segunda-feira, 18 de junho de 2007

Sri Krsnahnika Kaumudi


Sobre o autor do Krsnahnika Kaumudi, Srila Kavi Karnapura:
"Quando Sivananda Sena apresentou a criança a Sri Caitanya Mahaprabhu, o Senhor colocou o dedo de Seu pé na boca da criança." Cc Antya 12.45-50
"Num outro dia, quando Sri Caitanya Mahaprabhu disse para o menino, "Recite, Meu querido Puridasa", o menino (Kavi Karnapura) compôs o seguinte verso e expressou na frente de todos:
sravasoh kuvalayam aksnor anjanam
uraso mahendra-mani-dama
vrndavana-ramaninam mandanam
akhilam harir jayati

"Sri Krsna é a flor de lótus azul na orelha das gopis, o unguento dos seus olhos, a safira azul nos seus seios e todos os seus ornamentos.
Possa este Sri Hari ser sempre glorificado."
Cc Antya 16.74

"Embora o menino tivesse somente sete anos e não tivesse nenhuma formação, ele compôs este belo verso.
Todos ficaram maravilhados com este feito."
Cc Antya 15.75

Todos concluiram que porque ele havia sugado o dedo do pé de Mahaprabhu tinha recebido uma potência especial, devido a que milagres facilmente manifestam-se pela misericórdia do Senhor.
Em resposta a recitação do menino, Sri Caitanya Mahaprabhu disse:
"Minha querida criança! Como um grande poeta (Kavi) você tão belamente descreveu os ornamentos nas orelhas (Karna) das Vraja Gopis.
A partir de hoje serás conhecido como Kavi Karnapura."

Sri Krsnahnika Kaumudi
O famoso historiador Gaudiya Vaisnava, Sri Haridas Das, em seu "Vaisnava Abhidana" diz:
"Krsnahnika Kaumudi é um livro destinado a Smarana Bhajana.
Este livro dá um claro entendimento sobre Visuddha Bhajana Pantha, o caminho do serviço devocional puro.
Este livro ensina o Sadhaka como alcançar Prema Bhakti, e como executar Prema Seva para Mahabhava Svarupini Sri Radhika e Rasaraja Svarupa Sri Krsna.
Krsnahnika Kaumudi descreve como apropriadamente lembrar o Asta Kaliya Lila de Radha Madhava, os oito passatempos diários.
O propósito principal de Srila Kavi Karnapura ao escrever este livro é expandir Lila Rasa, e ajudar Sadhakas sérios a avançar no caminho de Bhakti.
Um Sadhaka afortunado definitivamente alcançará a perfeição por ocupar seus dias e noites relembrando os passatempos belamente descritos neste Parama Lila Grantha, Krsnahnika Kaumudi."

Narottama dasa Thakur diz no Prema Bhakti Candrika verso 60:
"Que eu esteja firmemente apegado aos livros afetuosamente deixados pelos devotos puros da minha tradição (Gaudiya Sampradaya), os quais estão realizados em Krsna Bhakti Rasa."
Srila Visvanatha Cakravarti Thakur comenta sobre este verso:
"Que eu possa estar sempre apegado aos tópicos amorosos acerca de Krsna Bhakti Rasa compostos pelos realizados Premi Bhaktas."

Um devoto sensível irá despertar uma profunda atracção pelos extáticos passatempos transcendentais de Radha Syama por regularmente ler estes livros.
Gradualmente o coração irá derreter-se e o devoto irá despertar seu amor pelo Senhor de Vrndavana.
Srila Krsna Dasa Kaviraja Goswami confirma isto no Phala Sruti (verso de benção aos leitores) do Sri Caitanya Caritamrta:

"Se alguém não entende o Sri Caitanya Caritamrta no começo, mas continua a ovir uma e outra vez, o maravilhoso efeito dos passatempos do Senhor Caitanya irá trazer amor por Krsna.
Gradualmente entenderá as trocas amorosas entre Krsna e as Gopis e os outros associados de Vrndavana.
Todos são aconselhados a ouvir vezes e vezes sem conta para seu próprio benefício." 
Cc Madhya 2.87

