terça-feira, 26 de junho de 2007

Lógica sem Informação

Trechos de uma aula dada por SS Hradyananda Das Goswami em Nova Gokula em 1989, SB 6.2.4

Primeiro, temos que ter informação e, depois, podemos estudar a lógica. Por isso, o Mahābhārata diz tarko ’pratishthah, a lógica sem informação autorizada é sem fundamento, sem alicerce. Por isso, simplesmente pela lógica, se você só tem informação material e, depois, você quer compreender uma verdade espiritual pela lógica, não é possível, você não tem informação adequada. Por isso, unicamente os vaishnavas, que recebem a informação diretamente de Krishna, podem ser lógicos enquanto área, porque eles têm informação: Tarko ’pratishthah śrutayo vibhinnā (Mahābhārata, Vana-parva 313.117, ver também SB 6.4.31)

Tarko ’pratishthah śrutayo vibihinnā nāsāv rshir yasya matam na bhinnam, os rshis, os sábios, só vivem de especulação. Um filósofo que chega a conclusão que concorda com outro filósofo é simplesmente tido com um seguidor insignificante, mesmo que tenha a verdade. Porém, quem pode inventar uma nova filosofia é tido como um pensador.

Os especuladores mentais pensam que não existe glória no caminho religioso porque todo mundo concorda, então não existe prestígio, não existe fama, porque todo mundo concorda: Krishna fala e você aceita. Então, onde há a glória disso? A glória é criar e inventar; estabelecer que eu sou Krishna.

Mas isso é também materialismo.


No plano espiritual não há essa preocupação com prestígio pessoal, “que eu posso criar”. Isso é muito infantil, muito materialista, egoísta e desqualifica uma pessoa para o verdadeiro caminho do conhecimento. Quem está querendo desenvolver conhecimento não pode ter motivos ocultos. O motivo deve ser unicamente de obter conhecimento e não de estabelecer-me como um grande pensador e adquirir prestígio, de satisfazer meu orgulho. Esses motivos são impuros e desqualificam o assim chamado filósofo. O filósofo deve buscar conhecimento sem outro motivo. E se o Senhor Supremo está falando conhecimento, por que não aceitar? Por isso, nāsāv rshir yasya matam na bhinnam, uma vez que todos os filósofos especuladores discordam um com o outro, esse caminho também não é frutífero.
Dharmasya tattvam nihitam guhāyām, a verdade real de dharma, ou do caminho espiritual, se encontra num lugar muito secreto, mahā-jano yena gatah sa panthāh, por que se encontra no processo de servir os grandes devotos (Mahābhārata, Vana-parva 313.117). Mahā-jano yena gatah sa panthāh, o caminho é o caminho pelo qual os grandes devotos foram. E aqui se diz a mesma coisa, yad yad ācarati śreyān. Aqui Prabhupāda dá uma tradução muito interessante para essa palavra śreyān: “um homem de primeira classe com pleno conhecimento de princípios religiosos”.