quarta-feira, 25 de julho de 2007

Acintya Bhedabheda Vada

Além do Tempo e Espaço Materiais

O espaço neste mundo material é tridimensional, enquanto que no plano Absoluto manifesta-se numa quarta dimensão.

O tempo neste mundo material é constituído de passado, presente e futuro e corrompe tudo, enquanto que no plano Absoluto manifesta-se como um eterno presente, auxiliando e vivificando as actividades transcendentais.

Sendo assim algumas coisas do plano Absoluto são de difícil compreensão, como por exemplo a eternidade da Jiva.

Do Jaiva Dharma de Srila Bhaktivinoda Thakur:

"Vrajanatha:
Anteriormente eu ouvi que o mundo espiritual e as entidades vivas são eternos.
Se isto é verdade, então como um objecto eterno pode ser criado ou manifestado?
Se eles manifestaram-se num tempo específico, então isto implica que eles estavam imanifestos antes; então como podem ser considerados eternos?

Babaji:
O espaço e o tempo no mundo espiritual são completamente diferentes do espaço e tempo que experimentamos neste mundo inerte.
O tempo material é dividido em passado, presente e futuro.
Mas no mundo espiritual existe somente um presente imperecível.
Todos os eventos no mundo espiritual estão sempre presentes.
O que quer que nós falemos ou descrevamos no mundo material esta sob a influência do espaço e tempo materiais, portanto, sempre que façamos declarações como "as Jivas foram criadas", "as Jivas ficaram num certo momento condicionadas por Maya", "o mundo espiritual se manifestou", "não há nenhum aspecto de Maya na constituição da Jiva",
o tempo material influencia a nossa linguagem.
Este tipo de declarações são inevitáveis no nosso estado condicionado.
Por esta razão, nenhuma declaração relacionada a Jiva e o espírito esta livre da jurisdição do tempo material.
Sentimentos do passado, presente e futuro naturalmente distorcem isto, portanto, enquanto experimenta-se as descrições do mundo espiritual e dos objectos espirituais, pessoas devotadas ao pensamento puro experimentarão a natureza inalterada do tempo presente.
Seja muito cuidadoso neste sentido."

No Bhagavad Gita 4.35 no significado Srila Prabhupada explica:

"...absoluto significa que um mais um é igual a um e um menos um também é um.
Este é o caso do mundo Absoluto."

Cc Adi 5.41, no significado, Srila Prabhupada cita o comentário de Sripada Ramanujacarya, o Sri Bhasya:

"Em cada Samhita, a Jiva é aceita como eterna, e nos Pancaratras o nascimento da Jiva é completamente negado.
Tudo o que é produzido deve ser aniquilado.
Portanto, se nós aceitamos o nascimento da entidade viva, temos também de aceitar sua aniquilação.
Mas desde que a literatura Védica diz que a entidade viva é eterna, não devemos pensar que a entidade viva foi produzida num certo tempo.
No começo do Parama Samhita é definitivamente estabelecido que a natureza material está a mudar constantemente.
Portanto, "começo", "aniquilação" e todos estes termos são aplicados somente na natureza material."

Sakti Tattva

Cc Adi 7.17 no significado Srila Prabhupada cita:
"...Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica no seu Anubhasya: "Existem sintomas específicos pelos quais os devotos internos e os imaculados ou puros devotos são conhecidos.
Todos os devotos imaculados são Sakti Tattvas, ou potências do Senhor.
Alguns estão situados em amor conjugal e outros em afeição filial, fraternidade e servidão."

Cc Adi 5.83 no significado Srila Prabhupada cita:
"... as duas categorias de Avataras são os devotos com poder e Tad Ekatma Rupa (o Senhor Ele mesmo).
Um exemplo de Tad Ekatma Rupa é Sesa, e um exemplo de devoto é Vasudeva, o pai de Krsna."

Cc Adi 2.96

"Aquele que conhece o aspecto real de Sri Krsna e Suas três diferentes energias não pode permanecer ignorante acerca dEle."