"A conclusão é que por continuamente ler escrituras plenas de néctar transcendental como o Krsnahnika Kaumudi, escrita por um Krsna Premi Bhakta como Srila Kavi Karnapura, rapidamente pode-se alcançar o serviço amoroso eterno a Radha Syama na Sua bem aventurada morada, Sri Vrndava Dhama. 
Possam todos os leitores esquecer para sempre o mundo de escuridão e absorverem suas mentes e corações na luz brilhante da flor de lótus branca dos passatempos eternos de êxtase de Sri Krsna (Krsnahnika Kaumudi)." (SS Mahanidhi Swami) 
Madhyana Lila
Desportos Aquáticos na Floresta chamada "O Desfrute de Verão"
"Testemunhem a grandeza dos desportos aquáticos de Krsna!!!
Krsna liberou as Gopis pelos Seus desportos aquáticos. 
Durante Seus desportos aquáticos Krsna partiu os colares das Gopis. (Significado interno: guna nasa, os três modos da natureza foram destruídos),
as tranças das Gopis foram desfeitas. (Significado interno: foram liberadas do cativeiro).
Os lábios das Gopis perderam a cor. (Significado interno: o apego material foi conquistado).
Os braceletes das Gopis pararam de tocar (Significado interno: pararam de falar palavras materiais).
Os cintos das Gopis soltaram-se (Significado interno: elas tornaram-se liberadas).

Algumas Gopis abandonaram o jogo mais cedo.
Após banharem-se, secarem-se e vestirem-se elas foram na frente para um pequeno bosque decorado em volta do Radha Kunda e esperaram para servir Radha Madhava.

Vestindo Radha Govinda
As Gopis que abandonaram o Kunda mais cedo agora serviam Radha e Krsna de diferentes maneiras no pequeno bosque repleto do murmúrio de abelhas.
Algumas Gopis ansiosas para servir o Casal Divino ficaram na parte de fora e espreitavam para dentro do bosque.

Elas pacientemente esperavam para oferecer seus ornamentos e roupas que foram preparadas especialmente para a época do verão.
Madhumati Sakhi, e Indumati removiam com uma toalha muito fina a água do cabelo de Srimati Radhika.
Madhuri Sakhi, Madhurika e Manimala secavam os membros de Sri Radha enquanto Madhavi Sakhi, Manimati e Sasilekha traziam ornamentos e roupas.
Lalita Sakhi, Visakha, Syamala, Kaumudi, Kumudini e Madalekha também executavam diferentes serviços para Vrsabhanunandini, cujo maravilhoso corpo dourado derrotava o brilho de um grupo de relâmpagos luminosos.

Dois grupos de Sakhis ajudavam-se mutuamente para arranjarem-se elas mesmas e então aproximaram-se ansiosamente de Krsna.
Com a intenção de vestir Krsna com ornamentos e roupas que são adequadas para o verão, Radha, com o Seu coração cheio de amor, caminhou em direcção a Krsna e abraçou-O.
Enquanto Radha amarrava o cabelo de Krsna com um nó no topo da Sua cabeça, Ela inclinou-se e beijou a testa de Krsna.
Então Radhika fixou uma excelente coroa de pétalas de Mallika na cabeça de Krsna.
Cobriu Seu corpo com água de sândalo fresca misturada com cânfora.
Colocou-Lhe um guirlanda de flores Mallika, e decorou-O com pulseiras, braceletes e brincos repletos de jóias.
Ao Srimati Radharani colocar tornozeleiras em Krsna, os dedos de Seus pés pareciam mais brilhantes do que a Lua.
Radha usou pasta de sândalo para colocar Tilaka na testa de Krsna na forma de Lua crescente.
Então Radha colocou um Chaddar fino amarelo nos ombros de Krsna."

Srila Kavi Karnapura conclui este capítulo:
"O Divino Casal é perito em todos os tipos de artes.
No sacrifício de Cupido Radha Govinda conhecem os diferentes movimentos e procedimentos.
Ambos estão muito apegados as auspiciosas qualidades um do outro e ambos alcançam os desejos de Seus corações.

Mas o tempo passou e Eles não podem mais jogar!!!

Eles são obrigados a abandonar o jogo sem terminá-lo.
Vendo que o dia passou, Radha de olhos de lótus devolve a flauta de Krsna e Sri Krsna, a alma de todas as almas, devolve a Radha Seu colar.
Então Vrnda e todas as Gopis, com muita dor pela separação, tristemente retornam a seus lares."

Vosso servo
Prahladesh Dasa