quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Como tratamos o sexo na instituição?

Caro Ramacandra Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Srila Param Gati Swami Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

Sim, este assunto não é nada fácil.

Como tratamos o sexo na Instituição?

Bem, penso que a Resolução 303 do GBC, Mayapur, India, 7-19 Fevereiro, 2001 responde esta questão."Enquanto que a definição de Srila Prabhupada em relação ao sexo ilícito é clara, também é bastante claro que alguns devotos tem dificuldade em manter este voto de iniciação. O GBC reconhece isto, e sugere que ao invés de tentar ajustar a definição de Srila Prabhupada devemos continuar com o serviço devocional e humildemente e sinceramente tentar alcançar o padrão apropriado.Srimad Bhagavatam 11.20.27-28, "Tendo alcançado fé na narração das minhas glórias, estando desgostoso com as actividades materiais, sabendo que toda a gratificação dos sentidos leva à miséria, mas sendo incapaz de renunciar todo o desfrute dos sentidos, Meu devoto deve permanecer feliz e adorar-Me com grande fé e convicção.Mesmo que as vezes ocupado em gratificação dos sentidos, Meu devoto sabe que toda a gratificação dos sentidos leva a um resultado miserável, e sinceramente arrepende-se destas actividades."

Também

No seu Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur primorosamente explica todas as etapas de Bhakti Yoga1 - Sraddha2 - Sadhu Sanga3 - Bhajana Kriya4 - Anartha Nivrtti5 - Nistha6 - Ruci7 - Asakti8 - Bhava9 - PremaO caminho de Sraddha até Prema pode ser muito rápido se alguém render-se completamente.Porém, de um modo geral este caminho leva bastante tempo a ser percorrido.Existem muitos obstáculos no caminho do serviço devocional.Depois de desenvolver alguma fé (Sraddha) e associar-se com os Sadhus e o Mestre Espiritual (Sadhu Sanga), inicia-se o processo de Bhajana Kriya (o cantar dos Santos Nomes e todas as práticas devocionais).A fase de Bhajana Kriya é dividida em duas:1 - Anisthita Bhajana Kriya (Instável)2 - Anartha Nivrtti (Eliminação dos Anarthas)3 - Nisthitha Bhajana Kriya (Estável)Na fase de Anisthita (Instável) os obstáculos são:1 - Utsaha Mayi - Uma pessoa que começou o serviço devocional pensa que já compreendeu tudo.2 - Ghana Tarala - As vezes pratica diferentes formas de serviço devocional e as vezes negligencia os mesmos.3 - Vyudha Vikalpa - A mente vacila entre a vida de renúncia e a vida familiar com extensiva especulação.4 - Visaya Sangara - Inabilidade de abandonar a gratificação dos sentidos (Nomeadamente a actividade sexual).5 - Niyamaksama - Inabilidade de seguir votos e regulações ou incrementar seu serviço devocional.6 - Taranga Rangini - Bhakti produz muitas oportunidades para ganho material, adoração pessoal e posição (Labha, Puja e Pratistha).

Assim, está é uma fase que todos teremos de ultrapassar para atingirmos fases posteriores de Bhakti.

Agora, porque as Instituições religiosas em geral mantém um padrão tão elevado em relação a este tema?

Porque se assim não o fizerem todos almejarão o padrão mínimo, e não haverá um esforço sério para reduzir o impulso sexual à zero, que é o necessário para galgarmos os níveis superiores de serviço devocional.

Ou seja, um devoto(a) pode pensar.
"Eu tenho relações sexuais para desfrutar, não consigo parar e nem me interessa esforçar-me para parar."

Este é um Grhamedhi.

Outra coisa é o devoto(a) pensar.
"Eu tenho relações sexuais para desfrutar, mas este não é o padrão e devo esforçar-me para parar com isto.
Isto é um reflexo pervertido da Adi Rasa (o desejo sexual original), contaminado e ecoberto pela luxúria, ou o desejo egoísta de imitar Krsna ao invés de tentar servi-Lo e satisfaze-Lo.
Praticar sexo para desfrutar fará com que eu fique cada vez mais no conceito corpóreo de vida.
Devo esforçar-me mais no cantar dos Santos Nomes.
Mais voltas e mais qualidade de cantar.
O ideal não pode ser menos que isto.
Caso contrário não será possível reviver minha relação original com Krsna (Adi Rasa), desde que o sexo material é a actividade pervertida desta relação pura original.
Não é fácil alcançar devoção pura à Krsna.
Krsna diz: sa mahatma sudurlabah - Tal grande alma é muito rara.
Mas ainda que seja muito difícil, não é uma utopia."

