sexta-feira, 29 de junho de 2007

Sva Jati Asaya - Inclinação Similar

Braja Bihari Prabhu - responsável pelo Ministério de Mediação da ISKCON - adverte-nos acerca de um ponto muito importante:

"Além disto se aceitarmos a estatística popular que 10% de toda comunicação se baseia no que falamos, 30% em como falamos, e que os 60% finais são revelados pela nossa linguagem corporal, então o e-mail claramente não é uma ferramenta eficiente para debater tópicos que possuem componentes emocionais e filosóficos. O e-mail é muito útil para sabermos quando buscar alguém no aeroporto ou para outros afazeres inócuos, mas não é um meio adequado para lidar com desacordos de longa data."

Ele dá o seguinte exemplo:

"Recentemente o Comitê Executivo do Corpo Governamental da ISKCON (GBC) foi convocado para dar seu juízo a respeito de uma polemica que envolvia a alegação de má conduta de um lider regional. Mais de 1000 e-mails foram trocados sobre o assunto com pouco progresso mas com muita comunicação malinterpretada e alguns sentimentos de mágoa.

Percebendo que o e-mail não estava trazendo o problema para mais próximo de uma solução, o Dirigente do Comitê Executivo convocou uma reunião dos grupos envolvidos. Dentro de pouco tempo os problemas foram solucionados para a satisfação de todos.

Enquanto que é verdade que a reunião foi muito mais custosa em termos de tempo e despesas de viagem e que os e-mails em quase nada haviam onerado a sociedade, ainda assim, a reunião face a face se mostrou muito mais eficiente para alcançar uma solução. Também parece claro no entanto que o e-mail vai continuar a alimentar os conflitos da ISKCON, apesar de seus efeitos geralmente negativos."

Levando em conta as afirmações de Braja Bihari Prabhu, um bom exercício ao lermos uma mensagem, é considerar que estamos a ter uma conversa muito agradável, educada e simpática com o outro devoto ou devota, apesar de estarmos a falar sobre temas controversos e polêmicos.

Não só como exercício, esta atitude deve ser cultivada.

Mesmo entre o relacionamento Vaisnava sempre vão existir diferentes inclinações e afinidades.

Srila Prabhupada salienta:

sva jati asaya snigdha
sadhu sanga sato bare
(Vaisnava Verse Book,BBT,1990,página 76)

"A amizade deve ser alicerçada entre aqueles que compartilham entendimentos e interesses mútuos."

A este respeito, Srila Prabhupada enfatizou a "unidade na diversidade".

Vosso servo
Prahladesh Dasa