sábado, 18 de agosto de 2007

Kshira -Leite

O Movimento para a Consciência de Krsna está a revolucionar o mundo.

Ao propagarmos o canto do Maha Mantra Hare Krsna e da Filosofia da Consciência de Krsna estamos, entre outras coisas desenvolvendo compaixão por todas as criaturas vivas.

Uma das características desta revolução espiritual é a protecção às vacas.

http://www.iscowp.org/

http://www.mothercow.org/oxen/peta-letters.html

BG 14.16
Significado
"...De todas as espécies de matança de animais, a matança de vacas é muito nefasta porque a vaca nos dá todas as espécies de prazer, fornecendo o leite.
Abater vacas é cometer um dos mais grosseiros actos de ignorância.
Na literatura védica (Rg Veda 9.4.64), as palavras Gobhih Prinita Matsaram indicam que quem deseja matar a vaca, apesar de estar plenamente satisfeito com o leite, encontra-se na mais grosseira ignorância.
...Os Brahmanas são o símbolo da educação espiritual, e as vacas são o símbolo do alimento mais valioso; estas duas criaturas vivas, os Brahmanas e as vacas, devem receber toda a protecção - este é o verdadeiro progresso da civilização.
Na sociedade humana moderna, negligencia-se o conhecimento espiritual e estimula-se a matança de vacas...."

SB 8.6.12
Significado
"O leite é comparado ao néctar, que podemos beber para tornarmo-nos imortais.
É claro que simplesmente beber leite não tornará ninguém imortal, embora ele possa aumentar a duração de nossa vida.
Na civilização moderna, os homens não julgam que o leite seja importante, e portanto, não vivem muito.
Embora nesta era os homens possam atingir até 100 anos de existência, a duração de sua vida é reduzida porque eles não bebem amplas quantidades de leite...
Ao invés de beber leite, as pessoas preferem matar um animal e comer sua carne.
A Suprema Personalidade de Deus, em Suas instrucções no Bhagavad Gita, aconselha Go Raksya, que significa protecção às vacas.

A vaca deve ser protegida, deve-se tirar leite dela em abundância, para que, desta forma, possa prolongar sua duração de vida, refinar o seu cérebro, executar serviço devocional e, por fim, receber o favor da Suprema Personalidade de Deus."

La Cocina Vegetariana de Hare Krsna - Adiraja Dasa
"As escrituras védicas antigas estão de acordo em salientar as virtudes do leite, verdadeiro alimento milagroso.

Na verdade, o leite contém os elementos necessários não somente para a saúde do corpo, mas também, assim como as escrituras védicas salientam, para o desenvolvimento dos tecidos cerebrais mais refinados, necessários para compreender a Consciência de Krsna.

Na época védica, muitos Yogis viviam somente de leite; este era tão abundante que os chefes de família distribuiam-no gratuitamente.

O leite nutre o homem, física e espiritualmente, e por isto a cultura védica o considera o mais importante dos alimentos.

A importância do leite justifica a necessidade de proteger as vacas.
Como o ser humano, a vaca é feliz quando se sente protegida.
Uma vaca que amamente o seu terneiro e tenha confiança em que seu dono não a venderá quando fique seca, estará satisfeita e, naturalmente produzirá um leite mais doce e em maior quantidade.
Como as pessoas bebem o leite de vaca, os Vedas consideram que a vaca é uma das mães da sociedade humana.
"O sangue da vaca é muito nutritivo" dizia Srila prabhupada, "mas os homens civilizados esperam que este sangue se transforme em leite para consumi-lo."
O touro, que arando os campos ajuda na colheita dos cereais, considera-se que é o pai da humanidade."

Podemos concluir que a nível de ajuda no avanço espiritual e de acordo com os Vedas, nenhum alimento, mesmo nenhum alimento pode substituir o leite de vaca.

Para quem quer praticar serviço devocional é imperativo e essêncial oferecer à Krsna e beber em grandes quantidades o leite das vacas.

Vosso servo
Prahladesh Dasa