Este é um Grhastha sério, que com certeza irá avançar e pode executar todos os tipos de serviço no Templo e para o Guru.
Krsna vê o esforço deste devoto(a) e sem dúvida ajudará nesta mesma vida ou nas próximas dando melhores condições.

São duas posições diferentes.

Existe uma tendência, ainda que subtil de querer que as Instituições Religiosas considerem o sexo no casamento somente como desfrute de uma forma autorizada.
Desta maneira não é preciso esforçar-se muito para controlar o impulso sexual.

Mas o facto é que é preciso muito esforço para sublimar e transmutar o desejo sexual através de práticas espirituais.

E também é um facto de que enquanto alguém tiver um mínimo de desejo sexual material não poderá reviver seu amor por Deus.

Porque o acto sexual material é exatamente o aspecto pervertido do nosso relacionamento amoroso com Krsna (Luxúria espiritual).

Adi Rasa é o amor conjugal puro.
"Qualitativamente, somos tão bons quanto Krsna. Desta forma,qualquer propensão que tenha Krsna, nós também temos.
Por exemplo, Krsna tem a tendência de amar alguém do sexo oposto, e portanto, temos também esta tendência.O princípio do amor esta presente no amor entre Radha e Krsna (Adi Rasa). Nós também desejamos amor eterno, mas porque estamos condicionados pelas leis materiais, nosso amor é interrompido."(Ensinamentos da Rainha Kunti)

"...a tendência de ser atraído pela beleza femenina é natural, porque existe no mundo espiritual. No mundo material reflete-se pervertidamente, e por isto existe tanta embriaguez.
Quando alguém se atrai pela beleza transcedental de Radha Krsna, já não se atrai pela beleza material femenina..." SB 3.31.38)

Então como as Instituições religiosas poderiam autorizar o sexo somente para desfrute?

É que não podem.

As Instituições religiosas tem que manter este ideal para que as pessoas não se esqueçam de que com sexo material não é possível avançar espiritualmente.

Alguém poderia argumentar que as Instituições religiosas ao manterem este padrão tão elevado tentam criar sentimento de culpa nas pessoas.

Eu diria que é um incentivo à mudança de hábitos.
Porque ninguém é obrigado a aceitar esta ou aquela Instituição religiosa.
Mas ao aceitar, supõe-se que aceita todas as regras.
Portanto, não há o argumento do sentimento de culpa.

Assim, o ideal deve manter-se elevado, pois não poderia ser de outra forma e o real deve ajustar-se gradualmente.

Você cita que alguns poucos casais que você conhece seguem o padrão mais elevado.
Portanto, isto é possível.

Os casais não separam-se somente por causa do sexo.
Embora este seja um factor muito importante.
Nós sabemos que um casamento pode ser bem sucedido quando há uma grande compatibilidade entre o casal em diferentes questões além do sexo.
Se não há esta compatibilidade, é muito difícil manter tal relação.
Este é outro motivo pelo qual as Instituições enfatizam o sexo somente para a procriação.
Quando o sexo é feito somente para o desfrute, não há responsabilidade.
Quando você fica farto de relacionar-se com uma pessoa, procura outra.
O nível de divórcios é muito elevado não somente entre os devotos.

