sexta-feira, 6 de julho de 2007

Jiva Tattva 2


Parte 1

No seu Sri Bhajana Rahasya Srila Bhaktivinoda Thakur explica que devido as ofensas é possível desenvolver um anartha conhecido como tattva-vibrahma, ou seja , com este anartha não podemos compreender os diferentes tattvas (Jiva Tattva,Guru Tattva,Vaisnava Tattva,Rasa Tattva).

Por isso,precisamos do auxílio de uma alma auto-realizada.

No Bhagavad Gita Como Ele É 13.20 no significado Srila Prabhupada explica:

"A natureza material estava absorvida na Suprema Personalidade de Deus,Maha-Visnu,e quando foi necessário,ela se manifestou por intermédio do mahat-tattva.
De modo semelhante,as entidades vivas também estão nEle,e porque são condicionadas,elas são avessas a servir ao Senhor Supremo.
Então,não lhes é permitido entrar no céu espiritual.
Porém,com o surgimento da natureza material,estas entidades vivas recebem nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual.
Este é o mistério da criação material.
Na verdade,originalmente a entidade viva é parte integrante espiritual do Senhor Supremo,porém,devido à sua natureza rebelde,ela esta condicionada à natureza material."

Aqui Srila Prabhupada explica que a entidade viva originalmente parte integrante espiritual do Senhor Supremo rebelou-se e ficou condicionada à natureza material.
E é aqui que surgem muitas vertentes.

A rebeldia manifestou-se no Mundo Espiritual.
A rebeldia manifestou-se na região de Tatasta.
A rebeldia manifestou-se no Brahmajyoti.
A Jiva foi sempre rebelde.

Qualquer uma destas situações é de difícil compreensão,pois em qualquer uma delas a Jiva optou por uma situação inferior(material-imperfeita), em detrimento de uma superior(espiritual-perfeita).

Srila Prabhupada continua a explicar:
"Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu."

Ou seja, Srila Prabhupada explica que este aspecto da Jiva Tattva é Lila de Sri Krsna que transcende toda a razão.

Conclusão:
De acordo com Srila Prabhupada e todos os Acaryas a Jiva rebelde deve "aproveitar a nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual."


Parte 2

Como Srila Prabhupada explica, só Krsna sabe porque a Jiva ficou condicionada.
Da mesma forma, só Krsna sabe como a Jiva obterá seu Svarupa eterno.

Não há como sabermos com certeza, se um certo Svarupa está predestinado para nós e é este Svarupa que iremos infalivelmente alcançar.

Pode ser que o Senhor tenha desejado desde tempos imemoriais (Anadi) encontrar-nos num certo Svarupa.

Mas,

também pode ocorrer que o Senhor deseje ver-nos num certo Svarupa após observar nossa inclinação amorosa em relação a um humor particular.

Realmente, só o Senhor poderá saber.
Não faz nenhuma diferença sobre a nossa perspectiva.

Vosso servo
Prahladesh Dasa