quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Modo da Bondade

Quando finalmente conseguirmos nos situar no modo da bondade,como não nos deixar cair na armadilha do orgulho?Srila Prabhupada afirma que mesmo o modo da bondade tem seus enredamentos. ..podemos começar a querer nos sentir melhor que os outros...como evitar isso?

Qual a diferença entre modo da bondade e bondade pura?Srila Prabhupada nos ensina que devemos transcender até mesmo o modo da bondade....como se consegue isso?através do serviço devocional?A bondade pura seria as qualidades do modo da bondade aplicadas no serviço a Sri Krishna?

Nossa ciência espiritual diz que devemos cultivar o modo da bondade (Sattva Guna).

Bhagavad Gita Capítulo 16

1-3. "A Suprema Personalidade de Deus disse: Destemor, purificação da própria existência; cultivo de conhecimento espiritual; caridade; autocontrole; execução de sacrifícios; estudo dos Vedas; austeridade; simplicidade; não-violência; veracidade; estar livre da ira; renúncia; tranqüilidade; não gostar de achar defeitos; compaixão para com todas as entidades vivas; estar livre da cobiça; gentileza; modéstia; firme determinação; vigor; clemência; fortaleza; limpeza, estar livre da inveja e da paixão pela honra – estas qualidades transcendentais, ó filho de Bharata, existem nos homens piedosos dotados de natureza divina."


Ao situar-se na natureza divina, os seres vivos progridem no caminho da liberação. Por outro lado, sob a influência dos modos inferiores da paixão e ignorância, os seres vivos permanecem atados às ações fruitivas e aos desejos materiais luxuriosos distanciando-se cada vez mais do caminho verdadeiro.

Porém, devemos salientar que o cultivo do modo da bondade não elimina o nosso ego falso.

Desta forma, juntamente com o cultivo do modo da bondade (Sattva Guna), devemos cantar Hare Krsna, absorvermo-nos na descrição dos passatempos descritos nas escrituras devocionais e aceitar a orientação de Sri Guru.

Desta forma alcançaremos o estado de Vasudeva ou Vishuda Sattva (Bondade Pura), aonde o ego falso transforma-se no ego verdadeiro original, e assumimos a nossa posição original como servos de Krsna.

Com o modo da bondade (Sattva Guna), aproximamo-nos de Saddhana Bhakti, e com Saddhana Bhakti aproximamo-nos da bondade pura (estado de Vasudeva - Vishuda Sattva)

No entanto, este cultivo de Sattva Guna juntamente com o Saddhana (prática regulada) de cantar Hare Krsna e todas as demais práticas do serviço devocional regulado apresentam diferentes "obstáculos" que devem ser transpostos com "entusiasmo, paciência e determinação."

Por favor, leve em consideração o seguinte estudo feito por Srila Visvanatha Cakravarti Thakur no seu Madhurya Kadambini:

Anarthas-Origem e como Elimilar.
Prathista (fama, posição) - o último e maior obstáculo

No seu Madhurya-Kadambini Srila Visvanatha Cakravarti Thakur explica todas as fases no desenvolvimento de Bhakti.Sraddha,Sadhu-Sanga,Bhajana-Kriya,Anarth a-Nivrttih,Nistha,Ruci,Asakti,Bhava e Prema.Com alguma fé(Sraddha) e associando-se com Guru e Sadhu (Sadhu-Sanga) o devoto começa a praticar actividades devocionais (Bhajana-Kriya).Bhajana-Kriya é de dois tipos.Anisthita(Hesitante,Irresoluto)Nisthita(Firme,Resoluto)

ANISTHITA BHAJANA KRIYADivide-se em seis:Utsaha-mayi-Uma pessoa que esta a começar o serviço devocional pode ter a audácia de pensar que sabe tudo.Cheia(inflada) com entusiasmo.Ghana-tarala-As vezes pratica diferentes formas de serviço devocional e outras vezes negligencia as mesmas.(condensado-diluido)Vyudha-vikalpa-A mente gasta muito tempo vacilando entre a vida de renúncia e a vida familiar.(Especulação extensiva).Visaya-sangara-Batalha com os desejos de desfrute sensorial,aonde as vezes sai vitorioso e as vezes derrotado.Inabilidade para abandonar desfrute sensual.Niyamaksama-Inabilidade para seguir regras e votos,ou incrementar seu serviço devocional.Taranga-rangini-Inabilidade para arrancar as ervas daninhas ao redor da trepadeira de Bhakti.As ervas daninhas são:Labha-facilidades materiais oferecidas por Bhakti.Puja-adoração por parte de outros.Pratistha-fama,posição.Após a fase de Anisthita Bhajana Kriya vem Anartha-Nivrtti.Srila Prabhupada enfatiza muito a fase de Anartha-Nivrtti.

ANARTHAS E SUA ORIGEMDuskrtottha-surgem dos pecados passados e são:IgnorânciaFalso EgoApegoIraMedo da morte

Sukrtottha-surgem de atividades piedosas passadas e são:Desfrutar de acções piedosasDesejo de LiberaçãoAparadhottha-surgem das ofensas:Seva-aparadhaNama-aparadhaVaisnava e Guru-aparadha(Sadhu-ninda)Deva-aparadhaSruti-Sastra-nindaOs Anarthas que surgem por Aparadhas fazem o devoto perder todo o gosto por Nama-kirtana.Bhaktyuttha-surgem de Bhakti e são:Labha-facilidades.Puja-adoração.Pratistha-fama.

CINCO ETAPAS DA ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS«1» Eka-desa-vartini-Parcial«2» Bahu-desa-vartini-Dominante«3» Prayiki-Quase completa«4»Purna-Completa«5»Atyantiki-Absoluta

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE APARADHABhaja-Kriya «1»Nistha «2»Rati ou Bhava «3»Prema «4»Associação do Senhor «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE PECADOS PASSADOS E ACTIVIDADES PIEDOSASBhajana-kriya «3»Nistha «4»Asakti «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE BHAKTIBhajana-kriya «1»Nistha «4»Ruci «5»

Na fase de Anartha-nivrtti nem todos os Anarthas são erradicados.É muito difícil erradicá-los.Muitos Anarthas acompanham o devoto até Bhava.Para passar a fase seguinte é precisso superar alguns obstáculos.Os obstáculos para Nistha são:Laya-Adormecer durante Kirtana e Japa,Sravana e Smarana.Viksepa-Distracção em relação a tópicos mundanos enquanto pratica serviço devocional.Apratipatti-Desinteresse em tópicos espirituais.Kasaya-tendência inata para qualidades como ira,avareza e orgulho.Rasasvada-inabilidade para absorver a mente em Kirtana se obtém a oportunidade por prazer sensorial.Na ausência destas faltas Nisthita-Bhakti aparece.

Podemos dizer então que:

Devemos ser cuidadosos, porque mesmo o modo da bondade e o próprio processo de Bhakti podem oferecer certas "Facilidades, Adoração e Fama" que deverão ser evitadas.

Vosso servo
Prahladesh Das