Sigamos em frente

Um abração

Seu servo
Prahladesh Dasa


Caro prabhu Prahladesh,Por favor, aceite minhas humildes reverências!Todas às Glórias à Srila Prabhupada! Estou escrevendo para o seu email particular porque penso que é assunto para ser tratado entre devotos já dentro da instituição há algum tempo. Achei corretas suas observações concernentes a vida de Grhasta, etc.Estou de acordo, está de acordo com o preconizado pelos acaryas. O quero lhe colocar e trocar idéias sobre, porque tenho conversado com outros devotos sobre o assunto , é a distância que muitos devotos grhastas se encontram do ideal, isto é, entre o que é ideal e o realmente muitos devotos tem sido capazes de cumprir e falço isso especificamente em relação ao princípio do sexo ílicito. Quero adiantar prabhu que isso que escrevo não é de forma alguma um subterfúgio para tentar mudar o que nos foi passado pelos acaryas e sim, uma discussão sadia na busca conjunta pelo melhoramento de nossos padrões. "Qual é o Grhastha que será considerado "caído" se for muito estrito na sua vida espiritual, se mantiver honestamente sua família, se estudar seriamente os Sastras, se associar-se com os Vaisnavas, se participar das actividades do Templo, se se dedicar a ordem do Guru, etc, etc." "O sexo é somente para procriação.Não encontramos nenhum Acarya a dizer o contrário disto.Ponto final. Agora, somos todos livres para actuarmos como quisermos.Tão simples quanto isto." Então prabhu, minha questão é como harmonizarmos as duas afiirmativas que extraí do seu email enviado para o fórum e endereçada a mim. Concordamos sem dúvida quanto as nossas regras. Não poderia nem discordaria disto. Porque não estaria discordando tão somente de você prabhu, mas de uma instrução clara. O que eu não concordo exatamente é que seja simples assim. Os 4 princípios versam sobre vícios que almas condiconadas trazem consigo. E são racionalmente bem fundamentados. Porém, eu diria que é um consenso( e não sei se concoradas que é um consenso, talvez discorde completamente, mas a intenção é debater mesmo) é que o sexo é o mais complicado. A parte de questões históricas no que tange ao ocidente, como especialmente o é na contemporaneidade que incita o vício e a perversão sexual, pode-se dizer que mesmo quando não havia uma corrente "liberou geral", mas inclusive um endurecimento da igreja em relação ao sexo, sempre se soube de mais escabrosas histórias em relação ao assunto( cito como fonte livros espíritas de André Luiz, por exemplo), acobertadas na maioria das vezes, é claro. Aonde quero chegar? Conheço não um, mas muitos devotos Grhastas que têm uma extensa folha corrida de serviços sinceros prestados a Instituição, sérios mesmo, que são "estritos na sua vida espiritual, mantêm honestamente sua família, estudam seriamente os Sastras, se associam com os Vaisnavas, participam das actividades do Templo, se dedicam a ordem do Guru, etc, etc." mas que porém, não praticam sexo com as suas esposas (fiéis a elas e longe de serem promíscuos)somente para procriação. Esta é a questão prabhu.Mais uma vez reitero contundentemente...não tire conclusões precipitadas.Não quero e nem seria tolo de querer adequar as regras a tais devotos, mas sim analisar o ideal e o real. Mas poderíamos considerar tais devotos caídos? Você acha que eles estão proibidos de prestar serviço no templo, são contaminados e devem ser afastados de toda e qualquer atividade no templo, especialmente as reservadas aos Bramanas? É possível nivelá-los àqueles devotos que quebram tudo e não estão dispostos a nada? É isto que eu queria debater contigo prabhu, qual a sua opinião.Como resolver este dilema? Em realidade, para um Bramacary ou bramacarine que saia do templo, se unir com uma pessoa não-devota é certeza de que esta nem cogitará de sexo somente para procriação. Se achar um devoto, ainda sim será complicado, pelo menos no ocidente. Não tenho dados oficiais, mas o índice de separação entre devotos é altíssimo, basta andar pelo Brasil para se constatar isso. E entre as razões que podem ser elencadas, sem dúvida está o conflito entre as partes: uma quer seguir corretamente e estritamente o sexo regulado, a outra não.Veja bem, repito, nisso que escrevi não está nas entre-linhas dito que se é assim, devemos "afrouxar", fazer concessões. Mas em realidade, eu afirmaria que 70 a 80% dos devotos casados no ocidente não fazem sexo apenas para procriar. Eu conheço um ou dois casais no máximo que estejam neste padrão. Minha questão é: Como tratar isso? Eu penso que é interessante estimular tais devotos a trabalhar firme mirando no ideal: Mas pergunto: Estarão eles proibidos de servir as deidades por exemplo? Se exigirmos o estrito padrão, acho que não restarão muitos que possam prestar tal serviço. Mais uma vez digo: Não pretendo mudar a regra, mas negar que a realidade está distante do ideal penso que é não enxergar fatos. O sexo é um instinto forte e a monogamia é o primeiro passo para nos elevarmos a um nível de candidatos a vida espiritual. Mas o próximo passo, como chegarmos lá? E até a maiora dos casais da congressão "X" e de toda a instituição chegarem a tal nível, que fazer? Prabhu, espero que tenha compreendido minhas palavras. O ideal é o correto.Ponto. Mas a maioria não está neste ideal(como sempre, falo especificamente sobre o sexo).


Que fazer?

Abraço e reverências

Seu Servo
Ramacandra Dasa