigualavelmente Atractivos

Todas as realizações dos devotos, sejam elas muito simples ou muito elaboradas filosoficamente são igualmente importantes.
Mas nunca é demais salientar que as realizações dos devoto(a)s quando são muito elaboradas filosoficamente, muitas vezes são confundidas com especulação mental.
Srila Prabhupada escreve uma carta muito interessante sobre isto.

Bombaim, 21 de Janeiro de 1972

"Meus queridos Chaturbhus

Em relação a diferença entre especulação mental e especulação filosófica, nós dizemos que tudo é conhecido pela acção psicológica da mente, e então a especulação filosófica é o mesmo que especulação mental se isto for uma actividade ao acaso do cérebro para entender tudo ou fazer teorias, "se" e "talvez".
Mas se a especulação filosófica é direccionada por Guru e Sastra, e se o objectivo desta tentativa filosófica for alcançar Visnu, então esta especulação filosófica não é especulação mental.
É exatamente assim:
Krsna diz no Bhagavad Gita que "Eu Sou o sabor da água".
Especulação filosófica de forma autorizada significa então tentar entender, sob a jurisdição de Guru e Sastra, como Krsna é o sabor da água..
Os pontos do Bhagavad Gita, que são simples e completos, podem ser compreendidos de ilimitados pontos de vista.
Portanto, nossa filosofia não é seca, como a especulação mental.
A função apropriada do cérebro é entender tudo através da perspectiva ou ponto de vista de Krsna, e portanto não há limites para este entendimento, porque Krsna é ilimitado, e mesmo que possamos dizer que o devoto que conhece Krsna, conhece tudo (15º Capítulo), ainda assim, o processo filosófico nunca para e o devoto(a) continua a incrementar seu conhecimento ainda que ele(a) saiba tudo. Tente entender este ponto, esta é uma excelente questão..."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

O livro "Waves of Devotion" de SS Dhanurdhara Swami é um estudo do "Nectar of Devotion" de SDG A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada.
anyabhilasita-sunyamjnana-karmady-anavrtamanukulyena krsnanu-silanam bhaktir uttama
(Cc. Madhya 19.167) "Quando o serviço devocional de primeira classe desenvolve-se, deve-se estar livre de desejos materiais, conhecimento obtido da filosofia monista e actividades fruitivas. O devoto deve constantemente servir favoravelmente Krsna, como Krsna desejar."
Então sobre Jnana ele explica:
"Não é que devamos rejeitar a especulação filosófica, mas se nossos interesses tornarem-se mais proeminentes do que nossa concentração em Bhakti, isto irá cobrir nossa atitude devocional e nos desqualificar do serviço devocional puro.
Então ele cita Srila Prabhupada (NOD pxxiv);
"Então o objectivo último da especulação filosófica deve ser Krsna, com o entendimento de que Krsna é tudo, a causa de todas as causas, e que devemos todos rendermo-nos a Ele.
Se este objectivo último é alcançado, então o avanço filosófico é favorável, mas se a conclusão da especulação filosófica é Voidismo ou Impersonalismo, isto não é Bhakti."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

"Devemos ser particularmente cuidadosos de entender a verdade acerca de Krsna.
Se por causa da preguiça alguém não entende Krsna conclusivamente, será desviado do culto da devoção..." (Cc Adi 1.46)

Existe uma falsa compreensão de que Bhakti é um processo destinado a desenvolver fortes emoções e dar pouca ou quase nenhum importância a parte filosófica.
Mas o facto é que a tradição de Caitanya Mahaprabhu desenvolveu um sistema Teológico altamente desenvolvido, que enfatiza tanto a emoção como o conhecimento.
Neste processo, emoção sem conhecimento não é o propósito.

Não devemos pensar que esta Filosofia de Bhakti é inútil ou seca. Temos que aprofundar todos os Tattvas. Devemos aprofundar todas as conclusões filosóficas acerca de Krsna.
De outra forma ficaremos fracos.

Os passatempos de Krsna são inigualavelmente atractivos, bem como Sua filosofia.
Os dois são importantes.

Vosso servo
Prahladesh Dasa