domingo, 2 de março de 2008

O Poder de Yogamaya


Parte do Texto "Vrndavana é como um Lótus", postado por Nityananda Mahajana Prabhu

O texto a seguir é extraído do Prema-Vilasa [capitulo 16, textos 174 – 191], onde encontramos uma conversa entre Nityananda Das e Srila Raghunath dasa Goswami, quando os mesmos estavam conversando as margens do Radha Kunda.

Raghunatha dasa Goswami diz: “Enquanto você estiver aqui visitando os locais sagrados dos passatempos, evite cometer ofensas mesmo mentalmente. Os passatempos de Krishna não podem ser compreendidos, mas se você ler os livros de Srila Rupa Goswami, então ira compreende-los. Se você não puder ouvir sobre estes assuntos da boca de seu guru, então você deve ouvir de pessoas das quais você tem fé completa, e por fazer isto sua mente ficara fixa.Você deve compreender os diferentes passatempos que Sri Radha Krishna executam dia e noite em diferentes locais em Vrindavan. Mesmo que Sri Radhika e Krishna estejam sempre executando estes passatempos em Vrindavana, ninguém pode percebê-los. Os maravilhosos passatempos de Srimati Radhika e de Sri Krishna só podem ser compreendidos pelas Gopis.”

Nityananda Das respondeu: “Eu tenho uma duvida em meu coração. Se você me permitir, eu posso expressar para você. Minha mente inquieta se tornou abençoada por ouvir de sua boca de lótus sobre Vrindavana. “A distância entre Vrindavana e o Radha Kunda e o Syama Kunda é de 8 krosas [1 krosa é o mesmo que 2 milhas ou 3 kilometros] e Govardhana é de 2 krosas dos kundas. Sanketa fica há 8 krosas de Vrindavana, Nandiswara fica há dois krosas e Yavat há 1 krosa. Radha e Krishna viajam por estes locais no período de um momento.

Como é possível para Srimati Radhika, Krishna e seus associados viajaram tal distancia todos os dias? Por um bom tempo eu mantive o desejo de ouvir a resposta para esta pergunta. Como é possível para um sadhaka compreender estes passatempos?

O mui misericordioso Raghunath dasa respondeu:

“Agora ouça com atenção Nityananda Das! Os passatempos de Krishna estão sempre acontecendo nestes locais. Através do Shastra, Mahaprabhu estabeleceu que Vrindavana é como um lótus.

Mudita prakasa haila dui ta prakaraVilase mudita hana lilaya vistara

“Como um lótus, Vrindavana manifesta-se de duas formas, aberto e fechado. Ele se fecha de satisfação, Vilasa; e se abre através de passatempos, lila.

Ei rupe haya saba gamanagamanaTadasrita yei tanra haya ei mana

“Desta forma Radha, Krishna e seus associados vem e vão. Apenas os devotos favorecidos pelo Senhor podem compreender isto.

Yogamaya bale iha ghatana achayaYanhara gamana sei kichu na janaya

“Somente pelo poder de Yogamaya, alguém pode compreender tais passatempos. Outras pessoas não podem.”