domingo, 23 de março de 2008

A Gramática do Senhor Caitanya


Significado da canção "Nama Sankirtana" de Srila Narottama Dasa Thakur por Srila Prabhupada:
"...Ao retornar de Gaya, onde foi iniciado por Sri Isvara Puri, o Senhor Caitanya transformou-Se numa personalidade embriagada no amor à Deus, a qual Seus estudantes de gramática nunca haviam visto antes.
Em vez de ensinar estudos gramaticais normais, o Senhor Caitanya explicava cada frase de tal maneira que de cada palavra ou letra sânscrita a pessoa extraia um significado relacionado com Krsna, a Suprema Personalidade de Deus.
Esta forma de gramática mais tarde foi desenvolvida por Srila Jiva Goswami num livro chamado Hari Namamrta Vyakarana (A Gramática do Néctar e do Nome de Sri Hari)..."

E porque Srila Jiva Goswami compilou tal obra?

Simplesmente porque aprender Sânscrito não irá ajudar a entender o significado profundo dos Slokas.
O significado é dado pelos Goswamis de Vrndavana e seus seguidores autênticos.
A meta de estudar esta gramatica de Srila Jiva Goswami não é tornar-se um acadêmico ou sanscritólogo, mas aprofundar o entendimento dos livros dos Goswamis.

Enquanto que simplesmente estudar a gramatica sânscrita não fara alguém consciente de Krsna, ao estudar a gramatica transcendental Harinamamrta Vyakarana uma pessoa tornar-se-á gradualmente fixa em Bhakti.

O Senhor Caitanya explicou que todos os aforismos da gramatica são eternos assim como os Santos Nomes.

Um outro ponto importante pelo qual Srila Jiva Goswami legou-nos o Harinamamrta Vyakarana é que impersonalistas e seguidores de Apasampradayas dão significados totalmente distorcidos e especulativos.

Vosso servo
Prahladesh Dasa