domingo, 9 de setembro de 2007

Sobre Ekadasi

Artigo enviado por Kunja Bihari Mataji

Todas as glorias a Srila Prabhupada!
Hare Krishna!

...Mais um pouco sobre a importância de se observar o Ekadasi.
Sua serva,
Kunja Bihari DD


"Existem cinco barcos para as pessoas que estão se afogando no oceano da existência material: o Senhor Vishnu, o Bhagavad-gita, Srimati Tulasi-devi, a vaca, e Ekadasi".
(Krishna fala a Garuda, no Garuda Purana)

"Se uma pessoa jejua no Ekadasi, Eu acabo com todos seus pecados e concedo-lhe Minha morada transcendental. .. De fato, Ekadasi é o dia mais cheio de mérito para se destruir todo tipo de pecados, e surgiu a fim de beneficiar todos." (Krishna p/Arjuna cap.01).

Resumo - 14º capítulo/Padma Purana sobre o aparecimento de Sri
Ekadasi:

Na verdade a divindade Sri
Ekadasi é uma forma de Vishnu. Ele apareceu nos primórdios da criação material com o intento de liberar as entidades que estavam sofrendo nos planetas infernais. Seguindo o voto de Ekadasi, todas estas entidades alcançaram os planetas espirituais. Porém a personalidade que encarna todas as atividades pecaminosas, o "Papa-Purusha" , ficou à mingua, prestes a perecer. Conhecendo a natureza de absoluta benesse do Senhor Vishnu, Papa-Purusha rogou refúgio e vida. Assim, Vishnu concedeu-lhe abrigo nos grãos alimentícios, mas somente nos dias acima-mencionados, e dessa maneira o universo material pode manter seu andamento normal.

"Quando se jejua, os ares vitais (doshas) desequilibrados se re-equilibram, e nosso corpo e mente se normalizam. Além disso, obtemos leveza física, um apetite e sede saudável, disposição agradável, boa digestão, bem como força, energia e vigor."
(Ayurveda: Astangahrdayam 1.3)


Vosso servo
Prahladesh Dasa