sábado, 23 de agosto de 2008

Aprakata e Prakata Lilas

Do livro "Apreciando Sri Vrndavana Dhama" de SS Mahanidhi Swami
"Krsna veio a este mundo material manifestar Seus passatempos eternos do reino transcedental de Goloka Vrndavana, com o propósito de atrair as pessoas em geral." SB 1.8.31
A Lila de Krsna, seja manifesta (Prakata) ou imanifesta (Aprakata), não significa que sejam Lilas diferentes.
É a mesma Lila, que se denomina manifesta quando se faz visível aos residentes da Vrndavana terrena e imanifesta quando não é visível para eles.
No entanto, existem alguns pontos de diferença importantes entre elas.
A Aprakata Lila é completamente transcedental, sem ter nenhum contacto com o mundo fenomênico.
Mas a Prakata Lila é uma mistura de fenomênico e não fenomênico.
Na Prakata Lila, uma manifestação parcial de Krsna Loka transcedental manifesta-se na Terra, de forma que há uma mistura do fenomênico e não fenomênico, mas não é uma mistura no sentido ordinário, porque o toque do mundo espiritual torna espiritual esta parte do mundo material aonde aparece.
Na Prakata Lila há o aparecimento e desaparecimento de Krsna, Ele cresce da primeira infância até a primeira juventude, enquanto que no Aprakata Lila Krsna é eternamente jovem, e não há nem nascimento nem desaparecimento. Nitya Kisora ou o estado eterno de juventude florescente é intrínsico em Krsna, enquanto as diferentes etapas a partir da infância até a primeira juventude, são superposições levadas a cabo pela Svarupa Sakti, de modo que Krsna e Seus devotos possam saborear as diferentes variedades de bem aventurança geradas por elas.
A Aprakata Lila (no mundo espiritual) é uma corrente contínua; flue sem impedimentos como a corrente contínua do tempo. Cada dia se realizam diferentes Lilas em diferentes horários, o Asta Kaliya Lila.
Por exemplo, Sri Krsna toma o desjejum pela manhã, pastoreia as vacas durante o dia e se ocupa da dança da Rasa durante a noite.
Estas Lilas prosseguem repetindo-se como as diferentes partes de uma roda em movimento e são eternos neste sentido.
Por outro lado, a Prakata Lila tem um princípio, meio e fim.
Começa num Universo particular e termina quando se torna imanifesto no mesmo.
Cada uma das diferentes Lilas que formam a Prakata Lila não são contínuos e eternos no mesmo sentido que as Lilas da Aprakata Lila.
Por exemplo, a Lila de pastorear na Terra termina quando Krsna vai a Mathura celebrar outros passatempos.
Ainda assim, intrinsicamente, a Prakata Lila também é eterna ainda que pareça ter um começo e um fim desde o ponto de vista de um Universo em particular.
Assim como o Sol na realidade nunca desaparece, porque quando se põe num país, aparece noutro, assim mesmo a Prakata Lila nunca termina, e ainda que pareça terminar num Universo, começa noutro.
Assim como as diferentes partes do dia, causadas pelas diferentes posições do Sol estão presentes em um ou outro país, da mesma forma todas as diferentes partes da Prakata Lila de Krsna estão presentes num ou outro Universo.
Desta forma, cada uma das Lilas de Krsna como o passatempo do Seu nascimento ou a morte de Putana, são eternos...
Os Goswamis Srila Rupa e Srila Sanatana confirmam que inclusivamente hoje em dia em Bhauma (Vrndavana terrena), ocorrem as Aprakata Lilas de Krsna e são visíveis para os devotos puros auto realizados que obtiveram sua Svarupa Siddhi (forma espiritual pura).
Neste nível, o devoto puro nota que todos os passatempos extáticos transcedentais e absolutamente puros de Krsna em Goloka Vrndavana (mundo espiritual), existem eternamente em Gokula Vrndavana (mundo material), sem diferença...
...De acordo com Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, o Senhor Krsna primeiro concede ao devoto sincero a oportunidade de ouvir sobre Seus passatempos. Quando o devoto avançou na sua atracção espontânea destas narrações, Krsna oferece a oportunidade ao devoto de participar dos Seus passatempos quando aparece neste mundo.
Por participar dos passatempos do Senhor Krsna dentro de um Universo particular, o ser vivo se desapega ,por completo do mundo material, e no final Krsna leva-o para Sua morada pessoal no Céu espiritual..." SB 11.1.7
"...Na Vrndavana manifesta no mundo material, os associados de Krsna são principalmente almas condicionadas que são promovidas ao nível perfeito de Consciência de Krsna.
Desta forma promovidas, primeiro se permite a estas almas ver Krsna no planeta material aonde está a ocorrer a Krsna Lila.
Posteriormente, são promovidas a Goloka Vrndavana, no mundo espiritual."(O Caminho da Perfeição)
"Após abandonar o corpo material, o devoto perfeito nasce no ventre de uma Gopi num planeta aonde estejam a ocorrer os passatempos de Krsna.Isto pode ser neste Universo ou num outro qualquer. Cc Madhya 20.397
Fim das Citações
Aparecimento da Suprema Personalidade de Deus Rasaraja Sri Krsna Ki Jaya !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa