sábado, 16 de junho de 2007

Tridandi Sannyasa

1ª Situação

maunamihanilayama
danda vag-deha-cetasam
na hy ete yasya santy anga

"Aquele que não aceitou as três disciplinas internas de evitar conversas desnecessárias, evitar actividades desnecessárias, e controlar o ar da vida não pode nunca ser considerado um Sannyasi simplesmente porque carrega algumas varas de bambu." (Srimad Bhagavatam 11.18.17)

Significado

"A palavra danda indica os componentes de trabalho de um Sannyasi, e danda também indica disciplina severa.
Aqui Sri Krsna explica a Uddhava que primeiro é preciso aceitar estas três dandas ou disciplinas (controlar a voz, corpo e a mente).
Simplesmente por carregar dandas externas sem assimilar as dandas internas da disciplina corporal, mental e vocal nunca fará de alguém um verdadeiro Sannyasi Vaisnava.
Uma alma condicionada que adota somente os ornamentos externos da Tridandi Sannyasa nunca será capaz de controlar os sentidos.
Alguém que aceita Sannyasa por falso prestígio, fazendo um show de santidade sem verdadeiro avanço em Krsna Kirtana, será muito em breve dominado pela energia externa do Senhor."

2ª Situação

Srila Gopala Bhatta Goswami compilou o Samskara Dipika como um manual para os Gaudiya Vaisnavas que desejam deixar o lar e entrar no Bhiksu Asrama (ordem renunciada).
Ali ele explica que o candidato para Sannyasa deve ser puro de mente e coração e que para manter esta pureza deve se refugiar humilde e submissamente em nama sankirtana (Maha Mantra Hare Krsna), servir os Vaisnavas e ser bem versado na filosofia Gaudiya Vaisnava.

O Jagad Guru A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada elabora este ponto e aconselha todos os Bhakti Sannyasis:

"Como um Sannyasi o seu primeiro dever é ler os meus livros.
Para permanecer fixo em Consciência de Krsna é preciso ter um profundo entendimento filosófico.
Caso contrário tudo torna-se sentimental.
Quando tiver tempo, por favor, leia meus livros." (SPL 5/1/76).

A 1ª situação é completamente diferente da 2ª situação.

A medida que o coração se purifica, Svatha Siddha Jnana (a verdade auto-evidente) ou Bhagavat Jnana manifestam-se.

Vosso servo
Prahladesh Dasa