sexta-feira, 6 de julho de 2007

Simultaneidade de Lilas

Patita Pavana Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Logo ao nascer, Prahlada Maharaja disse Jaya Sri Hari !!!, Jaya Sri Hari !!!.

Isto deixou Narada Muni muito impressionado.

Srila Prabhupada afirma muitas vezes que Prahlada Maharaja cantava Hare Krsna.

Embora fosse um Visnu Bhakta, Prahlada Maharaja muitas vezes citou Krsna.(Srimad Bhagavatam 7.5.30)

Obviamente Prahlada Maharaja não foi um Suddha Vrajavasi e sua Bhakti era Aisvarya Jnana Misra.

No entanto, Prahlada Maharaja é um dos Mahajanas (Autoridades) no serviço devocional, sem necessariamente estar em Madhurya Rasa.

Por exemplo, um outro Mahajana, Bhisma, via Krsna como Partha Sarathi (o quadrigário).

O termo "Prema Bhakti" não se refere somente ao amor extático que sentem os devotos situados eternamente em Madhurya Rasa, mas também pelos devotos das outras quatro Rasas.
Prema Bhakti geralmente refere-se ao amor perfeito à Deus tanto em Aisvarya (Amor reverencial) ou Madhurya (Amor íntimo).
Este Prema Bhakti involve uma extrema intensificação de Bhava que resulta na suavização do coração e num apego muito grande à Deus.
Prema que manifesta-se de Vaidhi Bhakti chama-se Vaidha Bhavottha Prema Bhakti e Prema que manifesta-se de Raganuga chama-se Raganugya Bhavottha Prema Bhakti.

Obviamente, uma vez que um devoto alcance um Svarupa particular, este Svarupa nunca irá ser perdido, mas o relacionamento com o Senhor não está limitado por isto.
Existem muitos exemplos de vários devotos que participam nos passatempos do Senhor em mais que uma Rasa ao mesmo tempo.

Srila Kavi Karnapura explica:
"Ninguém em Gaura Lila está preso pelo seu Svarupa.
Dhananjaya Pandita, é o vaqueirinho Vasudhama de acordo com o Gaura Ganoddesa Dipika. No entanto pela graça de Mahaprabhu ele também está situado em Manjari Bhava.
Srivasa Thakura é comumente conhecido como Narada Muni, mas também possui um Manjari Svarupa.
Vrakesvara está identificado como Aniruddha no Catur Vyuha no Gaura Ganoddesa Dipika, mas também é conhecido como Tungavidya Sakhi.
Quem pode perceber a multidimensão destas personalidades divinas?"

Fica claro que ninguém está situado somente num Svarupa.
Na verdade, a maioria dos Gaudiyas Vaisnavas têem dois Svarupas tanto no estágio inicial como no de perfeição - um para Gaura Lila e outro para Krsna Lila
.

Outro exemplo é do Senhor Siva,
Ele foi proibido de entrar na dança da Rasa porque tinha um corpo masculino (embora espiritual) e mais tarde recebeu um corpo de Gopi como Gopiswara Mahadeva para poder presenciar a Rasa Lila.
Também existe o caso de Narada Muni que executou Tapasya sob as ordens de Vrnda Devi e recebeu um Gopi Svarupa para que ele (ela) pudesse presenciar Radha Krsna Lila perto de Govardhana.

No Sri Caitanya Candrodaya, Srila Kavi Karnapura explica como Sri Caitanya abençoou Sri Advaita Acarya:

"Oh! Acarya, estou sempre absorto nos Meus passatempos, residindo em Vrndavana, e darei a vocês todos os corpos (espirituais) adequados para juntarem-se a Mim nos passatempos de Vrndavana."

Sri Advaita Acarya respondeu:
"Pelo Seu desejo nós poderemos alcançar o que quer que o Senhor deseje, numa outra morada ou outro corpo. Iremos sempre lembrar nossa origem nos Seus passatempos maravilhosos."

Portanto, se o Senhor desejar, ou pela misericórdia dos Seus associados eternos, é possível obter simultaneamente outro Svarupa para servir os passatempos do Senhor.

O exemplo de Shyamananda é muito famoso a este respeito.

Existem também muitos exemplos de devotos que não tem suas identidades elaboradamente descritas no Caitanya Caritamrta e Caitanya Bhagavata, como Srila Haridas Thakur (Prahlada Maharaja e Brahma) e Sri Advaita Acarya (Sada Siva e Maha Visnu).
Mas isto não quer dizer que não possuam suas identidades espirituais em Vraja.

Ou seja, por exemplo, certamente Srila Haridas é Brahma em Brhamaloka e certamente Srila Haridas é Prahlada Maharaja em Rasatala.
Estas actividades ocorrem simultaneamente.

Também Srimati Radharani expande-se Ela mesma como as Vraja Gopis para acompanhar Krsna, expande-se como as rainhas de Dwarka para acompanhar Dwarkadish, como Laksmi com Narayana.
Muitos outros associados eternos do Senhor possuem diversas identidades tanto em Vaikhunta como em Vraja bem como no Srishti Lila (passatempo da criação).

Como no caso de Advaita Acarya, tanto Maha Visnu como Sada Siva não deixam de existir quando Advaita Acarya assume Sua Vraja Svarupa.

caitanyavatare krsna-preme lubdha hana
brahma-siva-sanakadi prthivite janmiya

"Durante a encarnação do Senhor Caitanya para inaugurar o movimento da consciência de Krsna, mesmo personalidades como o Senhor Brahma, o Senhor Siva e os quatro Kumaras aparecem neste planeta, ansiosos pelo amor extático ao Senhor Krsna."

krsna-nama lana nace, prema-vanyaya bhase
narada-prahladadi ase manusya-prakase

"Todos eles, incluindo o grande sábio Narada e devotos como Prahlada, aparecem como seres humanos, cantando os Santos Nomes de Krsna juntos, dançando e flutuando na inundação do amor à Deus."

laksmi-adi kari krsna-preme lubdha hana
nama prema asvadila manusye janmiya

"A deusa da fortuna e outros, ansiosos pelo amor à Krsna, também aparecem na forma humana e saboreiam amorosamente o santo Nome do Senhor."
Cc Antya 3.262-263-264

Também as Asta Sakhis possuem diversas identidades em Gaura Lila.
Por exemplo:
Tungavidya aparece como Prabodhananda e Vrakesvara.
Lalita aparece como Svarupa Damodara , Dhruvananda Brahmacari e Gadadhara Pandit.
Citra Sakhi como Vanamali e Govindanandana Thakur.
Campakalata como Sivananda Sena e Raghava Pandita.

Podemos afirmar que Krsna na forma de Narayana era o Istadeva de Prahlada Maharaja que apareceu como Nrsimhadeva para protegê-lo.

Desta forma, a grande alma Srila Haridas Thakur que havia aparecido simultaneamente como o Senhor Brahma e Prahlada Maharaja tornou-se pela misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu o Acarya do Santo Nome.

Existem pontos bastante esotéricos na Consciência de Krsna, o que a torna ainda mais bela.

Vosso servo
Prahladesh Dasa