Significado por Srila Prabhupada:

"Srila Jiva Goswami diz no seu Bhagavat Sandarbha (16) que pelas Suas potências, as quais actuam numa sequência natural além da capacidade humana mental especulativa, o Supremo Transcendental, o summum bonum, eternamente e simultaneamente existe em quatro aspectos transcendentais:
Sua personalidade,
Sua refulgência impessoal,
partículas da Sua potência e
a principal causa de todas as causas...."

Doutrina de Acintya Bhedabheda Vada
por SS Purushatraya Swami

Algumas características

1 - A relação infinito - finito, Deus - homem, Absoluto - este mundo é um problema filosófico fundamental.
Alguns enfatizam o aspecto transcendente do infinito, enquanto outros o seu aspecto imanente.
Alguns enfatizam a diferença, enquanto outros enfatizam sua identidade.

2 - Uma ênfase exclusiva no conceito de identidade e imanência não pode resolver o problema da relação entre Deus e o mundo porque leva a uma negação virtual de que o mundo é uma ilusão.
Da mesma forma, o problema não é resolvido por aplicar o conceito de exclusiva diferença e transcendência porque isto bifurca a realidade em duas e cria um enorme espaço intrasponível entre Deus e o mundo.

3 - Uma sintese ideal de identidade e diferença deve ser um objectivo acarinhado pela filosofia.
Mas tal sintese não é possível ou concebível através da lógica humana.

4 - A chave da solução para este problema, de acordo com a escola de Sri Caitanya, reside no poder inconcebível (Acintya Sakti) de Deus, pelos quais os conceitos de identidade e diferença são transcendidos e reconciliados numa síntese superior.

5 - "A relação entre Deus e Suas Saktis é inconcebível porque não pode ser adequadamente descrita em termos da relação entre "a parte e o todo", ou "substância e atributo", ou mesmo em termos da relação entre um objecto ordinário e sua Sakti.
Porque, no caso de Deus, a parte não é meramente uma parte e Sakti não é meramente Sakti.

Ou seja, a parte e o todo, a Sakti e o Saktiman (o possuidor da Sakti), interpenetram-se e formam um todo indivisível."

Cc Adi 7.5 descreve o Sri Panca Tattva:

"Espiritualmente não existe diferença entre estes cinco Tattvas, porque no plano transcendental tudo é absoluto.
Ainda assim existem variedades no mundo espiritual, e para saborear estas variedades espirituais deve-se distinguir entre eles."

Significado por Srila Prabhupada:

"...não há possibilidade de um ser diferente do outro, porque o adorador e o adorado não podem ser separados em nenhum momento.
Na plataforma absoluta, um não pode ser entendido sem o outro."

6 - Deus é essencialmente Advaya Jnana Tattva, ou seja não uma "pura identidade".
Ele aparece em muitas formas e mantem-se somente Um;
Suas Lilas, nomes e formas são todas diferentes e não diferentes.
Mesmo as partes diferentes do Seu corpo são diferentes e não diferentes, porque cada parte pode executar as funções das outras partes e do todo.
A parte é, na verdade, identica com o todo, embora continue a ser uma parte e portanto diferente do todo.

7 - A categoria de Acintya aplica-se na relação entre Sakti e Saktiman mesmo na plataforma espiritual ou mesmo neste mundo.
Isto aplica-se também ao Brahman, Seus associados (Parikaras), Suas moradas (Dhamas), bem como a Jiva Sakti e Maya Sakti.

8 - A doutrina de Acintya Bhedabheda Vada é o que distingue o Gaudiya Vaisnavismo das outras escolas Vaisnavas.
A inconcebível diferença e não diferença entre Deus e Suas energias, de acordo com os Gaudiyas é a doutrina original Védica.

9 - A inter-relação entre Para Brahman, as almas individuais e este mundo é explicado somente em termos da Acintya Sakti do Senhor.
Para Brahman é inconcebivelmente e simultaneamente igual e diferente das Suas Saktis.
Este conceito extende-se e aplica-se a muitos aspectos diferentes deste sistema.

10 - Sri Caitanya e seus seguidores reconheceram a natureza inconcebível e além da lógica da relação de Bhedabheda por colocar a categoria de "Acintya", o qual demonstra sua sinceridade e franqueza.
Eles basearam isto nas escrituras.

Vosso servo
Prahladesh Dasa