terça-feira, 19 de junho de 2007

Conhecimento, a maior conquista neste mundo material

Texto enviado por Pariksit Prabhu

CONHECIMENTO, A MAIOR CONQUISTA NESTE MUNDO MATERIAL.

“Neste mundo material, existem diferentes espécies de conquistas, mas entre todas elas, a conquista do conhecimento é considerada a mais elevada, porque só é possível atravessar o oceano de ignorância no barco do conhecimento. Caso contrário, o oceano não pode ser transposto.” Srimad Bhagavatam 4.24.75

Na verdade, todos estão sofrendo neste mundo material devido à ignorância. Todo dia, observamos como pessoas sem conhecimento cometem atos criminosos e mais tarde são presas e punidas, apesar do fato de que talvez não estejam realmente conscientes de suas atividades pecaminosas. Essa ignorância prevalece em todo o mundo. As pessoas não consideram como estão arriscando suas vidas na tentativa de praticar vida sexual ilícita, de matar animais para satisfazer suas línguas, de intoxicar-se e de jogar. É muito lamentável que os líderes do mundo não tenham noção dos efeitos dessas atividades pecaminosas. Ao invés disso, eles aceitam as coisas de maneira muito barata e estão sendo exitosos em fazer o oceano de ignorância ficar cada vez maior.
Em oposição a essa ignorância, o conhecimento pleno é a maior conquista neste mundo material. Podemos ver na prática que quem tem conhecimento suficiente escapa de muitas armadilhas perigosas na vida. Como se afirma no Bhagavad-gita (7.19), bahunam janmanam ante jñanavan mam prapadyate: “Quando alguém realmente se torna um sábio, ele rende-se à Suprema Personalidade de Deus.” Vasudevah sarvam iti sa mahatma sudurlabhah: “É muito difícil encontrar uma grande alma assim.”
Os membros deste movimento para a consciência de Krsna estão determinados a abrir os olhos dos ditos líderes, que estão cheios de ignorância, e deste modo salvá-los de muitas armadilhas e perigosas condições de vida. O maior perigo é o perigo de obter um corpo inferior ao de um ser humano. Foi com muita dificuldade que obtivemos esta forma humana de vida simplesmente para tirar proveito deste corpo e restabelecer nossa relação com a Suprema Personalidade de Deus, Govinda. O Senhor Siva avisa, entretanto, que aqueles que se aproveitarem de suas orações, mui brevemente tornar-se-ão devotos do Senhor Vasudeva e assim serão capazes de atravessar o oceano de ignorância e aperfeiçoar suas vidas.


Significados dados por Sua Divina Graça A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada