domingo, 2 de março de 2008

Lendo e Ouvindo

Postado por Nityananda Mahajana Prabhu

Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

- Caminhada Matinal, 21 de maio de 1975, Melbourne

Lendo

Todos os devotos conectados com a Consciência de Krishna devem ler todos os livros que foram traduzidos para o inglês ( Chaitanya Charitamrta, Srimad Bhagavatam, Bhagavad Gita e outros) de outra forma, eles irão apenas comer e dormir e assim irão cair de sua posição. Desta forma irão perder a oportunidade de alcançar uma vida cheia de alegria, eterna e de prazer transcedental.-

Chaitanya Charitamrta, Madhya 25.278 significado

Quanto mais renunciamos a este mundo material, mais avançamos em Consciência de Krishna. Mas nós só estaremos aptos a realizar tais sacrifícios se tivermos conhecimento. A primeira coisa a fazer é tornar-se versado na Consciência de Krishna, assim tapasya ou austeridade voluntária surgirá. Então eu peço que todos os meus discípulos estudem meus livros mui seriamente todos os dias sem falha. Desta forma, se sua mente tornar-se absorta pelo menos duas horas por dia nos assuntos transcedentais do Srimad Bhagavatam, Bhagavad Gita, e outros livros, então facilmente se avançará em Consciência de Krishna.-

Carta à Bhargava, 13 de junho de 1972.

Eu enfatizo que à partir deste ponto meus estudantes sejam versados na filosofia da Consciência de Krishna, e assim devem ler nossos livros de forma muito cuidadosa 2 horas por dia no mínimo, tentando entender todos os tópicos ali de diversos pontos de vista.... desta forma, nós conseguiremos um amplo estoque para se adquirir conhecimento.Quanto mais nossos estudantes adquirirem conhecimento, automaticamente eles irão se tornar convictos e irão realizar seus deveres em direção à tapasya, ou renúncia ao cativeiro material. Este será seu avanço perfeito em Consciência de Krishna.-

Carta a Madhudvisa, 16 de junho de 1972.

Ouvindo

Os Puranas são partes integrantes do Vedas. Histórias como o Mahabharata ou o Ramayana fazem parte dos Vedas. O acharya ou o goswami deve estar bem familiarizado com estas histórias. Ouvir e explica-las é mais importante do que lê-las. Pode-se assimilar o conhecimento das escrituras reveladas apenas por ouvir ou explicar. O processo de ouvir é chamado de sravana, e explicar é chamado de kirtana. Os dois processos, a saber sravana e kirtana são de suma importância para o progresso na vida espiritual. Apenas aquele que ouve conhecimento transcedental da fonte fidedigna esta capacitado a explicar tal assunto.-

Srimad Bhagavatam, 1.1.6, significado....

Se alguém quer compreender o significado do Srimad Bhagavatam, então deve-se ouvir de uma alma realizada.

Não se deve pensar que pode-se aprender o serviço ao Senhor apenas por ler livros.

A pessoal deve tornar-se servo de um vaishnava.

Assim como confirma Narottama Das Thakur, chadiya vaisnava-seva nistara peyeche keba: Tal pessoa não pode estar situado transcedentalmente a menos que sirva fielmente a um vaishnava puro. Deve-se aceitar um guru vaishnava (adau guru asraya) e através de perguntas e respostas, aprende-se o que de fato significa serviço devocional puro aos pés de lótus de Krishna. Isto também é conhecido como sistema de sucessão discipular (Parampara system)-

Chaitanya Charitamrta, Antya 7.53, significado